A CONSTITUIÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Evandro Antonio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Luiz Henrique da, Pimenta, Thiago Farias da Fonseca, Drigo, Alexandre Janotta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6039
Resumo: Este artigo objetivou realizar um levantamento e reflexão referente a composição dos cursos de formação inicial em Educação Física (EF) no Brasil acerca do crescimento do número destes cursos ao longo da história com questões legislativas e exigências atuais do mercado. Realizou-se um levantamento dos cursos a partir das informações disponíveis no banco de dados do e-MEC, com tratamento estatístico descritivo, verificando a distribuição dos cursos em função da Região Administrativa, Currículo e Instituição, a partir da década de 30. De forma geral, observamos que houve um aumento considerável nos cursos de EF no país a partir da década de 70, havendo um novo impulso na década de 90. Atualmente, há 1152 cursos de EF (bacharel e licenciatura), e a região sudeste concentra aproximadamente 50% de todos os cursos de EF, sendo que a iniciativa privada é responsável por cerca de 77% de todos os cursos de EF no país. Nas Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste há uma predominância da licenciatura com 68% em relação ao bacharelado com 32%. As Instituições Ensino Superior seriam como agentes de desenvolvimento econômico e social, além do foco em áreas estratégicas/prioritárias de estudo e de pesquisa e fortalecendo nos últimos anos a internacionalização da educação superior. Por fim, houve, nos últimos 10 anos, um aumento massivo ao acesso ao ensino superior no País e de novas possibilidades estratégicas para a expansão e melhoria qualitativa para o ensino superior. A Educação Física (Licenciatura/Bacharelado) – possibilita evidenciar que a política para a educação superior deve enfatizar a inovação, o empreendedorismo, a competitividade, a formação e atração de capital humano, a mobilidade internacional e o envolvimento com a internacionalização da educação superior.
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