AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Impolcetto, Fernanda Moreto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Terra, Janaina Demarchi, Rosário, Luís Fernando Rocha, Darido, Suraya Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15213
Resumo: AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Considerando a importância da Educação Física escolar proporcionar aos alunos o maior número possível de vivências, conhecimentos e reflexões dos mais variados componentes da cultura corporal, o objetivo do presente trabalho é apontar possibilidades para o desenvolvimento das Práticas Corporais Alternativas (PCAs) como conteúdo a ser vivenciado, compreendido e incorporado pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo, apresenta-se a conceituação das PCAs, a justificativa da importância deste conteúdo ser tratado na escola, sugestões do que os alunos podem aprender sobre PCAs nas aulas de Educação Física escolar e uma proposta de classificação das mesmas para as primeiras séries do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Práticas Corporais Alternativas. Educação Física escolar. Conteúdo. Sistematização. Organização. BODY AS ALTERNATIVE PRACTICE  AS  CONTENT OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION Considering the importance of school physical education provide for the students the greatest possible of body culture, the aim of this study is to show the possibilities for the development of alternative body practices (PCAs) as content to be experienced, understood and built by students from 1st to 5th years of elementary school. To achieve this goal, we present the concept of PCAs, to justify the importance of this content to be treated at school, suggestions of what students can learn about PCAs in school physical education classes and a proposal for their classification in the first series of Elementary School. Keywords: Alternative Body Practies. School Physical Education. Content. Systematization. Organization. LAS PRÁCTICAS ALTERNATIVAS DEL CUERPO COMO CONTENIDO DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ESCUELA Considerando la importância de la educación física escolar proporcionar a los estudiantes el mayor número posible de experiências, conocimientos y reflexiones de los diversos elementos de la cultura del cuerpo, el objetivo de este trabajo es mostrar las posibilidades para el desarrollo de Prácticas Alternativas del Cuerpo (PCAs) como el contenido a ser vivido, entendido y construido por estudiantes de 1 º a 5 º años de la escuela primaria. Para alcanzar este objetivo, se presenta el concepto de lãs PCAs, La justificación de la importância de estos contenidos a tratar em la escuela, sugerencias de que los estudiantes pueden aprender acerca de las PCAs em las clases de educación física y uma propuesta para su clasificación para las primeras series de La Escuela Primaria. Palabras Clave: Prácticas Alternativas del Cuerpo. Educación Física Escolar. Contenido. Sistematización. Organización. 
id UFG-4_7178cdb586ff0d32a38364b4f4f8a4c0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/15213
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARPráticas Corporais AlternativasEducação Física EscolarConteúdoSistematizaçãoOrganizaçãoEducação Física escolarAS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Considerando a importância da Educação Física escolar proporcionar aos alunos o maior número possível de vivências, conhecimentos e reflexões dos mais variados componentes da cultura corporal, o objetivo do presente trabalho é apontar possibilidades para o desenvolvimento das Práticas Corporais Alternativas (PCAs) como conteúdo a ser vivenciado, compreendido e incorporado pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo, apresenta-se a conceituação das PCAs, a justificativa da importância deste conteúdo ser tratado na escola, sugestões do que os alunos podem aprender sobre PCAs nas aulas de Educação Física escolar e uma proposta de classificação das mesmas para as primeiras séries do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Práticas Corporais Alternativas. Educação Física escolar. Conteúdo. Sistematização. Organização. BODY AS ALTERNATIVE PRACTICE  AS  CONTENT OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION Considering the importance of school physical education provide for the students the greatest possible of body culture, the aim of this study is to show the possibilities for the development of alternative body practices (PCAs) as content to be experienced, understood and built by students from 1st to 5th years of elementary school. To achieve this goal, we present the concept of PCAs, to justify the importance of this content to be treated at school, suggestions of what students can learn about PCAs in school physical education classes and a proposal for their classification in the first series of Elementary School. Keywords: Alternative Body Practies. School Physical Education. Content. Systematization. Organization. LAS PRÁCTICAS ALTERNATIVAS DEL CUERPO COMO CONTENIDO DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ESCUELA Considerando la importância de la educación física escolar proporcionar a los estudiantes el mayor número posible de experiências, conocimientos y reflexiones de los diversos elementos de la cultura del cuerpo, el objetivo de este trabajo es mostrar las posibilidades para el desarrollo de Prácticas Alternativas del Cuerpo (PCAs) como el contenido a ser vivido, entendido y construido por estudiantes de 1 º a 5 º años de la escuela primaria. Para alcanzar este objetivo, se presenta el concepto de lãs PCAs, La justificación de la importância de estos contenidos a tratar em la escuela, sugerencias de que los estudiantes pueden aprender acerca de las PCAs em las clases de educación física y uma propuesta para su clasificación para las primeras series de La Escuela Primaria. Palabras Clave: Prácticas Alternativas del Cuerpo. Educación Física Escolar. Contenido. Sistematización. Organización. Universidade Federal de Goiás2013-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1521310.5216/rpp.v16i1.15213Pensar a Prática; Vol. 16 No. 1 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 1 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/15213/13772Impolcetto, Fernanda MoretoTerra, Janaina DemarchiRosário, Luís Fernando RochaDarido, Suraya Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:22:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/15213Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:46.584144Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Impolcetto, Fernanda Moreto
Práticas Corporais Alternativas
Educação Física Escolar
Conteúdo
Sistematização
Organização
Educação Física escolar
title_short AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author Impolcetto, Fernanda Moreto
author_facet Impolcetto, Fernanda Moreto
Terra, Janaina Demarchi
Rosário, Luís Fernando Rocha
Darido, Suraya Cristina
author_role author
author2 Terra, Janaina Demarchi
Rosário, Luís Fernando Rocha
Darido, Suraya Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Impolcetto, Fernanda Moreto
Terra, Janaina Demarchi
Rosário, Luís Fernando Rocha
Darido, Suraya Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Corporais Alternativas
Educação Física Escolar
Conteúdo
Sistematização
Organização
Educação Física escolar
topic Práticas Corporais Alternativas
Educação Física Escolar
Conteúdo
Sistematização
Organização
Educação Física escolar
description AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Considerando a importância da Educação Física escolar proporcionar aos alunos o maior número possível de vivências, conhecimentos e reflexões dos mais variados componentes da cultura corporal, o objetivo do presente trabalho é apontar possibilidades para o desenvolvimento das Práticas Corporais Alternativas (PCAs) como conteúdo a ser vivenciado, compreendido e incorporado pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo, apresenta-se a conceituação das PCAs, a justificativa da importância deste conteúdo ser tratado na escola, sugestões do que os alunos podem aprender sobre PCAs nas aulas de Educação Física escolar e uma proposta de classificação das mesmas para as primeiras séries do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Práticas Corporais Alternativas. Educação Física escolar. Conteúdo. Sistematização. Organização. BODY AS ALTERNATIVE PRACTICE  AS  CONTENT OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION Considering the importance of school physical education provide for the students the greatest possible of body culture, the aim of this study is to show the possibilities for the development of alternative body practices (PCAs) as content to be experienced, understood and built by students from 1st to 5th years of elementary school. To achieve this goal, we present the concept of PCAs, to justify the importance of this content to be treated at school, suggestions of what students can learn about PCAs in school physical education classes and a proposal for their classification in the first series of Elementary School. Keywords: Alternative Body Practies. School Physical Education. Content. Systematization. Organization. LAS PRÁCTICAS ALTERNATIVAS DEL CUERPO COMO CONTENIDO DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ESCUELA Considerando la importância de la educación física escolar proporcionar a los estudiantes el mayor número posible de experiências, conocimientos y reflexiones de los diversos elementos de la cultura del cuerpo, el objetivo de este trabajo es mostrar las posibilidades para el desarrollo de Prácticas Alternativas del Cuerpo (PCAs) como el contenido a ser vivido, entendido y construido por estudiantes de 1 º a 5 º años de la escuela primaria. Para alcanzar este objetivo, se presenta el concepto de lãs PCAs, La justificación de la importância de estos contenidos a tratar em la escuela, sugerencias de que los estudiantes pueden aprender acerca de las PCAs em las clases de educación física y uma propuesta para su clasificación para las primeras series de La Escuela Primaria. Palabras Clave: Prácticas Alternativas del Cuerpo. Educación Física Escolar. Contenido. Sistematización. Organización. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15213
10.5216/rpp.v16i1.15213
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15213
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i1.15213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15213/13772
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 16 No. 1 (2013)
Pensar a Prática; v. 16 n. 1 (2013)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856688287744