O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31025 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi investigar o ensino da dança como conteúdo na disciplina curricular Educação Física em Escolas estaduais da cidade do Recife. Trata-se de uma pesquisa de campo com base na hermenêutica-dialética, de caráter descritivo e qualitativo. Os resultados indicam que a maioria do(a)s professore(a)s vem ensinando a dança como conteúdo na referida disciplina, desta maneira se reconhece que a dança vem aos poucos ocupando o seu lugar como conteúdo da Educação Física. Portanto, acredita-se, que é nessa perspectiva, sensibilizando e buscando o conhecimento através de formação continuada, que o(a)s professore(a)s conseguirão superar as dificuldades e assim ajudarão os seus alunos a conquistarem uma formação reflexiva e autônoma. |
id |
UFG-4_739cc28260af11b9aa6c5e1299542293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31025 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SULDançaEscolaProfessoresEducação Física.O objetivo do estudo foi investigar o ensino da dança como conteúdo na disciplina curricular Educação Física em Escolas estaduais da cidade do Recife. Trata-se de uma pesquisa de campo com base na hermenêutica-dialética, de caráter descritivo e qualitativo. Os resultados indicam que a maioria do(a)s professore(a)s vem ensinando a dança como conteúdo na referida disciplina, desta maneira se reconhece que a dança vem aos poucos ocupando o seu lugar como conteúdo da Educação Física. Portanto, acredita-se, que é nessa perspectiva, sensibilizando e buscando o conhecimento através de formação continuada, que o(a)s professore(a)s conseguirão superar as dificuldades e assim ajudarão os seus alunos a conquistarem uma formação reflexiva e autônoma.Universidade Federal de Goiás2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa de Campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3102510.5216/rpp.v18i2.31025Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/31025/18788Alves, Michelle SilvaFalcão, Ana Patrícia Siqueira TavaresBrasileiro, Lívia TenorioMelo, Marcelo Soares Tavares de MeloMedeiros, Flávio Roberto Carneiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T13:48:06Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31025Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:01.549299Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL |
title |
O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL |
spellingShingle |
O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL Alves, Michelle Silva Dança Escola Professores Educação Física. |
title_short |
O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL |
title_full |
O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL |
title_fullStr |
O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL |
title_sort |
O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL |
author |
Alves, Michelle Silva |
author_facet |
Alves, Michelle Silva Falcão, Ana Patrícia Siqueira Tavares Brasileiro, Lívia Tenorio Melo, Marcelo Soares Tavares de Melo Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de |
author_role |
author |
author2 |
Falcão, Ana Patrícia Siqueira Tavares Brasileiro, Lívia Tenorio Melo, Marcelo Soares Tavares de Melo Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Michelle Silva Falcão, Ana Patrícia Siqueira Tavares Brasileiro, Lívia Tenorio Melo, Marcelo Soares Tavares de Melo Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Escola Professores Educação Física. |
topic |
Dança Escola Professores Educação Física. |
description |
O objetivo do estudo foi investigar o ensino da dança como conteúdo na disciplina curricular Educação Física em Escolas estaduais da cidade do Recife. Trata-se de uma pesquisa de campo com base na hermenêutica-dialética, de caráter descritivo e qualitativo. Os resultados indicam que a maioria do(a)s professore(a)s vem ensinando a dança como conteúdo na referida disciplina, desta maneira se reconhece que a dança vem aos poucos ocupando o seu lugar como conteúdo da Educação Física. Portanto, acredita-se, que é nessa perspectiva, sensibilizando e buscando o conhecimento através de formação continuada, que o(a)s professore(a)s conseguirão superar as dificuldades e assim ajudarão os seus alunos a conquistarem uma formação reflexiva e autônoma. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31025 10.5216/rpp.v18i2.31025 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31025 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v18i2.31025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31025/18788 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015) Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857594257408 |