A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vendruscolo, Mayra Fernanda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Malina, André, Azevedo, Ângela Celeste Barreto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26563
Resumo: A obesidade em contraste ao estabelecimento de um padrão corporal é questão social atual, discutida, entre outras, na área de Educação Física. Na presente pesquisa verificou-se como é veiculada essa questão da obesidade e padrão corporal pela mídia relacionada aos elementos ideológicos contidos na sociedade de consumo. Para análise, elegeu-se reportagens do período de um ano de uma revista com tiragem semanal superior a um milhão de exemplares. Os resultados demonstraram que a mídia pode influenciar para uma concepção da obesidade e padrão corporal como um fim em si mesma, responsabilizando o indivíduo por meio da mediação ideológica. Nesse sentido, confunde-se saúde, beleza e lucro, atrelando consumismo de produtos à busca de um corpo perfeito e padronizado socialmente.   
id UFG-4_79114467ba175ab85dfeb1b5e7fe5317
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26563
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIAObesidadeComportamento SocialMídiaA obesidade em contraste ao estabelecimento de um padrão corporal é questão social atual, discutida, entre outras, na área de Educação Física. Na presente pesquisa verificou-se como é veiculada essa questão da obesidade e padrão corporal pela mídia relacionada aos elementos ideológicos contidos na sociedade de consumo. Para análise, elegeu-se reportagens do período de um ano de uma revista com tiragem semanal superior a um milhão de exemplares. Os resultados demonstraram que a mídia pode influenciar para uma concepção da obesidade e padrão corporal como um fim em si mesma, responsabilizando o indivíduo por meio da mediação ideológica. Nesse sentido, confunde-se saúde, beleza e lucro, atrelando consumismo de produtos à busca de um corpo perfeito e padronizado socialmente.   Universidade Federal de Goiás2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2656310.5216/rpp.v17i2.26563Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/26563/16755Vendruscolo, Mayra FernandaMalina, AndréAzevedo, Ângela Celeste Barreto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:13Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26563Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:57.721129Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA
title A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA
spellingShingle A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA
Vendruscolo, Mayra Fernanda
Obesidade
Comportamento Social
Mídia
title_short A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA
title_full A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA
title_fullStr A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA
title_full_unstemmed A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA
title_sort A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA
author Vendruscolo, Mayra Fernanda
author_facet Vendruscolo, Mayra Fernanda
Malina, André
Azevedo, Ângela Celeste Barreto de
author_role author
author2 Malina, André
Azevedo, Ângela Celeste Barreto de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vendruscolo, Mayra Fernanda
Malina, André
Azevedo, Ângela Celeste Barreto de
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Comportamento Social
Mídia
topic Obesidade
Comportamento Social
Mídia
description A obesidade em contraste ao estabelecimento de um padrão corporal é questão social atual, discutida, entre outras, na área de Educação Física. Na presente pesquisa verificou-se como é veiculada essa questão da obesidade e padrão corporal pela mídia relacionada aos elementos ideológicos contidos na sociedade de consumo. Para análise, elegeu-se reportagens do período de um ano de uma revista com tiragem semanal superior a um milhão de exemplares. Os resultados demonstraram que a mídia pode influenciar para uma concepção da obesidade e padrão corporal como um fim em si mesma, responsabilizando o indivíduo por meio da mediação ideológica. Nesse sentido, confunde-se saúde, beleza e lucro, atrelando consumismo de produtos à busca de um corpo perfeito e padronizado socialmente.   
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26563
10.5216/rpp.v17i2.26563
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26563
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i2.26563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26563/16755
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857514565632