A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26563 |
Resumo: | A obesidade em contraste ao estabelecimento de um padrão corporal é questão social atual, discutida, entre outras, na área de Educação Física. Na presente pesquisa verificou-se como é veiculada essa questão da obesidade e padrão corporal pela mídia relacionada aos elementos ideológicos contidos na sociedade de consumo. Para análise, elegeu-se reportagens do período de um ano de uma revista com tiragem semanal superior a um milhão de exemplares. Os resultados demonstraram que a mídia pode influenciar para uma concepção da obesidade e padrão corporal como um fim em si mesma, responsabilizando o indivíduo por meio da mediação ideológica. Nesse sentido, confunde-se saúde, beleza e lucro, atrelando consumismo de produtos à busca de um corpo perfeito e padronizado socialmente. |
id |
UFG-4_79114467ba175ab85dfeb1b5e7fe5317 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26563 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIAObesidadeComportamento SocialMídiaA obesidade em contraste ao estabelecimento de um padrão corporal é questão social atual, discutida, entre outras, na área de Educação Física. Na presente pesquisa verificou-se como é veiculada essa questão da obesidade e padrão corporal pela mídia relacionada aos elementos ideológicos contidos na sociedade de consumo. Para análise, elegeu-se reportagens do período de um ano de uma revista com tiragem semanal superior a um milhão de exemplares. Os resultados demonstraram que a mídia pode influenciar para uma concepção da obesidade e padrão corporal como um fim em si mesma, responsabilizando o indivíduo por meio da mediação ideológica. Nesse sentido, confunde-se saúde, beleza e lucro, atrelando consumismo de produtos à busca de um corpo perfeito e padronizado socialmente. Universidade Federal de Goiás2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2656310.5216/rpp.v17i2.26563Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/26563/16755Vendruscolo, Mayra FernandaMalina, AndréAzevedo, Ângela Celeste Barreto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:13Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26563Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:57.721129Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA |
title |
A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA |
spellingShingle |
A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA Vendruscolo, Mayra Fernanda Obesidade Comportamento Social Mídia |
title_short |
A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA |
title_full |
A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA |
title_fullStr |
A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA |
title_full_unstemmed |
A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA |
title_sort |
A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA |
author |
Vendruscolo, Mayra Fernanda |
author_facet |
Vendruscolo, Mayra Fernanda Malina, André Azevedo, Ângela Celeste Barreto de |
author_role |
author |
author2 |
Malina, André Azevedo, Ângela Celeste Barreto de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vendruscolo, Mayra Fernanda Malina, André Azevedo, Ângela Celeste Barreto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obesidade Comportamento Social Mídia |
topic |
Obesidade Comportamento Social Mídia |
description |
A obesidade em contraste ao estabelecimento de um padrão corporal é questão social atual, discutida, entre outras, na área de Educação Física. Na presente pesquisa verificou-se como é veiculada essa questão da obesidade e padrão corporal pela mídia relacionada aos elementos ideológicos contidos na sociedade de consumo. Para análise, elegeu-se reportagens do período de um ano de uma revista com tiragem semanal superior a um milhão de exemplares. Os resultados demonstraram que a mídia pode influenciar para uma concepção da obesidade e padrão corporal como um fim em si mesma, responsabilizando o indivíduo por meio da mediação ideológica. Nesse sentido, confunde-se saúde, beleza e lucro, atrelando consumismo de produtos à busca de um corpo perfeito e padronizado socialmente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26563 10.5216/rpp.v17i2.26563 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26563 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i2.26563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26563/16755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857514565632 |