EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eto, Jorge
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Neira, Marcos Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42732
Resumo: A pesquisa versou sobre a existência ou não de influências das teorias pós-críticas nos currículos da Educação Física. Na tentativa de ampliar a compreensão, o presente estudo pretende identificar as características das teorias pós-críticas que delimitam sua singularidade. Para tanto, discutiram-se os fundamentos da teoria crítica, das teorias pós-críticas e das eventuais contribuições destas para o currículo da Educação Física. Também foi realizada uma análise de relatos de experiência produzidos pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar-GPEF da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP. Por fim observou-se que os professores que se orientam pelas teorias pós-críticas agem sobre a subjetividade dos seus alunos no que se refere à formação das identidades dos grupos culturais presentes na sociedade, sem pretender qualquer mudança macroestrutural da sociedade
id UFG-4_a02057e7e8a068776878b94c0ad9e009
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/42732
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICATeoria críticaTeorias Pós-críticasEducação FísicaTeorias da EducaçãoA pesquisa versou sobre a existência ou não de influências das teorias pós-críticas nos currículos da Educação Física. Na tentativa de ampliar a compreensão, o presente estudo pretende identificar as características das teorias pós-críticas que delimitam sua singularidade. Para tanto, discutiram-se os fundamentos da teoria crítica, das teorias pós-críticas e das eventuais contribuições destas para o currículo da Educação Física. Também foi realizada uma análise de relatos de experiência produzidos pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar-GPEF da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP. Por fim observou-se que os professores que se orientam pelas teorias pós-críticas agem sobre a subjetividade dos seus alunos no que se refere à formação das identidades dos grupos culturais presentes na sociedade, sem pretender qualquer mudança macroestrutural da sociedadeUniversidade Federal de Goiás2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4273210.5216/rpp.v20i3.42732Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/42732/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessEto, JorgeNeira, Marcos Garcia2017-11-07T10:44:46Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/42732Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:15.260891Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Eto, Jorge
Teoria crítica
Teorias Pós-críticas
Educação Física
Teorias da Educação
title_short EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Eto, Jorge
author_facet Eto, Jorge
Neira, Marcos Garcia
author_role author
author2 Neira, Marcos Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eto, Jorge
Neira, Marcos Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria crítica
Teorias Pós-críticas
Educação Física
Teorias da Educação
topic Teoria crítica
Teorias Pós-críticas
Educação Física
Teorias da Educação
description A pesquisa versou sobre a existência ou não de influências das teorias pós-críticas nos currículos da Educação Física. Na tentativa de ampliar a compreensão, o presente estudo pretende identificar as características das teorias pós-críticas que delimitam sua singularidade. Para tanto, discutiram-se os fundamentos da teoria crítica, das teorias pós-críticas e das eventuais contribuições destas para o currículo da Educação Física. Também foi realizada uma análise de relatos de experiência produzidos pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar-GPEF da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP. Por fim observou-se que os professores que se orientam pelas teorias pós-críticas agem sobre a subjetividade dos seus alunos no que se refere à formação das identidades dos grupos culturais presentes na sociedade, sem pretender qualquer mudança macroestrutural da sociedade
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42732
10.5216/rpp.v20i3.42732
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42732
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i3.42732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42732/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858447798272