Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53144 |
Resumo: | Pesquisa quali-quantitativa voltada para compreender o perfil socioeconômico e de formação dos docentes de Educação Física atuantes na educação básica no município de Cariacica/ES. Procura especialmente conhecer em que medida esses aspectos reverberam em práticas pedagógicas inclusivas. Conclui que os professores ainda apontam dificuldades para atuar com esse alunado, portanto é fundamental que a política de formação docente do município esteja em consonância com as realidades dos professores, auxiliando-os a reconfigurar atitudes e pensar estratégias que promovam práticas pedagógicas inclusivas, tendo em vista que capacitar os diferentes educadores é o grande diferencial para promover mudanças nos processos de escolarização. |
id |
UFG-4_84266a9723c77370d1c9c3d1786badcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/53144 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ESEducação FísicaEscolarizaçãoInclusãoFormação de professores de educação física para atuar com alunos público-alvo da Educação Especial na perspectiva inclusivaPesquisa quali-quantitativa voltada para compreender o perfil socioeconômico e de formação dos docentes de Educação Física atuantes na educação básica no município de Cariacica/ES. Procura especialmente conhecer em que medida esses aspectos reverberam em práticas pedagógicas inclusivas. Conclui que os professores ainda apontam dificuldades para atuar com esse alunado, portanto é fundamental que a política de formação docente do município esteja em consonância com as realidades dos professores, auxiliando-os a reconfigurar atitudes e pensar estratégias que promovam práticas pedagógicas inclusivas, tendo em vista que capacitar os diferentes educadores é o grande diferencial para promover mudanças nos processos de escolarização.Universidade Federal de Goiás2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quali-quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5314410.5216/rpp.v22.53144Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/53144/33294Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sá, Maria das Graças Carvalho SilvaCovre, Hanele Ribeirode Jesus, Denise MeyrellesChicon, José Francisco2020-02-27T16:16:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/53144Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:24.716089Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES |
title |
Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES |
spellingShingle |
Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES de Sá, Maria das Graças Carvalho Silva Educação Física Escolarização Inclusão Formação de professores de educação física para atuar com alunos público-alvo da Educação Especial na perspectiva inclusiva |
title_short |
Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES |
title_full |
Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES |
title_fullStr |
Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES |
title_full_unstemmed |
Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES |
title_sort |
Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES |
author |
de Sá, Maria das Graças Carvalho Silva |
author_facet |
de Sá, Maria das Graças Carvalho Silva Covre, Hanele Ribeiro de Jesus, Denise Meyrelles Chicon, José Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Covre, Hanele Ribeiro de Jesus, Denise Meyrelles Chicon, José Francisco |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sá, Maria das Graças Carvalho Silva Covre, Hanele Ribeiro de Jesus, Denise Meyrelles Chicon, José Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolarização Inclusão Formação de professores de educação física para atuar com alunos público-alvo da Educação Especial na perspectiva inclusiva |
topic |
Educação Física Escolarização Inclusão Formação de professores de educação física para atuar com alunos público-alvo da Educação Especial na perspectiva inclusiva |
description |
Pesquisa quali-quantitativa voltada para compreender o perfil socioeconômico e de formação dos docentes de Educação Física atuantes na educação básica no município de Cariacica/ES. Procura especialmente conhecer em que medida esses aspectos reverberam em práticas pedagógicas inclusivas. Conclui que os professores ainda apontam dificuldades para atuar com esse alunado, portanto é fundamental que a política de formação docente do município esteja em consonância com as realidades dos professores, auxiliando-os a reconfigurar atitudes e pensar estratégias que promovam práticas pedagógicas inclusivas, tendo em vista que capacitar os diferentes educadores é o grande diferencial para promover mudanças nos processos de escolarização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Quali-quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53144 10.5216/rpp.v22.53144 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53144 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.53144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53144/33294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859198578688 |