Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sá, Maria das Graças Carvalho Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Covre, Hanele Ribeiro, de Jesus, Denise Meyrelles, Chicon, José Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53144
Resumo: Pesquisa quali-quantitativa voltada para compreender o perfil socioeconômico e de formação dos docentes de Educação Física atuantes na educação básica no município de Cariacica/ES. Procura especialmente conhecer em que medida esses aspectos reverberam em práticas pedagógicas inclusivas. Conclui que os professores ainda apontam dificuldades para atuar com esse alunado, portanto é fundamental que a política de formação docente do município esteja em consonância com as realidades dos professores, auxiliando-os a reconfigurar atitudes e pensar estratégias que promovam práticas pedagógicas inclusivas, tendo em vista que capacitar os diferentes educadores é o grande diferencial para promover mudanças nos processos de escolarização.
id UFG-4_84266a9723c77370d1c9c3d1786badcc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/53144
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ESEducação FísicaEscolarizaçãoInclusãoFormação de professores de educação física para atuar com alunos público-alvo da Educação Especial na perspectiva inclusivaPesquisa quali-quantitativa voltada para compreender o perfil socioeconômico e de formação dos docentes de Educação Física atuantes na educação básica no município de Cariacica/ES. Procura especialmente conhecer em que medida esses aspectos reverberam em práticas pedagógicas inclusivas. Conclui que os professores ainda apontam dificuldades para atuar com esse alunado, portanto é fundamental que a política de formação docente do município esteja em consonância com as realidades dos professores, auxiliando-os a reconfigurar atitudes e pensar estratégias que promovam práticas pedagógicas inclusivas, tendo em vista que capacitar os diferentes educadores é o grande diferencial para promover mudanças nos processos de escolarização.Universidade Federal de Goiás2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quali-quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5314410.5216/rpp.v22.53144Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/53144/33294Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sá, Maria das Graças Carvalho SilvaCovre, Hanele Ribeirode Jesus, Denise MeyrellesChicon, José Francisco2020-02-27T16:16:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/53144Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:24.716089Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES
title Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES
spellingShingle Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES
de Sá, Maria das Graças Carvalho Silva
Educação Física
Escolarização
Inclusão
Formação de professores de educação física para atuar com alunos público-alvo da Educação Especial na perspectiva inclusiva
title_short Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES
title_full Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES
title_fullStr Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES
title_full_unstemmed Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES
title_sort Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES
author de Sá, Maria das Graças Carvalho Silva
author_facet de Sá, Maria das Graças Carvalho Silva
Covre, Hanele Ribeiro
de Jesus, Denise Meyrelles
Chicon, José Francisco
author_role author
author2 Covre, Hanele Ribeiro
de Jesus, Denise Meyrelles
Chicon, José Francisco
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sá, Maria das Graças Carvalho Silva
Covre, Hanele Ribeiro
de Jesus, Denise Meyrelles
Chicon, José Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Escolarização
Inclusão
Formação de professores de educação física para atuar com alunos público-alvo da Educação Especial na perspectiva inclusiva
topic Educação Física
Escolarização
Inclusão
Formação de professores de educação física para atuar com alunos público-alvo da Educação Especial na perspectiva inclusiva
description Pesquisa quali-quantitativa voltada para compreender o perfil socioeconômico e de formação dos docentes de Educação Física atuantes na educação básica no município de Cariacica/ES. Procura especialmente conhecer em que medida esses aspectos reverberam em práticas pedagógicas inclusivas. Conclui que os professores ainda apontam dificuldades para atuar com esse alunado, portanto é fundamental que a política de formação docente do município esteja em consonância com as realidades dos professores, auxiliando-os a reconfigurar atitudes e pensar estratégias que promovam práticas pedagógicas inclusivas, tendo em vista que capacitar os diferentes educadores é o grande diferencial para promover mudanças nos processos de escolarização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Quali-quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53144
10.5216/rpp.v22.53144
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53144
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.53144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53144/33294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859198578688