O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor José Machado de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, David Gomes, Pimentel, Nilton Poletto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16188
Resumo: Este estudo é fruto das atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado e tem por objetivo apresentar as experiências obtidas durante o percurso do mesmo discutindo a presença da educação física no cotidiano da educação infantil num Centro Municipal de Educação Infantil no município de Cariacica/ES. A metodologia utilizada pautou-se na natureza qualitativa configurando-se na aplicação de nove intervenções a uma turma de vinte crianças com idade de quatro anos. A discussão teórico-metodológica foi traçada mediante o caráter heurístico de investigação e esteve baseada no conceito do cotidiano percebendo as crianças enquanto poéticas, produtoras de conhecimento e sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.
id UFG-4_85e140e2e18f38b5fc04696abc57ae65
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/16188
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇAEducação InfantilEducação FísicaCotidianoPoética.Este estudo é fruto das atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado e tem por objetivo apresentar as experiências obtidas durante o percurso do mesmo discutindo a presença da educação física no cotidiano da educação infantil num Centro Municipal de Educação Infantil no município de Cariacica/ES. A metodologia utilizada pautou-se na natureza qualitativa configurando-se na aplicação de nove intervenções a uma turma de vinte crianças com idade de quatro anos. A discussão teórico-metodológica foi traçada mediante o caráter heurístico de investigação e esteve baseada no conceito do cotidiano percebendo as crianças enquanto poéticas, produtoras de conhecimento e sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal de Goiás2013-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1618810.5216/rpp.v16i1.16188Pensar a Prática; Vol. 16 No. 1 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 1 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/16188/13763Oliveira, Victor José Machado deMartins, David GomesPimentel, Nilton Polettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:22:38Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/16188Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:48.647413Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇA
title O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇA
spellingShingle O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇA
Oliveira, Victor José Machado de
Educação Infantil
Educação Física
Cotidiano
Poética.
title_short O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇA
title_full O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇA
title_fullStr O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇA
title_full_unstemmed O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇA
title_sort O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇA
author Oliveira, Victor José Machado de
author_facet Oliveira, Victor José Machado de
Martins, David Gomes
Pimentel, Nilton Poletto
author_role author
author2 Martins, David Gomes
Pimentel, Nilton Poletto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor José Machado de
Martins, David Gomes
Pimentel, Nilton Poletto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Educação Física
Cotidiano
Poética.
topic Educação Infantil
Educação Física
Cotidiano
Poética.
description Este estudo é fruto das atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado e tem por objetivo apresentar as experiências obtidas durante o percurso do mesmo discutindo a presença da educação física no cotidiano da educação infantil num Centro Municipal de Educação Infantil no município de Cariacica/ES. A metodologia utilizada pautou-se na natureza qualitativa configurando-se na aplicação de nove intervenções a uma turma de vinte crianças com idade de quatro anos. A discussão teórico-metodológica foi traçada mediante o caráter heurístico de investigação e esteve baseada no conceito do cotidiano percebendo as crianças enquanto poéticas, produtoras de conhecimento e sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16188
10.5216/rpp.v16i1.16188
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16188
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i1.16188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16188/13763
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 16 No. 1 (2013)
Pensar a Prática; v. 16 n. 1 (2013)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856747008000