EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Laís Saraiva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Viviane Cristina Nascimento da, Dias, Maria Aparecida, Amorim, Ana Karenina de Melo Arrais, Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29634
Resumo: O presente estudo objetivou refletir sobre maneiras de a Educação Física colaborar com experiências com práticas corporais e atividades artísticas, na tentativa de superar o modelo tradicional de atenção à saúde e de compreensão do corpo. Trata-se de uma pesquisa baseada na abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty, na qual utilizamos o fenômeno situado para refletir sobre as observações, as descrições das entrevistas e os depoimentos. A partir do relato das três oficinas de praticas corporais construídas vivenciadas pelos profissionais de saúde foram realizadas as reflexões e discussões dos resultados. Diante das reflexões realizadas pode-se destacar que a Educação Física pode colaborar no desenvolvimento de práticas que despertem a sensibilidade, não tratando o corpo somente como objeto, e na criação dos movimentos e ações humanas, superando o modelo tradicional de atenção à saúde.
id UFG-4_87729bc31d5c5fa2fe19764084c5cc8c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29634
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIACuidadoSaúdeCorpoEducação Física.CorpoO presente estudo objetivou refletir sobre maneiras de a Educação Física colaborar com experiências com práticas corporais e atividades artísticas, na tentativa de superar o modelo tradicional de atenção à saúde e de compreensão do corpo. Trata-se de uma pesquisa baseada na abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty, na qual utilizamos o fenômeno situado para refletir sobre as observações, as descrições das entrevistas e os depoimentos. A partir do relato das três oficinas de praticas corporais construídas vivenciadas pelos profissionais de saúde foram realizadas as reflexões e discussões dos resultados. Diante das reflexões realizadas pode-se destacar que a Educação Física pode colaborar no desenvolvimento de práticas que despertem a sensibilidade, não tratando o corpo somente como objeto, e na criação dos movimentos e ações humanas, superando o modelo tradicional de atenção à saúde.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2963410.5216/rpp.v17i4.29634Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/29634/17760Torres, Laís SaraivaSilva, Viviane Cristina Nascimento daDias, Maria AparecidaAmorim, Ana Karenina de Melo ArraisMendes, Maria Isabel Brandão de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:28:33Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/29634Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:00.285692Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
title EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
spellingShingle EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Torres, Laís Saraiva
Cuidado
Saúde
Corpo
Educação Física.
Corpo
title_short EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
title_full EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
title_fullStr EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
title_sort EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
author Torres, Laís Saraiva
author_facet Torres, Laís Saraiva
Silva, Viviane Cristina Nascimento da
Dias, Maria Aparecida
Amorim, Ana Karenina de Melo Arrais
Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
author_role author
author2 Silva, Viviane Cristina Nascimento da
Dias, Maria Aparecida
Amorim, Ana Karenina de Melo Arrais
Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Laís Saraiva
Silva, Viviane Cristina Nascimento da
Dias, Maria Aparecida
Amorim, Ana Karenina de Melo Arrais
Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado
Saúde
Corpo
Educação Física.
Corpo
topic Cuidado
Saúde
Corpo
Educação Física.
Corpo
description O presente estudo objetivou refletir sobre maneiras de a Educação Física colaborar com experiências com práticas corporais e atividades artísticas, na tentativa de superar o modelo tradicional de atenção à saúde e de compreensão do corpo. Trata-se de uma pesquisa baseada na abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty, na qual utilizamos o fenômeno situado para refletir sobre as observações, as descrições das entrevistas e os depoimentos. A partir do relato das três oficinas de praticas corporais construídas vivenciadas pelos profissionais de saúde foram realizadas as reflexões e discussões dos resultados. Diante das reflexões realizadas pode-se destacar que a Educação Física pode colaborar no desenvolvimento de práticas que despertem a sensibilidade, não tratando o corpo somente como objeto, e na criação dos movimentos e ações humanas, superando o modelo tradicional de atenção à saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29634
10.5216/rpp.v17i4.29634
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29634
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i4.29634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29634/17760
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857565945856