Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Letícia Araujo da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9936
Resumo: Podemos considerar que alguns paradigmas relacionados ao corpo, vêm sendo transformados, recriados e potencializados no contexto da sociedade atual. Por meio dessas mudanças, a educação passa a ser entendida como um processo que ocorre não somente na instituição escolar, mas que também pode ocorrer nos mais variados espaços e a qualquer tempo, pois educamos e somos educados dentro e fora da escola, na vida cotidiana. Por acreditar que no campo da Educação Física os espaços educativos são múltiplos, no que diz respeito ao trabalho do educador, especialmente quando pensamos em corpo, o processo de ensino/aprendizagem se constitui a partir da concepção que esse docente tem, da intencionalidade pedagógica e da relação entre professor/a – aluno/a, criando possibilidades de diálogos e trocas de conhecimentos. Diante das reflexões apontadas, a presente pesquisa se propõe a investigar, analisar e discutir, as concepções de corpo de docentes atuantes em diferentes espaços educativos no campo da Educação Física, reafirmando a importância de um processo de formação que possibilite ampliar e ressignificar as concepções dos corpos. Esta pesquisa se configura em uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico escolhido foi o de entrevistar e ouvir alguns docentes atuantes no campo da educação física, buscando contribuir para a ampliação da concepção de corpo, acreditando que o docente deve respeitar as especificidades de seus alunos e trabalhar com a proposta de potencializar a formação de cidadãos críticos e ativos, para que possam transformar e lutar por uma sociedade mais justa e com menos desigualdades
id UFF-2_455a271e21e474a765970827fc530099
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9936
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação físicaCorpoConcepçõesEducação físicaEducação físicaCorpo humanoPodemos considerar que alguns paradigmas relacionados ao corpo, vêm sendo transformados, recriados e potencializados no contexto da sociedade atual. Por meio dessas mudanças, a educação passa a ser entendida como um processo que ocorre não somente na instituição escolar, mas que também pode ocorrer nos mais variados espaços e a qualquer tempo, pois educamos e somos educados dentro e fora da escola, na vida cotidiana. Por acreditar que no campo da Educação Física os espaços educativos são múltiplos, no que diz respeito ao trabalho do educador, especialmente quando pensamos em corpo, o processo de ensino/aprendizagem se constitui a partir da concepção que esse docente tem, da intencionalidade pedagógica e da relação entre professor/a – aluno/a, criando possibilidades de diálogos e trocas de conhecimentos. Diante das reflexões apontadas, a presente pesquisa se propõe a investigar, analisar e discutir, as concepções de corpo de docentes atuantes em diferentes espaços educativos no campo da Educação Física, reafirmando a importância de um processo de formação que possibilite ampliar e ressignificar as concepções dos corpos. Esta pesquisa se configura em uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico escolhido foi o de entrevistar e ouvir alguns docentes atuantes no campo da educação física, buscando contribuir para a ampliação da concepção de corpo, acreditando que o docente deve respeitar as especificidades de seus alunos e trabalhar com a proposta de potencializar a formação de cidadãos críticos e ativos, para que possam transformar e lutar por uma sociedade mais justa e com menos desigualdadesCopollilo, Martha Lenora QueirozCarvalho, Rosa Malena de AraujoCorreia, Adriana MartinsVasconcellos, Letícia Araujo da Silva2019-06-11T13:11:36Z2019-06-11T13:11:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVASCONCELLOS, Letícia. Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9936http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-11T21:16:46Zoai:app.uff.br:1/9936Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-11T21:16:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física
title Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física
spellingShingle Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física
Vasconcellos, Letícia Araujo da Silva
Corpo
Concepções
Educação física
Educação física
Corpo humano
title_short Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física
title_full Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física
title_fullStr Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física
title_full_unstemmed Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física
title_sort Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física
author Vasconcellos, Letícia Araujo da Silva
author_facet Vasconcellos, Letícia Araujo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Copollilo, Martha Lenora Queiroz
Carvalho, Rosa Malena de Araujo
Correia, Adriana Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Letícia Araujo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Concepções
Educação física
Educação física
Corpo humano
topic Corpo
Concepções
Educação física
Educação física
Corpo humano
description Podemos considerar que alguns paradigmas relacionados ao corpo, vêm sendo transformados, recriados e potencializados no contexto da sociedade atual. Por meio dessas mudanças, a educação passa a ser entendida como um processo que ocorre não somente na instituição escolar, mas que também pode ocorrer nos mais variados espaços e a qualquer tempo, pois educamos e somos educados dentro e fora da escola, na vida cotidiana. Por acreditar que no campo da Educação Física os espaços educativos são múltiplos, no que diz respeito ao trabalho do educador, especialmente quando pensamos em corpo, o processo de ensino/aprendizagem se constitui a partir da concepção que esse docente tem, da intencionalidade pedagógica e da relação entre professor/a – aluno/a, criando possibilidades de diálogos e trocas de conhecimentos. Diante das reflexões apontadas, a presente pesquisa se propõe a investigar, analisar e discutir, as concepções de corpo de docentes atuantes em diferentes espaços educativos no campo da Educação Física, reafirmando a importância de um processo de formação que possibilite ampliar e ressignificar as concepções dos corpos. Esta pesquisa se configura em uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico escolhido foi o de entrevistar e ouvir alguns docentes atuantes no campo da educação física, buscando contribuir para a ampliação da concepção de corpo, acreditando que o docente deve respeitar as especificidades de seus alunos e trabalhar com a proposta de potencializar a formação de cidadãos críticos e ativos, para que possam transformar e lutar por uma sociedade mais justa e com menos desigualdades
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-11T13:11:36Z
2019-06-11T13:11:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELLOS, Letícia. Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9936
identifier_str_mv VASCONCELLOS, Letícia. Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838694829195264