Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Zenólia Christina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Plotegher, Ândrea Tragino, Alves, Cláudia Aleixo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494
Resumo: Buscou compreender a formação de professores de Educação Física, por meio das experiências formadoras construídas no decorrer da formação inicial, bem como analisar como estas interferem nas relações entre o sujeito e a futura profissão docente. As opções metodológicas pautaram-se pela abordagem biográfica, provocada pela entrevista narrativa. A pesquisa foi desenvolvida com 12 estudantes finalistas. As análises indicaram que as experiências pré-profissionais se apresentam como referência na formação inicial; a inserção dos estudantes em outros espaços formativos indicaram uma escolha individual para ter, fazer e pensar a experiência formadora; para além do tempo formal da sala de aula, ocorre a legitimação dos saberes construídos antes e no decorrer da formação inicial.
id UFG-4_89fddd329344c6b59a46020aeda70e1c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54494
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentesExperiência formadora. Formação inicial. Identidade profissional.Buscou compreender a formação de professores de Educação Física, por meio das experiências formadoras construídas no decorrer da formação inicial, bem como analisar como estas interferem nas relações entre o sujeito e a futura profissão docente. As opções metodológicas pautaram-se pela abordagem biográfica, provocada pela entrevista narrativa. A pesquisa foi desenvolvida com 12 estudantes finalistas. As análises indicaram que as experiências pré-profissionais se apresentam como referência na formação inicial; a inserção dos estudantes em outros espaços formativos indicaram uma escolha individual para ter, fazer e pensar a experiência formadora; para além do tempo formal da sala de aula, ocorre a legitimação dos saberes construídos antes e no decorrer da formação inicial.Universidade Federal de Goiás2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5449410.5216/rpp.v22.54494Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494/33979Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Zenólia ChristinaPlotegher, Ândrea TraginoAlves, Cláudia Aleixo2020-02-28T13:35:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54494Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:26.320404Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes
title Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes
spellingShingle Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes
Figueiredo, Zenólia Christina
Experiência formadora. Formação inicial. Identidade profissional.
title_short Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes
title_full Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes
title_fullStr Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes
title_full_unstemmed Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes
title_sort Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes
author Figueiredo, Zenólia Christina
author_facet Figueiredo, Zenólia Christina
Plotegher, Ândrea Tragino
Alves, Cláudia Aleixo
author_role author
author2 Plotegher, Ândrea Tragino
Alves, Cláudia Aleixo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Zenólia Christina
Plotegher, Ândrea Tragino
Alves, Cláudia Aleixo
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência formadora. Formação inicial. Identidade profissional.
topic Experiência formadora. Formação inicial. Identidade profissional.
description Buscou compreender a formação de professores de Educação Física, por meio das experiências formadoras construídas no decorrer da formação inicial, bem como analisar como estas interferem nas relações entre o sujeito e a futura profissão docente. As opções metodológicas pautaram-se pela abordagem biográfica, provocada pela entrevista narrativa. A pesquisa foi desenvolvida com 12 estudantes finalistas. As análises indicaram que as experiências pré-profissionais se apresentam como referência na formação inicial; a inserção dos estudantes em outros espaços formativos indicaram uma escolha individual para ter, fazer e pensar a experiência formadora; para além do tempo formal da sala de aula, ocorre a legitimação dos saberes construídos antes e no decorrer da formação inicial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494
10.5216/rpp.v22.54494
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.54494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494/33979
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859235278848