Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494 |
Resumo: | Buscou compreender a formação de professores de Educação Física, por meio das experiências formadoras construídas no decorrer da formação inicial, bem como analisar como estas interferem nas relações entre o sujeito e a futura profissão docente. As opções metodológicas pautaram-se pela abordagem biográfica, provocada pela entrevista narrativa. A pesquisa foi desenvolvida com 12 estudantes finalistas. As análises indicaram que as experiências pré-profissionais se apresentam como referência na formação inicial; a inserção dos estudantes em outros espaços formativos indicaram uma escolha individual para ter, fazer e pensar a experiência formadora; para além do tempo formal da sala de aula, ocorre a legitimação dos saberes construídos antes e no decorrer da formação inicial. |
id |
UFG-4_89fddd329344c6b59a46020aeda70e1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54494 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentesExperiência formadora. Formação inicial. Identidade profissional.Buscou compreender a formação de professores de Educação Física, por meio das experiências formadoras construídas no decorrer da formação inicial, bem como analisar como estas interferem nas relações entre o sujeito e a futura profissão docente. As opções metodológicas pautaram-se pela abordagem biográfica, provocada pela entrevista narrativa. A pesquisa foi desenvolvida com 12 estudantes finalistas. As análises indicaram que as experiências pré-profissionais se apresentam como referência na formação inicial; a inserção dos estudantes em outros espaços formativos indicaram uma escolha individual para ter, fazer e pensar a experiência formadora; para além do tempo formal da sala de aula, ocorre a legitimação dos saberes construídos antes e no decorrer da formação inicial.Universidade Federal de Goiás2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5449410.5216/rpp.v22.54494Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494/33979Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Zenólia ChristinaPlotegher, Ândrea TraginoAlves, Cláudia Aleixo2020-02-28T13:35:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54494Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:26.320404Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes |
title |
Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes |
spellingShingle |
Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes Figueiredo, Zenólia Christina Experiência formadora. Formação inicial. Identidade profissional. |
title_short |
Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes |
title_full |
Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes |
title_fullStr |
Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes |
title_full_unstemmed |
Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes |
title_sort |
Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes |
author |
Figueiredo, Zenólia Christina |
author_facet |
Figueiredo, Zenólia Christina Plotegher, Ândrea Tragino Alves, Cláudia Aleixo |
author_role |
author |
author2 |
Plotegher, Ândrea Tragino Alves, Cláudia Aleixo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Zenólia Christina Plotegher, Ândrea Tragino Alves, Cláudia Aleixo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência formadora. Formação inicial. Identidade profissional. |
topic |
Experiência formadora. Formação inicial. Identidade profissional. |
description |
Buscou compreender a formação de professores de Educação Física, por meio das experiências formadoras construídas no decorrer da formação inicial, bem como analisar como estas interferem nas relações entre o sujeito e a futura profissão docente. As opções metodológicas pautaram-se pela abordagem biográfica, provocada pela entrevista narrativa. A pesquisa foi desenvolvida com 12 estudantes finalistas. As análises indicaram que as experiências pré-profissionais se apresentam como referência na formação inicial; a inserção dos estudantes em outros espaços formativos indicaram uma escolha individual para ter, fazer e pensar a experiência formadora; para além do tempo formal da sala de aula, ocorre a legitimação dos saberes construídos antes e no decorrer da formação inicial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494 10.5216/rpp.v22.54494 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.54494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494/33979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859235278848 |