PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1263 |
Resumo: | Nesse artigo, buscamos compreender os desdobramentos das experiências rememoradas por uma doutoranda por meio da análise do seu memorial de formação. Para tanto, apresentamos o contexto de produção do memorial, bem como os aspectos gerais do relato, tendo em vista caracterizar seu percurso de vida e de formação. As análises permitiram identificar o memorial como uma narrativa com potencialidades para revelar as experiências formadoras na história de vida relatada. Essas experiências foram analisadas à luz do referencial teórico de Josso (2004), sobre a construção das experiências a partir de três modalidades de elaboração – ter, fazer e pensar sobre experiências. Com base nestes elementos, identificamos, no processo de leitura do memorial, situações em que o “pensar sobre experiências” ganhou destaque e possibilitou à doutoranda construir novas aprendizagens a partir de sua própria história. O referencial adotado nos possibilitou identificar a condição socioeconômica como fio condutor que entrelaça passado e presente e confere significado ao percurso formativo. |
id |
UFPI-5_873525469cc8ba3672efdc387d629acd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1263 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORASmemorial de formaçãonarrativashistória de vidaexperiência formadoraNesse artigo, buscamos compreender os desdobramentos das experiências rememoradas por uma doutoranda por meio da análise do seu memorial de formação. Para tanto, apresentamos o contexto de produção do memorial, bem como os aspectos gerais do relato, tendo em vista caracterizar seu percurso de vida e de formação. As análises permitiram identificar o memorial como uma narrativa com potencialidades para revelar as experiências formadoras na história de vida relatada. Essas experiências foram analisadas à luz do referencial teórico de Josso (2004), sobre a construção das experiências a partir de três modalidades de elaboração – ter, fazer e pensar sobre experiências. Com base nestes elementos, identificamos, no processo de leitura do memorial, situações em que o “pensar sobre experiências” ganhou destaque e possibilitou à doutoranda construir novas aprendizagens a partir de sua própria história. O referencial adotado nos possibilitou identificar a condição socioeconômica como fio condutor que entrelaça passado e presente e confere significado ao percurso formativo.Universidade Federal do Piauí2016-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/126310.26694/les.v1i2.6103Languages, Education and Society; No. 34 (2016); 247-262Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 34 (2016); 247-262Linguagens, Educação e Sociedade; n. 34 (2016); 247-2622526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1263/1110Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, ALINE FIGUEIREDO COURA, FLÁVIA CRISTINA MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, ROSA MARIA 2021-12-16T11:17:44Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1263Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:44Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS |
title |
PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS |
spellingShingle |
PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, ALINE memorial de formação narrativas história de vida experiência formadora |
title_short |
PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS |
title_full |
PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS |
title_fullStr |
PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS |
title_full_unstemmed |
PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS |
title_sort |
PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS |
author |
DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, ALINE |
author_facet |
DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, ALINE FIGUEIREDO COURA, FLÁVIA CRISTINA MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, ROSA MARIA |
author_role |
author |
author2 |
FIGUEIREDO COURA, FLÁVIA CRISTINA MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, ROSA MARIA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, ALINE FIGUEIREDO COURA, FLÁVIA CRISTINA MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, ROSA MARIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
memorial de formação narrativas história de vida experiência formadora |
topic |
memorial de formação narrativas história de vida experiência formadora |
description |
Nesse artigo, buscamos compreender os desdobramentos das experiências rememoradas por uma doutoranda por meio da análise do seu memorial de formação. Para tanto, apresentamos o contexto de produção do memorial, bem como os aspectos gerais do relato, tendo em vista caracterizar seu percurso de vida e de formação. As análises permitiram identificar o memorial como uma narrativa com potencialidades para revelar as experiências formadoras na história de vida relatada. Essas experiências foram analisadas à luz do referencial teórico de Josso (2004), sobre a construção das experiências a partir de três modalidades de elaboração – ter, fazer e pensar sobre experiências. Com base nestes elementos, identificamos, no processo de leitura do memorial, situações em que o “pensar sobre experiências” ganhou destaque e possibilitou à doutoranda construir novas aprendizagens a partir de sua própria história. O referencial adotado nos possibilitou identificar a condição socioeconômica como fio condutor que entrelaça passado e presente e confere significado ao percurso formativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1263 10.26694/les.v1i2.6103 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1263 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i2.6103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1263/1110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 34 (2016); 247-262 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 34 (2016); 247-262 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 34 (2016); 247-262 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442961702912 |