PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, ALINE
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: FIGUEIREDO COURA, FLÁVIA CRISTINA, MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, ROSA MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1263
Resumo: Nesse artigo, buscamos compreender os desdobramentos das experiências rememoradas por uma doutoranda por meio da análise do seu memorial de formação. Para tanto, apresentamos o contexto de produção do memorial, bem como os aspectos gerais do relato, tendo em vista caracterizar seu percurso de vida e de formação. As análises permitiram identificar o memorial como uma narrativa com potencialidades para revelar as experiências formadoras na história de vida relatada. Essas experiências foram analisadas à luz do referencial teórico de Josso (2004), sobre a construção das experiências a partir de três modalidades de elaboração – ter, fazer e pensar sobre experiências. Com base nestes elementos, identificamos, no processo de leitura do memorial, situações em que o “pensar sobre experiências” ganhou destaque e possibilitou à doutoranda construir novas aprendizagens a partir de sua própria história. O referencial adotado nos possibilitou identificar a condição socioeconômica como fio condutor que entrelaça passado e presente e confere significado ao percurso formativo.
id UFPI-5_873525469cc8ba3672efdc387d629acd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1263
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORASmemorial de formaçãonarrativashistória de vidaexperiência formadoraNesse artigo, buscamos compreender os desdobramentos das experiências rememoradas por uma doutoranda por meio da análise do seu memorial de formação. Para tanto, apresentamos o contexto de produção do memorial, bem como os aspectos gerais do relato, tendo em vista caracterizar seu percurso de vida e de formação. As análises permitiram identificar o memorial como uma narrativa com potencialidades para revelar as experiências formadoras na história de vida relatada. Essas experiências foram analisadas à luz do referencial teórico de Josso (2004), sobre a construção das experiências a partir de três modalidades de elaboração – ter, fazer e pensar sobre experiências. Com base nestes elementos, identificamos, no processo de leitura do memorial, situações em que o “pensar sobre experiências” ganhou destaque e possibilitou à doutoranda construir novas aprendizagens a partir de sua própria história. O referencial adotado nos possibilitou identificar a condição socioeconômica como fio condutor que entrelaça passado e presente e confere significado ao percurso formativo.Universidade Federal do Piauí2016-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/126310.26694/les.v1i2.6103Languages, Education and Society; No. 34 (2016); 247-262Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 34 (2016); 247-262Linguagens, Educação e Sociedade; n. 34 (2016); 247-2622526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1263/1110Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, ALINE FIGUEIREDO COURA, FLÁVIA CRISTINA MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, ROSA MARIA 2021-12-16T11:17:44Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1263Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:44Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS
title PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS
spellingShingle PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS
DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, ALINE
memorial de formação
narrativas
história de vida
experiência formadora
title_short PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS
title_full PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS
title_fullStr PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS
title_full_unstemmed PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS
title_sort PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS
author DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, ALINE
author_facet DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, ALINE
FIGUEIREDO COURA, FLÁVIA CRISTINA
MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, ROSA MARIA
author_role author
author2 FIGUEIREDO COURA, FLÁVIA CRISTINA
MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, ROSA MARIA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, ALINE
FIGUEIREDO COURA, FLÁVIA CRISTINA
MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, ROSA MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv memorial de formação
narrativas
história de vida
experiência formadora
topic memorial de formação
narrativas
história de vida
experiência formadora
description Nesse artigo, buscamos compreender os desdobramentos das experiências rememoradas por uma doutoranda por meio da análise do seu memorial de formação. Para tanto, apresentamos o contexto de produção do memorial, bem como os aspectos gerais do relato, tendo em vista caracterizar seu percurso de vida e de formação. As análises permitiram identificar o memorial como uma narrativa com potencialidades para revelar as experiências formadoras na história de vida relatada. Essas experiências foram analisadas à luz do referencial teórico de Josso (2004), sobre a construção das experiências a partir de três modalidades de elaboração – ter, fazer e pensar sobre experiências. Com base nestes elementos, identificamos, no processo de leitura do memorial, situações em que o “pensar sobre experiências” ganhou destaque e possibilitou à doutoranda construir novas aprendizagens a partir de sua própria história. O referencial adotado nos possibilitou identificar a condição socioeconômica como fio condutor que entrelaça passado e presente e confere significado ao percurso formativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1263
10.26694/les.v1i2.6103
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1263
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i2.6103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1263/1110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 34 (2016); 247-262
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 34 (2016); 247-262
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 34 (2016); 247-262
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442961702912