Nível de intensidade nas aulas de educação física do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vian, Fernando
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pedretti, Augusto, Mello, Júlio Brugnara, Silva, Naildo Santos, da Silva, Luciano Panosso, Araujo Gaya, Adroaldo Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50582
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever os níveis de intensidade das aulas de Educação Física de escolares do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e corte transversal. A escola foi selecionada por conveniência. Foram avaliadas 11 aulas, de uma turma do oitavo ano. As variáveis do estudo foram: as atividades em que os escolares estavam envolvidos, frequência cardíaca, velocidade e a distância percorrida. Para o tratamento dos dados foram utilizadas técnicas descritivas. Apenas 31 minutos foram aproveitados do período total da aula, os alunos permaneceram 19 minutos em intensidade muito baixa e baixa. Sendo assim, as evidências indicam que as aulas são pouco aproveitadas e os esforços físicos realizados com intensidade alta caracterizaram-se como de curta duração.
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