Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Bezerra Cavalcanti, Olga Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Paiva Neto , Francisco Timbó, Rech, Cassiano Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/67810
Resumo: This study sought to carry out an integrative study on the potential and challenges of the Health at School Program in Health Promotion in the school context and what are the main contributions of Physical Education. A search was carried out on the theme of the program's emergence until 2019. Subsequently, a complete reading of the selected articles was performed, presenting the main tabulated characteristics. 17 works read in full were integrated into this review. It is concluded that the Health at School Program is a solid strategy for health promotion in the school environment, if the actors involved take ownership of the program and know the needs of the school scenario related to Health Promotion.  Keywords: Health Promotion. School. Health Education. Physical Education. 
id UFG-4_916996977c8fc6f805a9f7e80b09a7af
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/67810
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativaHealth Promotion. School. Health Education. Physical Education.Promoción de la salud, escuela. Educación para la salud, educación física.Promoção da Saúde. Escola. Educação em Saúde. Educação Física.This study sought to carry out an integrative study on the potential and challenges of the Health at School Program in Health Promotion in the school context and what are the main contributions of Physical Education. A search was carried out on the theme of the program's emergence until 2019. Subsequently, a complete reading of the selected articles was performed, presenting the main tabulated characteristics. 17 works read in full were integrated into this review. It is concluded that the Health at School Program is a solid strategy for health promotion in the school environment, if the actors involved take ownership of the program and know the needs of the school scenario related to Health Promotion.  Keywords: Health Promotion. School. Health Education. Physical Education. Este estudio buscó realizar un estudio integrador sobre las potencialidades y desafíos del Programa Salud en la Escuela en Promoción de la Salud en el contexto escolar y cuáles son los principales aportes de la Educación Física. Se realizó una búsqueda sobre el tema de la emergencia del programa hasta el 2019. Posteriormente, se realizó una lectura completa de los artículos seleccionados, presentando las principales características tabuladas. En esta revisión se integraron 17 obras leídas en su totalidad. Se concluye que el Programa Salud en la Escuela es una estrategia sólida para la promoción de la salud en el ámbito escolar, siempre que los actores involucrados se apropien del programa y conozcan las necesidades del escenario escolar relacionadas con la Promoción de la Salud.  Palabras clave: Promoción de la salud, escuela. Educación para la salud, educación física. Este estudo buscou realizar uma integrativa sobre as potencialidades e desafios do Programa Saúde na Escola na Promoção da Saúde no contexto escolar e quais as principais contribuições da Educação Física. Foi realizada busca sobre a temática deste o surgimento do programa até o ano de 2019.  Posteriormente, foi realizada leitura completa dos artigos selecionados apresentando as principais características tabuladas. Foram integrados à esta revisão 17 trabalhos lidos na íntegra. Conclui-se que o Programa Saúde na Escola é uma sólida estratégia para promoção da saúde no ambiente escolar, desde que os atores envolvidos se apropriem do programa e conheçam as necessidades do cenário escolar relacionadas à Promoção da Saúde.   Universidade Federal de Goiás2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/6781010.5216/rpp.v24.67810Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)Pensar a Prática; v. 24 (2021)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/67810/37222Copyright (c) 2021 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Bezerra Cavalcanti, Olga Mariade Paiva Neto , Francisco TimbóRech, Cassiano Ricardo2022-03-10T13:26:57Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/67810Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:37.013012Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativa
title Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativa
spellingShingle Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativa
da Silva Bezerra Cavalcanti, Olga Maria
Health Promotion. School. Health Education. Physical Education.
Promoción de la salud, escuela. Educación para la salud, educación física.
Promoção da Saúde. Escola. Educação em Saúde. Educação Física.
title_short Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativa
title_full Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativa
title_fullStr Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativa
title_sort Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativa
author da Silva Bezerra Cavalcanti, Olga Maria
author_facet da Silva Bezerra Cavalcanti, Olga Maria
de Paiva Neto , Francisco Timbó
Rech, Cassiano Ricardo
author_role author
author2 de Paiva Neto , Francisco Timbó
Rech, Cassiano Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Bezerra Cavalcanti, Olga Maria
de Paiva Neto , Francisco Timbó
Rech, Cassiano Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Health Promotion. School. Health Education. Physical Education.
Promoción de la salud, escuela. Educación para la salud, educación física.
Promoção da Saúde. Escola. Educação em Saúde. Educação Física.
topic Health Promotion. School. Health Education. Physical Education.
Promoción de la salud, escuela. Educación para la salud, educación física.
Promoção da Saúde. Escola. Educação em Saúde. Educação Física.
description This study sought to carry out an integrative study on the potential and challenges of the Health at School Program in Health Promotion in the school context and what are the main contributions of Physical Education. A search was carried out on the theme of the program's emergence until 2019. Subsequently, a complete reading of the selected articles was performed, presenting the main tabulated characteristics. 17 works read in full were integrated into this review. It is concluded that the Health at School Program is a solid strategy for health promotion in the school environment, if the actors involved take ownership of the program and know the needs of the school scenario related to Health Promotion.  Keywords: Health Promotion. School. Health Education. Physical Education. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/67810
10.5216/rpp.v24.67810
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/67810
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v24.67810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/67810/37222
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)
Pensar a Prática; v. 24 (2021)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874860116082688