CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49507 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender o ensino da cultura e das danças regionais em um projeto pedagógico de uma professora de educação física. Para isto, foi realizado um estudo de caso com uma professora experiente, que atua em uma escola municipal de Cuiabá-MT, Brasil. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados foram um formulário, uma entrevista semi-dirigida e consulta de documentos (memorial, relatório do projeto, fotos). As danças presentes neste projeto pedagógico foram: siriri, cururu, rasqueado, chorado e dança dos mascarados. Além disto, ela utiliza várias estratégias pedagógicas, trabalha de forma interdisciplinar e vinculada ao Projeto Político Pedagógico da escola e sua prática baseia-se na pedagogia crítico-superadora e no multiculturalismo. |
id |
UFG-4_93155ec49233c619fe655177a61543a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/49507 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICAcultura. dança. ensino. professores escolares.DançaO objetivo deste estudo foi compreender o ensino da cultura e das danças regionais em um projeto pedagógico de uma professora de educação física. Para isto, foi realizado um estudo de caso com uma professora experiente, que atua em uma escola municipal de Cuiabá-MT, Brasil. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados foram um formulário, uma entrevista semi-dirigida e consulta de documentos (memorial, relatório do projeto, fotos). As danças presentes neste projeto pedagógico foram: siriri, cururu, rasqueado, chorado e dança dos mascarados. Além disto, ela utiliza várias estratégias pedagógicas, trabalha de forma interdisciplinar e vinculada ao Projeto Político Pedagógico da escola e sua prática baseia-se na pedagogia crítico-superadora e no multiculturalismo.Universidade Federal de Goiás2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4950710.5216/rpp.v21i3.49507Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/49507/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGodoi, MarcosXavier, Gutemberg SantanaGrando, Beleni Salete2018-11-27T14:10:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/49507Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:20.266054Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Godoi, Marcos cultura. dança. ensino. professores escolares. Dança |
title_short |
CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Godoi, Marcos |
author_facet |
Godoi, Marcos Xavier, Gutemberg Santana Grando, Beleni Salete |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Gutemberg Santana Grando, Beleni Salete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoi, Marcos Xavier, Gutemberg Santana Grando, Beleni Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura. dança. ensino. professores escolares. Dança |
topic |
cultura. dança. ensino. professores escolares. Dança |
description |
O objetivo deste estudo foi compreender o ensino da cultura e das danças regionais em um projeto pedagógico de uma professora de educação física. Para isto, foi realizado um estudo de caso com uma professora experiente, que atua em uma escola municipal de Cuiabá-MT, Brasil. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados foram um formulário, uma entrevista semi-dirigida e consulta de documentos (memorial, relatório do projeto, fotos). As danças presentes neste projeto pedagógico foram: siriri, cururu, rasqueado, chorado e dança dos mascarados. Além disto, ela utiliza várias estratégias pedagógicas, trabalha de forma interdisciplinar e vinculada ao Projeto Político Pedagógico da escola e sua prática baseia-se na pedagogia crítico-superadora e no multiculturalismo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49507 10.5216/rpp.v21i3.49507 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49507 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i3.49507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49507/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858848354304 |