CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Marcos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Xavier, Gutemberg Santana, Grando, Beleni Salete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49507
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender o ensino da cultura e das danças regionais em um projeto pedagógico de uma professora de educação física. Para isto, foi realizado um estudo de caso com uma professora experiente, que atua em uma escola municipal de Cuiabá-MT, Brasil. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados foram um formulário, uma entrevista semi-dirigida e consulta de documentos (memorial, relatório do projeto, fotos). As danças presentes neste projeto pedagógico foram: siriri, cururu, rasqueado, chorado e dança dos mascarados. Além disto, ela utiliza várias estratégias pedagógicas, trabalha de forma interdisciplinar e vinculada ao Projeto Político Pedagógico da escola e sua prática baseia-se na pedagogia crítico-superadora e no multiculturalismo.
id UFG-4_93155ec49233c619fe655177a61543a7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/49507
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICAcultura. dança. ensino. professores escolares.DançaO objetivo deste estudo foi compreender o ensino da cultura e das danças regionais em um projeto pedagógico de uma professora de educação física. Para isto, foi realizado um estudo de caso com uma professora experiente, que atua em uma escola municipal de Cuiabá-MT, Brasil. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados foram um formulário, uma entrevista semi-dirigida e consulta de documentos (memorial, relatório do projeto, fotos). As danças presentes neste projeto pedagógico foram: siriri, cururu, rasqueado, chorado e dança dos mascarados. Além disto, ela utiliza várias estratégias pedagógicas, trabalha de forma interdisciplinar e vinculada ao Projeto Político Pedagógico da escola e sua prática baseia-se na pedagogia crítico-superadora e no multiculturalismo.Universidade Federal de Goiás2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4950710.5216/rpp.v21i3.49507Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/49507/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGodoi, MarcosXavier, Gutemberg SantanaGrando, Beleni Salete2018-11-27T14:10:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/49507Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:20.266054Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Godoi, Marcos
cultura. dança. ensino. professores escolares.
Dança
title_short CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Godoi, Marcos
author_facet Godoi, Marcos
Xavier, Gutemberg Santana
Grando, Beleni Salete
author_role author
author2 Xavier, Gutemberg Santana
Grando, Beleni Salete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi, Marcos
Xavier, Gutemberg Santana
Grando, Beleni Salete
dc.subject.por.fl_str_mv cultura. dança. ensino. professores escolares.
Dança
topic cultura. dança. ensino. professores escolares.
Dança
description O objetivo deste estudo foi compreender o ensino da cultura e das danças regionais em um projeto pedagógico de uma professora de educação física. Para isto, foi realizado um estudo de caso com uma professora experiente, que atua em uma escola municipal de Cuiabá-MT, Brasil. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados foram um formulário, uma entrevista semi-dirigida e consulta de documentos (memorial, relatório do projeto, fotos). As danças presentes neste projeto pedagógico foram: siriri, cururu, rasqueado, chorado e dança dos mascarados. Além disto, ela utiliza várias estratégias pedagógicas, trabalha de forma interdisciplinar e vinculada ao Projeto Político Pedagógico da escola e sua prática baseia-se na pedagogia crítico-superadora e no multiculturalismo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49507
10.5216/rpp.v21i3.49507
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49507
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v21i3.49507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49507/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018)
Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858848354304