Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
DOI: | 10.5216/rpp.v22.50733 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores. |
id |
UFG-4_933d40885b2e0e1f6473e3df7bdfd63a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50733 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
spelling |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motoresCriança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores.Universidade Federal de Goiás2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5073310.5216/rpp.v22.50733Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733/33449Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Ariane DiasRodrigues, Jaqueline BeckLara, SimoneGraup, SusaneBalk, Rodrigo de SouzaTeixeira, Lilian Pinto2020-02-27T16:20:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50733Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2020-02-27T16:20:39Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
title |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
spellingShingle |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores Farias, Ariane Dias Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural. Farias, Ariane Dias Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural. |
title_short |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
title_full |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
title_fullStr |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
title_full_unstemmed |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
title_sort |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
author |
Farias, Ariane Dias |
author_facet |
Farias, Ariane Dias Farias, Ariane Dias Rodrigues, Jaqueline Beck Lara, Simone Graup, Susane Balk, Rodrigo de Souza Teixeira, Lilian Pinto Rodrigues, Jaqueline Beck Lara, Simone Graup, Susane Balk, Rodrigo de Souza Teixeira, Lilian Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Jaqueline Beck Lara, Simone Graup, Susane Balk, Rodrigo de Souza Teixeira, Lilian Pinto |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Ariane Dias Rodrigues, Jaqueline Beck Lara, Simone Graup, Susane Balk, Rodrigo de Souza Teixeira, Lilian Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural. |
topic |
Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural. |
description |
O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733 10.5216/rpp.v22.50733 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.50733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733/33449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1822181579185717248 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/rpp.v22.50733 |