Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Ariane Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Jaqueline Beck, Lara, Simone, Graup, Susane, Balk, Rodrigo de Souza, Teixeira, Lilian Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores.
id UFG-4_933d40885b2e0e1f6473e3df7bdfd63a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50733
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motoresCriança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores.Universidade Federal de Goiás2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5073310.5216/rpp.v22.50733Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733/33449Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Ariane DiasRodrigues, Jaqueline BeckLara, SimoneGraup, SusaneBalk, Rodrigo de SouzaTeixeira, Lilian Pinto2020-02-27T16:20:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50733Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:21.865849Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
title Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
spellingShingle Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
Farias, Ariane Dias
Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.
title_short Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
title_full Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
title_fullStr Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
title_full_unstemmed Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
title_sort Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
author Farias, Ariane Dias
author_facet Farias, Ariane Dias
Rodrigues, Jaqueline Beck
Lara, Simone
Graup, Susane
Balk, Rodrigo de Souza
Teixeira, Lilian Pinto
author_role author
author2 Rodrigues, Jaqueline Beck
Lara, Simone
Graup, Susane
Balk, Rodrigo de Souza
Teixeira, Lilian Pinto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Ariane Dias
Rodrigues, Jaqueline Beck
Lara, Simone
Graup, Susane
Balk, Rodrigo de Souza
Teixeira, Lilian Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.
topic Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.
description O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733
10.5216/rpp.v22.50733
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.50733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733/33449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859140907008