Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Ariane Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Jaqueline Beck, Lara, Simone, Graup, Susane, Balk, Rodrigo de Souza, Teixeira, Lilian Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
DOI: 10.5216/rpp.v22.50733
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores.
id UFG-4_933d40885b2e0e1f6473e3df7bdfd63a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50733
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
spelling Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motoresCriança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores.Universidade Federal de Goiás2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5073310.5216/rpp.v22.50733Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733/33449Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Ariane DiasRodrigues, Jaqueline BeckLara, SimoneGraup, SusaneBalk, Rodrigo de SouzaTeixeira, Lilian Pinto2020-02-27T16:20:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50733Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2020-02-27T16:20:39Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
title Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
spellingShingle Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
Farias, Ariane Dias
Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.
Farias, Ariane Dias
Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.
title_short Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
title_full Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
title_fullStr Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
title_full_unstemmed Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
title_sort Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
author Farias, Ariane Dias
author_facet Farias, Ariane Dias
Farias, Ariane Dias
Rodrigues, Jaqueline Beck
Lara, Simone
Graup, Susane
Balk, Rodrigo de Souza
Teixeira, Lilian Pinto
Rodrigues, Jaqueline Beck
Lara, Simone
Graup, Susane
Balk, Rodrigo de Souza
Teixeira, Lilian Pinto
author_role author
author2 Rodrigues, Jaqueline Beck
Lara, Simone
Graup, Susane
Balk, Rodrigo de Souza
Teixeira, Lilian Pinto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Ariane Dias
Rodrigues, Jaqueline Beck
Lara, Simone
Graup, Susane
Balk, Rodrigo de Souza
Teixeira, Lilian Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.
topic Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.
description O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733
10.5216/rpp.v22.50733
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.50733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733/33449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1822181579185717248
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5216/rpp.v22.50733