Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores. |
id |
UFG-4_933d40885b2e0e1f6473e3df7bdfd63a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50733 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motoresCriança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores.Universidade Federal de Goiás2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5073310.5216/rpp.v22.50733Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733/33449Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Ariane DiasRodrigues, Jaqueline BeckLara, SimoneGraup, SusaneBalk, Rodrigo de SouzaTeixeira, Lilian Pinto2020-02-27T16:20:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50733Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:21.865849Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
title |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
spellingShingle |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores Farias, Ariane Dias Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural. |
title_short |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
title_full |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
title_fullStr |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
title_full_unstemmed |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
title_sort |
Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores |
author |
Farias, Ariane Dias |
author_facet |
Farias, Ariane Dias Rodrigues, Jaqueline Beck Lara, Simone Graup, Susane Balk, Rodrigo de Souza Teixeira, Lilian Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Jaqueline Beck Lara, Simone Graup, Susane Balk, Rodrigo de Souza Teixeira, Lilian Pinto |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Ariane Dias Rodrigues, Jaqueline Beck Lara, Simone Graup, Susane Balk, Rodrigo de Souza Teixeira, Lilian Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural. |
topic |
Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural. |
description |
O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733 10.5216/rpp.v22.50733 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.50733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733/33449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859140907008 |