PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maristela da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lara, Giane Schmaedeck
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14153
Resumo: Este artigo apresenta como foco de estudo a relação estabelecida entre sujeito e natureza e como essa construção cultural influencia a prática pedagógica da Educação Ambiental, compreendendo o papel da Educação Física neste processo. Buscamos refletir sobre como a concepção de natureza, hegemônica na nossa sociedade, culminou em problemas ambientais. E posteriormente, evidenciamos que o surgimento do campo de conhecimentos da Educação Ambiental apresenta aspectos contraditórios pois, em nome do desenvolvimento das forças produtivas e sob o discurso hegemônico, contribui para o processo destrutivo das forças naturais e, consequentemente, da humanidade. Por último, situamos a Educação Física, neste debate, através das novas práticas corporais que surgem em meio ao contexto ambiental.
id UFG-4_9e0e677e0c24694eea6a55272e5b9efe
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/14153
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTALesporteescolaeducaçãoEste artigo apresenta como foco de estudo a relação estabelecida entre sujeito e natureza e como essa construção cultural influencia a prática pedagógica da Educação Ambiental, compreendendo o papel da Educação Física neste processo. Buscamos refletir sobre como a concepção de natureza, hegemônica na nossa sociedade, culminou em problemas ambientais. E posteriormente, evidenciamos que o surgimento do campo de conhecimentos da Educação Ambiental apresenta aspectos contraditórios pois, em nome do desenvolvimento das forças produtivas e sob o discurso hegemônico, contribui para o processo destrutivo das forças naturais e, consequentemente, da humanidade. Por último, situamos a Educação Física, neste debate, através das novas práticas corporais que surgem em meio ao contexto ambiental.Universidade Federal de Goiás2011-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"revisão de literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1415310.5216/rpp.v14i2.14153Pensar a Prática; Vol. 14 No. 2 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 2 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/14153/9563Souza, Maristela da SilvaLara, Giane Schmaedeckinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T23:12:31Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/14153Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:45.402888Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Souza, Maristela da Silva
esporte
escola
educação
title_short PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Souza, Maristela da Silva
author_facet Souza, Maristela da Silva
Lara, Giane Schmaedeck
author_role author
author2 Lara, Giane Schmaedeck
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maristela da Silva
Lara, Giane Schmaedeck
dc.subject.por.fl_str_mv esporte
escola
educação
topic esporte
escola
educação
description Este artigo apresenta como foco de estudo a relação estabelecida entre sujeito e natureza e como essa construção cultural influencia a prática pedagógica da Educação Ambiental, compreendendo o papel da Educação Física neste processo. Buscamos refletir sobre como a concepção de natureza, hegemônica na nossa sociedade, culminou em problemas ambientais. E posteriormente, evidenciamos que o surgimento do campo de conhecimentos da Educação Ambiental apresenta aspectos contraditórios pois, em nome do desenvolvimento das forças produtivas e sob o discurso hegemônico, contribui para o processo destrutivo das forças naturais e, consequentemente, da humanidade. Por último, situamos a Educação Física, neste debate, através das novas práticas corporais que surgem em meio ao contexto ambiental.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14153
10.5216/rpp.v14i2.14153
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14153
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v14i2.14153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14153/9563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 14 No. 2 (2011)
Pensar a Prática; v. 14 n. 2 (2011)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856653684736