Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
DOI: | 10.5216/rpp.v22.50553 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50553 |
Resumo: | A presente pesquisa questionou uma possibilidade de abordar o balé com crianças entre 4 e 5 anos de idade, matriculadas em uma academia na cidade de Inhumas (GO), por meio do lúdico. A partir da pesquisa-ação com registro em diário de campo, estudou-se autores que discorrem sobre o tema (HUIZINGA, 2000, KISHIMOTO, 2007, ALMEIDA, 2016), seguido da elaboração de um curso com a oferta de 15 intervenções em dança, para uma turma de baby class com 12 crianças. As vivências foram permeadas de jogos, brinquedos cantados, brincadeiras e faz de conta, como um caminho metodológico de oferecer a dança com a pequenada. Notou-se que as crianças aprenderam os passos do balé brincando e se divertindo, destacando o lúdico como uma estratégia interessante para as vivências em balé. |
id |
UFG-4_ae185747c43dea44dfa54dd59402379b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50553 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
spelling |
Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenasMetodologiaPráticaBalé ClássicoInfânciaA presente pesquisa questionou uma possibilidade de abordar o balé com crianças entre 4 e 5 anos de idade, matriculadas em uma academia na cidade de Inhumas (GO), por meio do lúdico. A partir da pesquisa-ação com registro em diário de campo, estudou-se autores que discorrem sobre o tema (HUIZINGA, 2000, KISHIMOTO, 2007, ALMEIDA, 2016), seguido da elaboração de um curso com a oferta de 15 intervenções em dança, para uma turma de baby class com 12 crianças. As vivências foram permeadas de jogos, brinquedos cantados, brincadeiras e faz de conta, como um caminho metodológico de oferecer a dança com a pequenada. Notou-se que as crianças aprenderam os passos do balé brincando e se divertindo, destacando o lúdico como uma estratégia interessante para as vivências em balé. Universidade Federal de Goiás2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5055310.5216/rpp.v22.50553Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50553/32903Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Taynara FerreiraAlmeida, Fernanda de SouzaSouza, Nilva Pessoa2020-02-27T13:10:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50553Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2020-02-27T13:10:32Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas |
title |
Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas |
spellingShingle |
Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas Silva, Taynara Ferreira Metodologia Prática Balé Clássico Infância Silva, Taynara Ferreira Metodologia Prática Balé Clássico Infância |
title_short |
Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas |
title_full |
Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas |
title_fullStr |
Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas |
title_full_unstemmed |
Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas |
title_sort |
Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas |
author |
Silva, Taynara Ferreira |
author_facet |
Silva, Taynara Ferreira Silva, Taynara Ferreira Almeida, Fernanda de Souza Souza, Nilva Pessoa Almeida, Fernanda de Souza Souza, Nilva Pessoa |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Fernanda de Souza Souza, Nilva Pessoa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Taynara Ferreira Almeida, Fernanda de Souza Souza, Nilva Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Prática Balé Clássico Infância |
topic |
Metodologia Prática Balé Clássico Infância |
description |
A presente pesquisa questionou uma possibilidade de abordar o balé com crianças entre 4 e 5 anos de idade, matriculadas em uma academia na cidade de Inhumas (GO), por meio do lúdico. A partir da pesquisa-ação com registro em diário de campo, estudou-se autores que discorrem sobre o tema (HUIZINGA, 2000, KISHIMOTO, 2007, ALMEIDA, 2016), seguido da elaboração de um curso com a oferta de 15 intervenções em dança, para uma turma de baby class com 12 crianças. As vivências foram permeadas de jogos, brinquedos cantados, brincadeiras e faz de conta, como um caminho metodológico de oferecer a dança com a pequenada. Notou-se que as crianças aprenderam os passos do balé brincando e se divertindo, destacando o lúdico como uma estratégia interessante para as vivências em balé. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50553 10.5216/rpp.v22.50553 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50553 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.50553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50553/32903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1822181579182571520 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/rpp.v22.50553 |