ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46004 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo analisar as produções científicas sobre a Educação Física Escolar (EFE) em periódicos da área, no período entre 2010 e 2015. Realizou-se um mapeamento em sete periódicos científicos, a partir do descritor “Educação Física Escolar”. Para análise utilizou-se as frequências e o teste Qui-quadrado de Pearson (p? 0,05). Dos 2.711 artigos analisados, 253 abordaram a temática EFE. Constatou-se que nos últimos anos ocorreu um aumento de publicações sobre a temática em periódicos Qualis B2 e que há associação significativa entre o ano de publicação e o Qualis do periódico (p = 0,0001). Considerando a importância de estudos e publicações sobre EFE, faz-se necessário fomentar pesquisas que atendam às especificidades da área. |
id |
UFG-4_b45ebc3cdbdacde35c7a65f5ba1c7ed4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/46004 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015)Educação FísicaEscolaPublicação.Educação Física EscolarEste artigo teve como objetivo analisar as produções científicas sobre a Educação Física Escolar (EFE) em periódicos da área, no período entre 2010 e 2015. Realizou-se um mapeamento em sete periódicos científicos, a partir do descritor “Educação Física Escolar”. Para análise utilizou-se as frequências e o teste Qui-quadrado de Pearson (p? 0,05). Dos 2.711 artigos analisados, 253 abordaram a temática EFE. Constatou-se que nos últimos anos ocorreu um aumento de publicações sobre a temática em periódicos Qualis B2 e que há associação significativa entre o ano de publicação e o Qualis do periódico (p = 0,0001). Considerando a importância de estudos e publicações sobre EFE, faz-se necessário fomentar pesquisas que atendam às especificidades da área.Universidade Federal de Goiás2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4600410.5216/rpp.v21i2.46004Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/46004/pdf_1Copyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAnversa, Ana Luiza BarbosaBoaretto, Juliana Diasda Silva Junior, Arestides PereiraBisconsini, Camila RinaldiBoth, JorgeBássoli de Oliveira, Amauri Aparecido2018-08-01T20:04:41Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/46004Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:18.197268Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015) |
title |
ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015) |
spellingShingle |
ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015) Anversa, Ana Luiza Barbosa Educação Física Escola Publicação. Educação Física Escolar |
title_short |
ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015) |
title_full |
ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015) |
title_fullStr |
ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015) |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015) |
title_sort |
ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015) |
author |
Anversa, Ana Luiza Barbosa |
author_facet |
Anversa, Ana Luiza Barbosa Boaretto, Juliana Dias da Silva Junior, Arestides Pereira Bisconsini, Camila Rinaldi Both, Jorge Bássoli de Oliveira, Amauri Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Boaretto, Juliana Dias da Silva Junior, Arestides Pereira Bisconsini, Camila Rinaldi Both, Jorge Bássoli de Oliveira, Amauri Aparecido |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anversa, Ana Luiza Barbosa Boaretto, Juliana Dias da Silva Junior, Arestides Pereira Bisconsini, Camila Rinaldi Both, Jorge Bássoli de Oliveira, Amauri Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escola Publicação. Educação Física Escolar |
topic |
Educação Física Escola Publicação. Educação Física Escolar |
description |
Este artigo teve como objetivo analisar as produções científicas sobre a Educação Física Escolar (EFE) em periódicos da área, no período entre 2010 e 2015. Realizou-se um mapeamento em sete periódicos científicos, a partir do descritor “Educação Física Escolar”. Para análise utilizou-se as frequências e o teste Qui-quadrado de Pearson (p? 0,05). Dos 2.711 artigos analisados, 253 abordaram a temática EFE. Constatou-se que nos últimos anos ocorreu um aumento de publicações sobre a temática em periódicos Qualis B2 e que há associação significativa entre o ano de publicação e o Qualis do periódico (p = 0,0001). Considerando a importância de estudos e publicações sobre EFE, faz-se necessário fomentar pesquisas que atendam às especificidades da área. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares esquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46004 10.5216/rpp.v21i2.46004 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46004 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i2.46004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46004/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858793828352 |