Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Iris Dantas da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marinho, Ana Paula Ramos, Both, Jorge, Veiga, Monica Bredun da, Farias, Gelcemar Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52184
Resumo: Esta revisão sistemática visa analisar a literatura científica sobre a relação entre a atividade física e a síndrome de Burnout em estudantes universitários. Esta revisão seguiu as recomendações do Preferred reporting items for Systematic Review sand Meta-análise (PRISMA). A análise foi feita por meio da revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados PubMed, SCOPUS, Web of Science e PsycInfo, em português, inglês e espanhol. Identificaram-se 99 estudos, todos publicados em inglês, porém apenas três estudos preencheram os critérios de inclusão. Os sintomas da síndrome de Burnout estiveram presentes em uma quantidade significativa da amostra. O nível de atividade física influenciou a percepção dos sintomas, tendo os alunos mais ativos demonstrado escores menores.
id UFG-4_ba3a0d6c85dbf0194665af49db9f290e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/52184
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemáticaEsgotamento ProfissionalAtividade FísicaUniversidadesEstudantes.Esta revisão sistemática visa analisar a literatura científica sobre a relação entre a atividade física e a síndrome de Burnout em estudantes universitários. Esta revisão seguiu as recomendações do Preferred reporting items for Systematic Review sand Meta-análise (PRISMA). A análise foi feita por meio da revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados PubMed, SCOPUS, Web of Science e PsycInfo, em português, inglês e espanhol. Identificaram-se 99 estudos, todos publicados em inglês, porém apenas três estudos preencheram os critérios de inclusão. Os sintomas da síndrome de Burnout estiveram presentes em uma quantidade significativa da amostra. O nível de atividade física influenciou a percepção dos sintomas, tendo os alunos mais ativos demonstrado escores menores.Universidade Federal de Goiás2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5218410.5216/rpp.v22.52184Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/52184/33289Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Iris Dantas daMarinho, Ana Paula RamosBoth, JorgeVeiga, Monica Bredun daFarias, Gelcemar Oliveira2020-02-27T16:07:57Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/52184Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.934450Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática
title Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática
spellingShingle Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática
Mota, Iris Dantas da
Esgotamento Profissional
Atividade Física
Universidades
Estudantes.
title_short Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática
title_full Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática
title_fullStr Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática
title_full_unstemmed Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática
title_sort Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática
author Mota, Iris Dantas da
author_facet Mota, Iris Dantas da
Marinho, Ana Paula Ramos
Both, Jorge
Veiga, Monica Bredun da
Farias, Gelcemar Oliveira
author_role author
author2 Marinho, Ana Paula Ramos
Both, Jorge
Veiga, Monica Bredun da
Farias, Gelcemar Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Iris Dantas da
Marinho, Ana Paula Ramos
Both, Jorge
Veiga, Monica Bredun da
Farias, Gelcemar Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Esgotamento Profissional
Atividade Física
Universidades
Estudantes.
topic Esgotamento Profissional
Atividade Física
Universidades
Estudantes.
description Esta revisão sistemática visa analisar a literatura científica sobre a relação entre a atividade física e a síndrome de Burnout em estudantes universitários. Esta revisão seguiu as recomendações do Preferred reporting items for Systematic Review sand Meta-análise (PRISMA). A análise foi feita por meio da revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados PubMed, SCOPUS, Web of Science e PsycInfo, em português, inglês e espanhol. Identificaram-se 99 estudos, todos publicados em inglês, porém apenas três estudos preencheram os critérios de inclusão. Os sintomas da síndrome de Burnout estiveram presentes em uma quantidade significativa da amostra. O nível de atividade física influenciou a percepção dos sintomas, tendo os alunos mais ativos demonstrado escores menores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52184
10.5216/rpp.v22.52184
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52184
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.52184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52184/33289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859182850048