Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52184 |
Resumo: | Esta revisão sistemática visa analisar a literatura científica sobre a relação entre a atividade física e a síndrome de Burnout em estudantes universitários. Esta revisão seguiu as recomendações do Preferred reporting items for Systematic Review sand Meta-análise (PRISMA). A análise foi feita por meio da revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados PubMed, SCOPUS, Web of Science e PsycInfo, em português, inglês e espanhol. Identificaram-se 99 estudos, todos publicados em inglês, porém apenas três estudos preencheram os critérios de inclusão. Os sintomas da síndrome de Burnout estiveram presentes em uma quantidade significativa da amostra. O nível de atividade física influenciou a percepção dos sintomas, tendo os alunos mais ativos demonstrado escores menores. |
id |
UFG-4_ba3a0d6c85dbf0194665af49db9f290e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/52184 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemáticaEsgotamento ProfissionalAtividade FísicaUniversidadesEstudantes.Esta revisão sistemática visa analisar a literatura científica sobre a relação entre a atividade física e a síndrome de Burnout em estudantes universitários. Esta revisão seguiu as recomendações do Preferred reporting items for Systematic Review sand Meta-análise (PRISMA). A análise foi feita por meio da revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados PubMed, SCOPUS, Web of Science e PsycInfo, em português, inglês e espanhol. Identificaram-se 99 estudos, todos publicados em inglês, porém apenas três estudos preencheram os critérios de inclusão. Os sintomas da síndrome de Burnout estiveram presentes em uma quantidade significativa da amostra. O nível de atividade física influenciou a percepção dos sintomas, tendo os alunos mais ativos demonstrado escores menores.Universidade Federal de Goiás2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5218410.5216/rpp.v22.52184Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/52184/33289Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Iris Dantas daMarinho, Ana Paula RamosBoth, JorgeVeiga, Monica Bredun daFarias, Gelcemar Oliveira2020-02-27T16:07:57Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/52184Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.934450Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática |
title |
Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática |
spellingShingle |
Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática Mota, Iris Dantas da Esgotamento Profissional Atividade Física Universidades Estudantes. |
title_short |
Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática |
title_full |
Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática |
title_fullStr |
Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática |
title_sort |
Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática |
author |
Mota, Iris Dantas da |
author_facet |
Mota, Iris Dantas da Marinho, Ana Paula Ramos Both, Jorge Veiga, Monica Bredun da Farias, Gelcemar Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Ana Paula Ramos Both, Jorge Veiga, Monica Bredun da Farias, Gelcemar Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Iris Dantas da Marinho, Ana Paula Ramos Both, Jorge Veiga, Monica Bredun da Farias, Gelcemar Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esgotamento Profissional Atividade Física Universidades Estudantes. |
topic |
Esgotamento Profissional Atividade Física Universidades Estudantes. |
description |
Esta revisão sistemática visa analisar a literatura científica sobre a relação entre a atividade física e a síndrome de Burnout em estudantes universitários. Esta revisão seguiu as recomendações do Preferred reporting items for Systematic Review sand Meta-análise (PRISMA). A análise foi feita por meio da revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados PubMed, SCOPUS, Web of Science e PsycInfo, em português, inglês e espanhol. Identificaram-se 99 estudos, todos publicados em inglês, porém apenas três estudos preencheram os critérios de inclusão. Os sintomas da síndrome de Burnout estiveram presentes em uma quantidade significativa da amostra. O nível de atividade física influenciou a percepção dos sintomas, tendo os alunos mais ativos demonstrado escores menores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52184 10.5216/rpp.v22.52184 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52184 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.52184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52184/33289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859182850048 |