Estudo da prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7615 |
Resumo: | A Síndrome de Burnout é caracterizada por um processo que resulta em exaustão física, mental e emocional em virtude de um período prolongado de exposição a elevados níveis de estresse, decorrente de situações de trabalho. Contudo, essa síndrome não se limita apenas a profissionais formados. O cansaço incessante que o estudante universitário vivencia pode reduzir a capacidade de concentração, acarretar a redução no rendimento dos estudos e interferir na aprendizagem; isso torna o estudante esgotado, sentindo-se pouco eficaz, podendo prolongar esses sentimentos e comprometer ainda mais o seu rendimento e eficiência acadêmica. Frente ao exposto, a presente pesquisa teve o objetivo de determinar a prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes de graduação em Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, por meio de um estudo descritivo o qual foram aplicados um questionário com variáveis sociodemográficas e educacionais e o Inventário de Burnout de Maslach para Estudantes, versão adaptada transculturalmente Portugal-Brasil. Os dados foram tabulados por meio do software SPSS 25 para Windows. A coleta de dados ocorreu entre 15 e 30 de outubro de 2019 e houve a participação de 356 estudantes de Enfermagem. Os resultados obtidos revelaram que tais acadêmicos não apresentaram Síndrome de Burnout, porém exibiram pontuação sugestiva para Burnout em duas das três dimensões avaliadas: Descrença e Eficácia Acadêmica. Além disso, a pesquisa apontou que os estudantes do terceiro ano do curso estavam mais suscetíveis à Síndrome de Burnout em comparação com os alunos de outros anos do curso. Coordenadores e professores do curso devem traçar estratégias de espaços de autocuidado para diminuir a suscetibilidade da Síndrome de Burnout entre os universitários, além de ter uma especial atenção entre os estudantes do terceiro ano do curso. Sugere-se a inclusão de atividades que possam proporcionar o encontro de professores de disciplinas do ciclo básico e profissional; momentos de acolhimento extraclasse desses estudantes e que possa auxiliá-los em momentos de estresse, desmotivação, exaustão física e emocional. Essa pesquisa trouxe uma reflexão importante para que outros cursos superiores também verifiquem a suscetibilidade da Síndrome de Burnout entre estudantes que se encontram na metade do curso ou no momento de transição entre as disciplinas básicas e específicas. Sendo assim, espera-se que novos estudos sejam realizados em outros cenários para o aprofundamento do tema e garantir uma maior discussão sobre a Síndrome de Burnout em ambiente universitário. |
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