Estudo da prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Ferreira Pacheco, Gabriele
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fukuyoshi Barbosa, Amanda, Nascimento de Albuquerque, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7615
Resumo: A Síndrome de Burnout é caracterizada por um processo que resulta em exaustão física, mental e emocional em virtude de um período prolongado de exposição a elevados níveis de estresse, decorrente de situações de trabalho. Contudo, essa síndrome não se limita apenas a profissionais formados. O cansaço incessante que o estudante universitário vivencia pode reduzir a capacidade de concentração, acarretar a redução no rendimento dos estudos e interferir na aprendizagem; isso torna o estudante esgotado, sentindo-se pouco eficaz, podendo prolongar esses sentimentos e comprometer ainda mais o seu rendimento e eficiência acadêmica. Frente ao exposto, a presente pesquisa teve o objetivo de determinar a prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes de graduação em Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, por meio de um estudo descritivo o qual foram aplicados um questionário com variáveis sociodemográficas e educacionais e o Inventário de Burnout de Maslach para Estudantes, versão adaptada transculturalmente Portugal-Brasil. Os dados foram tabulados por meio do software SPSS 25 para Windows. A coleta de dados ocorreu entre 15 e 30 de outubro de 2019 e houve a participação de 356 estudantes de Enfermagem. Os resultados obtidos revelaram que tais acadêmicos não apresentaram Síndrome de Burnout, porém exibiram pontuação sugestiva para Burnout em duas das três dimensões avaliadas: Descrença e Eficácia Acadêmica. Além disso, a pesquisa apontou que os estudantes do terceiro ano do curso estavam mais suscetíveis à Síndrome de Burnout em comparação com os alunos de outros anos do curso. Coordenadores e professores do curso devem traçar estratégias de espaços de autocuidado para diminuir a suscetibilidade da Síndrome de Burnout entre os universitários, além de ter uma especial atenção entre os estudantes do terceiro ano do curso. Sugere-se a inclusão de atividades que possam proporcionar o encontro de professores de disciplinas do ciclo básico e profissional; momentos de acolhimento extraclasse desses estudantes e que possa auxiliá-los em momentos de estresse, desmotivação, exaustão física e emocional. Essa pesquisa trouxe uma reflexão importante para que outros cursos superiores também verifiquem a suscetibilidade da Síndrome de Burnout entre estudantes que se encontram na metade do curso ou no momento de transição entre as disciplinas básicas e específicas. Sendo assim, espera-se que novos estudos sejam realizados em outros cenários para o aprofundamento do tema e garantir uma maior discussão sobre a Síndrome de Burnout em ambiente universitário.
id UNICEUB-7_259da8bcc5de65e9149d2e5a7943c1ff
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/7615
network_acronym_str UNICEUB-7
network_name_str Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
repository_id_str
spelling Estudo da prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagemEsgotamento Profissional. Estudantes de Enfermagem. Universidade.A Síndrome de Burnout é caracterizada por um processo que resulta em exaustão física, mental e emocional em virtude de um período prolongado de exposição a elevados níveis de estresse, decorrente de situações de trabalho. Contudo, essa síndrome não se limita apenas a profissionais formados. O cansaço incessante que o estudante universitário vivencia pode reduzir a capacidade de concentração, acarretar a redução no rendimento dos estudos e interferir na aprendizagem; isso torna o estudante esgotado, sentindo-se pouco eficaz, podendo prolongar esses sentimentos e comprometer ainda mais o seu rendimento e eficiência acadêmica. Frente ao exposto, a presente pesquisa teve o objetivo de determinar a prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes de graduação em Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, por meio de um estudo descritivo o qual foram aplicados um questionário com variáveis sociodemográficas e educacionais e o Inventário de Burnout de Maslach para Estudantes, versão adaptada transculturalmente Portugal-Brasil. Os dados foram tabulados por meio do software SPSS 25 para Windows. A coleta de dados ocorreu entre 15 e 30 de outubro de 2019 e houve a participação de 356 estudantes de Enfermagem. Os resultados obtidos revelaram que tais acadêmicos não apresentaram Síndrome de Burnout, porém exibiram pontuação sugestiva para Burnout em duas das três dimensões avaliadas: Descrença e Eficácia Acadêmica. Além disso, a pesquisa apontou que os estudantes do terceiro ano do curso estavam mais suscetíveis à Síndrome de Burnout em comparação com os alunos de outros anos do curso. Coordenadores e professores do curso devem traçar estratégias de espaços de autocuidado para diminuir a suscetibilidade da Síndrome de Burnout entre os universitários, além de ter uma especial atenção entre os estudantes do terceiro ano do curso. Sugere-se a inclusão de atividades que possam proporcionar o encontro de professores de disciplinas do ciclo básico e profissional; momentos de acolhimento extraclasse desses estudantes e que possa auxiliá-los em momentos de estresse, desmotivação, exaustão física e emocional. Essa pesquisa trouxe uma reflexão importante para que outros cursos superiores também verifiquem a suscetibilidade da Síndrome de Burnout entre estudantes que se encontram na metade do curso ou no momento de transição entre as disciplinas básicas e específicas. Sendo assim, espera-se que novos estudos sejam realizados em outros cenários para o aprofundamento do tema e garantir uma maior discussão sobre a Síndrome de Burnout em ambiente universitário.UniCEUBBatista Ferreira Pacheco, GabrieleFukuyoshi Barbosa, AmandaNascimento de Albuquerque, Roberto2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/761510.5102/pic.n0.2019.7615Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 20192595-4563reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7615/4834Direitos autorais 2021 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-08T14:55:59Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/7615Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/picPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/oaifernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br2595-45632595-4563opendoar:2024-02-08T14:55:59Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
title Estudo da prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
spellingShingle Estudo da prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
Batista Ferreira Pacheco, Gabriele
Esgotamento Profissional. Estudantes de Enfermagem. Universidade.
title_short Estudo da prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
title_full Estudo da prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
title_fullStr Estudo da prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
title_full_unstemmed Estudo da prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
title_sort Estudo da prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
author Batista Ferreira Pacheco, Gabriele
author_facet Batista Ferreira Pacheco, Gabriele
Fukuyoshi Barbosa, Amanda
Nascimento de Albuquerque, Roberto
author_role author
author2 Fukuyoshi Barbosa, Amanda
Nascimento de Albuquerque, Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Ferreira Pacheco, Gabriele
Fukuyoshi Barbosa, Amanda
Nascimento de Albuquerque, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Esgotamento Profissional. Estudantes de Enfermagem. Universidade.
topic Esgotamento Profissional. Estudantes de Enfermagem. Universidade.
description A Síndrome de Burnout é caracterizada por um processo que resulta em exaustão física, mental e emocional em virtude de um período prolongado de exposição a elevados níveis de estresse, decorrente de situações de trabalho. Contudo, essa síndrome não se limita apenas a profissionais formados. O cansaço incessante que o estudante universitário vivencia pode reduzir a capacidade de concentração, acarretar a redução no rendimento dos estudos e interferir na aprendizagem; isso torna o estudante esgotado, sentindo-se pouco eficaz, podendo prolongar esses sentimentos e comprometer ainda mais o seu rendimento e eficiência acadêmica. Frente ao exposto, a presente pesquisa teve o objetivo de determinar a prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes de graduação em Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, por meio de um estudo descritivo o qual foram aplicados um questionário com variáveis sociodemográficas e educacionais e o Inventário de Burnout de Maslach para Estudantes, versão adaptada transculturalmente Portugal-Brasil. Os dados foram tabulados por meio do software SPSS 25 para Windows. A coleta de dados ocorreu entre 15 e 30 de outubro de 2019 e houve a participação de 356 estudantes de Enfermagem. Os resultados obtidos revelaram que tais acadêmicos não apresentaram Síndrome de Burnout, porém exibiram pontuação sugestiva para Burnout em duas das três dimensões avaliadas: Descrença e Eficácia Acadêmica. Além disso, a pesquisa apontou que os estudantes do terceiro ano do curso estavam mais suscetíveis à Síndrome de Burnout em comparação com os alunos de outros anos do curso. Coordenadores e professores do curso devem traçar estratégias de espaços de autocuidado para diminuir a suscetibilidade da Síndrome de Burnout entre os universitários, além de ter uma especial atenção entre os estudantes do terceiro ano do curso. Sugere-se a inclusão de atividades que possam proporcionar o encontro de professores de disciplinas do ciclo básico e profissional; momentos de acolhimento extraclasse desses estudantes e que possa auxiliá-los em momentos de estresse, desmotivação, exaustão física e emocional. Essa pesquisa trouxe uma reflexão importante para que outros cursos superiores também verifiquem a suscetibilidade da Síndrome de Burnout entre estudantes que se encontram na metade do curso ou no momento de transição entre as disciplinas básicas e específicas. Sendo assim, espera-se que novos estudos sejam realizados em outros cenários para o aprofundamento do tema e garantir uma maior discussão sobre a Síndrome de Burnout em ambiente universitário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7615
10.5102/pic.n0.2019.7615
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7615
identifier_str_mv 10.5102/pic.n0.2019.7615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7615/4834
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 2019
2595-4563
reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
collection Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br
_version_ 1815709485538213888