RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41495 |
Resumo: | O artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos da Rítmica Dalcroze na Educação Física escolar como contribuinte no processo de formação e desenvolvimento da criança. Com isso, foi desenvolvido uma proposta pedagógica para educação infantil que consiste no Cancioneiro Infantil associado ao trabalho da Plástica Animada como uma estratégia de musicalização, sensibilização rítmica e o desenvolvimento da expressividade do corpo. Foram selecionadas 3 músicas do cancioneiro infantil, e, a partir delas, são apresentadas formas de trabalho para Educação Infantil. |
id |
UFG-4_c978e4226fb74b1052a988716f220e25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41495 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICALRítmicaArteEducação FísicaEnsinoEducação Física EscolarO artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos da Rítmica Dalcroze na Educação Física escolar como contribuinte no processo de formação e desenvolvimento da criança. Com isso, foi desenvolvido uma proposta pedagógica para educação infantil que consiste no Cancioneiro Infantil associado ao trabalho da Plástica Animada como uma estratégia de musicalização, sensibilização rítmica e o desenvolvimento da expressividade do corpo. Foram selecionadas 3 músicas do cancioneiro infantil, e, a partir delas, são apresentadas formas de trabalho para Educação Infantil.Universidade Federal de Goiás2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4149510.5216/rpp.v20i2.41495Pensar a Prática; Vol. 20 No. 2 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 2 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/41495/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Leal, HozananRafael Madureira, José2017-07-06T13:32:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41495Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:12.952053Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL |
title |
RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL |
spellingShingle |
RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL Santos Leal, Hozanan Rítmica Arte Educação Física Ensino Educação Física Escolar |
title_short |
RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL |
title_full |
RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL |
title_fullStr |
RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL |
title_full_unstemmed |
RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL |
title_sort |
RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL |
author |
Santos Leal, Hozanan |
author_facet |
Santos Leal, Hozanan Rafael Madureira, José |
author_role |
author |
author2 |
Rafael Madureira, José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Leal, Hozanan Rafael Madureira, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rítmica Arte Educação Física Ensino Educação Física Escolar |
topic |
Rítmica Arte Educação Física Ensino Educação Física Escolar |
description |
O artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos da Rítmica Dalcroze na Educação Física escolar como contribuinte no processo de formação e desenvolvimento da criança. Com isso, foi desenvolvido uma proposta pedagógica para educação infantil que consiste no Cancioneiro Infantil associado ao trabalho da Plástica Animada como uma estratégia de musicalização, sensibilização rítmica e o desenvolvimento da expressividade do corpo. Foram selecionadas 3 músicas do cancioneiro infantil, e, a partir delas, são apresentadas formas de trabalho para Educação Infantil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41495 10.5216/rpp.v20i2.41495 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41495 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i2.41495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41495/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 2 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 2 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858396418048 |