CONFLITOS E TENSÕES NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO FISICA: O CAMPO PROFISSIONAL COMO UM ESPAÇO DE LUTAS E DISPUTAS
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42263 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivos identificar e analisar nas políticas públicas e nas manifestações sobre as DCNs/EF as tensões e os conflitos presentes na Profissionalização da Educação Física, tendo como foco o professor. Optou-se pelo estudo decritivo-interpretativo e na técnica da videogravação proveniente da rede online do canal You Tube a fonte de dados com a seleção de 9 informantes. Os dados foram analisados na perspectiva de quatro grupos com os seguintes resultados: reformadores - ênfase no ato educativo, na formação em curso único e na desregulamentação do trabalho; defensores – apontam para a pertinência do bacharelado e da licenciatura e do mercado livre; debatedores – no diagnóstico de se ir além da disputa entre licenciatura e bacharelado; mediador – é preciso respeitar a trajetória da EF. Concluiu-se que perpasssa a discussão das diretrizes a proposição de campo profissional, trazendo a tona o embate de diferentes grupos, mas também de interesses corporativos, assim como de processos de profissionalização em disputa. Neste processo, a questão do livre mercado de trabalho une antagonistas históricos, ignorando-se, muitas vezes, que a formação de professores tem uma especificidade própria. |
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CONFLITOS E TENSÕES NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO FISICA: O CAMPO PROFISSIONAL COMO UM ESPAÇO DE LUTAS E DISPUTASEducação FísicaCurrículoPrática ProfissionalOrganizações de Normalização ProfissionalCiências da SaúdeEste trabalho teve como objetivos identificar e analisar nas políticas públicas e nas manifestações sobre as DCNs/EF as tensões e os conflitos presentes na Profissionalização da Educação Física, tendo como foco o professor. Optou-se pelo estudo decritivo-interpretativo e na técnica da videogravação proveniente da rede online do canal You Tube a fonte de dados com a seleção de 9 informantes. Os dados foram analisados na perspectiva de quatro grupos com os seguintes resultados: reformadores - ênfase no ato educativo, na formação em curso único e na desregulamentação do trabalho; defensores – apontam para a pertinência do bacharelado e da licenciatura e do mercado livre; debatedores – no diagnóstico de se ir além da disputa entre licenciatura e bacharelado; mediador – é preciso respeitar a trajetória da EF. Concluiu-se que perpasssa a discussão das diretrizes a proposição de campo profissional, trazendo a tona o embate de diferentes grupos, mas também de interesses corporativos, assim como de processos de profissionalização em disputa. Neste processo, a questão do livre mercado de trabalho une antagonistas históricos, ignorando-se, muitas vezes, que a formação de professores tem uma especificidade própria.Universidade Federal de Goiás2016-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Descritiva-Interpretativa.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4226310.5216/rpp.v19i4.42263Pensar a Prática; Vol. 19 No. 4 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 4 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/42263/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Neto, SamuelBonatto Rufino, Luiz GustavoRodrigues, Heitor de AndradeFonseca, Rubiane Giovane2017-02-02T09:10:48Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/42263Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:14.676433Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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