A MOTIVAÇÃO PARA AS PRIMEIRAS PERIPÉCIAS NA GINÁSTICA ARTÍSTICA: A PERSPECTIVA DE PRATICANTES INICIANTES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43614 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi identificar os fatores que motivaram as crianças a iniciar a prática de GA. Entrevistamos ginastas iniciantes de ambos os sexos, com idades entre 7 e 10 anos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e, para o seu tratamento, recorremos à técnica de “Análise de Conteúdo”. Os resultados revelaram que, tanto motivos intrínsecos quanto extrínsecos atraíram os ginastas iniciantes para a modalidade. Contudo, observamos que os fatores extrínsecos exercem maior impacto, principalmente, devido à influência social da família e dos treinadores. Acreditamos que os resultados podem indicar caminhos para a atuação dos treinadores nesse estágio da formação esportiva e assim potencializar a adesão dos praticantes à Ginástica Artística. |
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A MOTIVAÇÃO PARA AS PRIMEIRAS PERIPÉCIAS NA GINÁSTICA ARTÍSTICA: A PERSPECTIVA DE PRATICANTES INICIANTESGinástica ArtísticaMotivaçãoPedagogia do EsporteO objetivo do presente estudo foi identificar os fatores que motivaram as crianças a iniciar a prática de GA. Entrevistamos ginastas iniciantes de ambos os sexos, com idades entre 7 e 10 anos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e, para o seu tratamento, recorremos à técnica de “Análise de Conteúdo”. Os resultados revelaram que, tanto motivos intrínsecos quanto extrínsecos atraíram os ginastas iniciantes para a modalidade. Contudo, observamos que os fatores extrínsecos exercem maior impacto, principalmente, devido à influência social da família e dos treinadores. Acreditamos que os resultados podem indicar caminhos para a atuação dos treinadores nesse estágio da formação esportiva e assim potencializar a adesão dos praticantes à Ginástica Artística.Universidade Federal de Goiás2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4361410.5216/rpp.v20i2.43614Pensar a Prática; Vol. 20 No. 2 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 2 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/43614/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRicci Costa, Vitordos Santos Oliveira, MaurícioViviene Carbinatto, MicheleNunomura, Myrian2017-07-06T13:32:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/43614Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:15.849530Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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