Motivação para a prática e permanência na ginástica artística de alto nível
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16654 |
Resumo: | Para atingir o alto nível na Ginástica Artística (GA) feminina, muitos técnicos acreditam que a especialização das crianças deve ser precoce. Assim, a motivação para a prática da GA de alto nível requer atenção especial para que as ginastas não abandonem o treinamento quando estão chegando ao ápice da carreira esportiva. O objetivo do estudo foi investigar os fatores que motivam meninas à prática da GA de alto nível. Foram entrevistadas 20 ginastas entre 11 e 14 anos de idade. Os resultados revelaram que a motivação intrínseca está diretamente relacionada ao gosto pela atividade, à pretensão de se dedicar até o limite físico e ao prazer de treinar após período competitivo vitorioso. Sobre a motivação extrínseca evidenciou-se a busca de títulos importantes, o esforço máximo durante as competições para maior rendimento e a motivação para treinar após período competitivo não vitorioso a fim de se evitar os mesmos erros. Os resultados sugerem que os técnicos devem compreender e considerar os fatores de motivação entre as ginastas de alto nível, visando traçar estratégias que evitem o abandono precoce do esporte, o que parece nao ser raro no caso da GA. |
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Motivação para a prática e permanência na ginástica artística de alto nível Motivation for the practice and maintenance in high level Gymnastics Ginástica artísticaMotivaçãoWomen artistic gymnasticsMotivation Para atingir o alto nível na Ginástica Artística (GA) feminina, muitos técnicos acreditam que a especialização das crianças deve ser precoce. Assim, a motivação para a prática da GA de alto nível requer atenção especial para que as ginastas não abandonem o treinamento quando estão chegando ao ápice da carreira esportiva. O objetivo do estudo foi investigar os fatores que motivam meninas à prática da GA de alto nível. Foram entrevistadas 20 ginastas entre 11 e 14 anos de idade. Os resultados revelaram que a motivação intrínseca está diretamente relacionada ao gosto pela atividade, à pretensão de se dedicar até o limite físico e ao prazer de treinar após período competitivo vitorioso. Sobre a motivação extrínseca evidenciou-se a busca de títulos importantes, o esforço máximo durante as competições para maior rendimento e a motivação para treinar após período competitivo não vitorioso a fim de se evitar os mesmos erros. Os resultados sugerem que os técnicos devem compreender e considerar os fatores de motivação entre as ginastas de alto nível, visando traçar estratégias que evitem o abandono precoce do esporte, o que parece nao ser raro no caso da GA. In Women Gymnastics (WG) many coaches believe that early specialization is needed to reach the high level. Then, WG requires special attention regarding the motivation of the athletes in order to prevent dropout from training when they are just reaching a high performance level in their sporting career. The objective of this study was to investigate the factors that motivate girls to the practice of the G in the high level. Twenty gymnasts between 11 and 14 years of age were interviewed. The results revealed that the intrinsic motivation of the gymnasts are closely related to the enjoyment of the activity, to the desire of being committed to WG up to their physical limits, and to the pleasure of training after a successful competitive season. In respect to the extrinsic motivation it was clear that gymnasts search for important titles, the maximum effort during the competitions for better performance, and the motivation for training after unsuccessful competitive seasons in order to avoid similar mistakes in the following events. The results suggest that coaches should know and consider these factors in order to design motivational strategies aiming at preventing high level gymnasts from dropout of the sport. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1665410.1590/S1807-55092007000300002Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 3 (2007); 177-187 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 21 Núm. 3 (2007); 177-187 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 21 No. 3 (2007); 177-187 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16654/18367Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, PriscilaNunomura, Myrian2012-05-22T12:27:04Zoai:revistas.usp.br:article/16654Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:27:04Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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