Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sara Maria Teles de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Braulio Nogueira de, Espírito-Santo, Giannina do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56378
Resumo: O trabalho nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) requer atuação em equipe, motivo pelo qual é relevante conhecer a representação social acerca de determinada categoria profissional. O objetivo deste estudo é analisar a atuação do profissional de Educação Física nos CAPS, representada pelos demais profissionais de saúde inseridos nesse serviço. Com base na teoria das representações sociais foram realizadas entrevistas com 11 profissionais. A técnica do discurso do sujeito coletivo enquanto procedimento resultou em três discursos. O primeiro aponta para o reconhecimento principalmente pela promoção de atividades físicas, geralmente em grupos terapêuticos e seus efeitos. O segundo indica o desenvolvimento de trabalhos próprios do serviço, como acolhimento, rodas de conversa e estudos de caso, a potencialidade no desenvolvimento do vínculo e, mais timidamente, o desenvolvimento de atividades extramuros. No terceiro, o trabalho do profissional de Educação Física poderia ser melhor desenvolvido se houvesse espaço e material apropriado. Conclui-se que, para esses trabalhadores da saúde, a representação social da atuação da Educação Física ficou ancorada no trabalho em equipe nos diversos grupos terapêuticos e objetivada na mudança de comportamento para a melhoria da saúde.
id UFG-4_d98f0e99a45721a5d960912cc364a0b3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56378
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviçoSistema Único de Saúde. Saúde Mental. Serviços de Saúde. Assistência Integral à Saúde.O trabalho nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) requer atuação em equipe, motivo pelo qual é relevante conhecer a representação social acerca de determinada categoria profissional. O objetivo deste estudo é analisar a atuação do profissional de Educação Física nos CAPS, representada pelos demais profissionais de saúde inseridos nesse serviço. Com base na teoria das representações sociais foram realizadas entrevistas com 11 profissionais. A técnica do discurso do sujeito coletivo enquanto procedimento resultou em três discursos. O primeiro aponta para o reconhecimento principalmente pela promoção de atividades físicas, geralmente em grupos terapêuticos e seus efeitos. O segundo indica o desenvolvimento de trabalhos próprios do serviço, como acolhimento, rodas de conversa e estudos de caso, a potencialidade no desenvolvimento do vínculo e, mais timidamente, o desenvolvimento de atividades extramuros. No terceiro, o trabalho do profissional de Educação Física poderia ser melhor desenvolvido se houvesse espaço e material apropriado. Conclui-se que, para esses trabalhadores da saúde, a representação social da atuação da Educação Física ficou ancorada no trabalho em equipe nos diversos grupos terapêuticos e objetivada na mudança de comportamento para a melhoria da saúde.Universidade Federal de Goiás2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5637810.5216/rpp.v23.56378Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/56378/35059Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Sara Maria Teles deOliveira, Braulio Nogueira deEspírito-Santo, Giannina do2021-03-05T14:44:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56378Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:29.669818Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço
title Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço
spellingShingle Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço
Figueiredo, Sara Maria Teles de
Sistema Único de Saúde. Saúde Mental. Serviços de Saúde. Assistência Integral à Saúde.
title_short Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço
title_full Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço
title_fullStr Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço
title_full_unstemmed Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço
title_sort Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço
author Figueiredo, Sara Maria Teles de
author_facet Figueiredo, Sara Maria Teles de
Oliveira, Braulio Nogueira de
Espírito-Santo, Giannina do
author_role author
author2 Oliveira, Braulio Nogueira de
Espírito-Santo, Giannina do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Sara Maria Teles de
Oliveira, Braulio Nogueira de
Espírito-Santo, Giannina do
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde. Saúde Mental. Serviços de Saúde. Assistência Integral à Saúde.
topic Sistema Único de Saúde. Saúde Mental. Serviços de Saúde. Assistência Integral à Saúde.
description O trabalho nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) requer atuação em equipe, motivo pelo qual é relevante conhecer a representação social acerca de determinada categoria profissional. O objetivo deste estudo é analisar a atuação do profissional de Educação Física nos CAPS, representada pelos demais profissionais de saúde inseridos nesse serviço. Com base na teoria das representações sociais foram realizadas entrevistas com 11 profissionais. A técnica do discurso do sujeito coletivo enquanto procedimento resultou em três discursos. O primeiro aponta para o reconhecimento principalmente pela promoção de atividades físicas, geralmente em grupos terapêuticos e seus efeitos. O segundo indica o desenvolvimento de trabalhos próprios do serviço, como acolhimento, rodas de conversa e estudos de caso, a potencialidade no desenvolvimento do vínculo e, mais timidamente, o desenvolvimento de atividades extramuros. No terceiro, o trabalho do profissional de Educação Física poderia ser melhor desenvolvido se houvesse espaço e material apropriado. Conclui-se que, para esses trabalhadores da saúde, a representação social da atuação da Educação Física ficou ancorada no trabalho em equipe nos diversos grupos terapêuticos e objetivada na mudança de comportamento para a melhoria da saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56378
10.5216/rpp.v23.56378
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56378
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v23.56378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56378/35059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)
Pensar a Prática; v. 23 (2020)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859558240256