Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56378 |
Resumo: | O trabalho nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) requer atuação em equipe, motivo pelo qual é relevante conhecer a representação social acerca de determinada categoria profissional. O objetivo deste estudo é analisar a atuação do profissional de Educação Física nos CAPS, representada pelos demais profissionais de saúde inseridos nesse serviço. Com base na teoria das representações sociais foram realizadas entrevistas com 11 profissionais. A técnica do discurso do sujeito coletivo enquanto procedimento resultou em três discursos. O primeiro aponta para o reconhecimento principalmente pela promoção de atividades físicas, geralmente em grupos terapêuticos e seus efeitos. O segundo indica o desenvolvimento de trabalhos próprios do serviço, como acolhimento, rodas de conversa e estudos de caso, a potencialidade no desenvolvimento do vínculo e, mais timidamente, o desenvolvimento de atividades extramuros. No terceiro, o trabalho do profissional de Educação Física poderia ser melhor desenvolvido se houvesse espaço e material apropriado. Conclui-se que, para esses trabalhadores da saúde, a representação social da atuação da Educação Física ficou ancorada no trabalho em equipe nos diversos grupos terapêuticos e objetivada na mudança de comportamento para a melhoria da saúde. |
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Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviçoSistema Único de Saúde. Saúde Mental. Serviços de Saúde. Assistência Integral à Saúde.O trabalho nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) requer atuação em equipe, motivo pelo qual é relevante conhecer a representação social acerca de determinada categoria profissional. O objetivo deste estudo é analisar a atuação do profissional de Educação Física nos CAPS, representada pelos demais profissionais de saúde inseridos nesse serviço. Com base na teoria das representações sociais foram realizadas entrevistas com 11 profissionais. A técnica do discurso do sujeito coletivo enquanto procedimento resultou em três discursos. O primeiro aponta para o reconhecimento principalmente pela promoção de atividades físicas, geralmente em grupos terapêuticos e seus efeitos. O segundo indica o desenvolvimento de trabalhos próprios do serviço, como acolhimento, rodas de conversa e estudos de caso, a potencialidade no desenvolvimento do vínculo e, mais timidamente, o desenvolvimento de atividades extramuros. No terceiro, o trabalho do profissional de Educação Física poderia ser melhor desenvolvido se houvesse espaço e material apropriado. Conclui-se que, para esses trabalhadores da saúde, a representação social da atuação da Educação Física ficou ancorada no trabalho em equipe nos diversos grupos terapêuticos e objetivada na mudança de comportamento para a melhoria da saúde.Universidade Federal de Goiás2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5637810.5216/rpp.v23.56378Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/56378/35059Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Sara Maria Teles deOliveira, Braulio Nogueira deEspírito-Santo, Giannina do2021-03-05T14:44:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56378Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:29.669818Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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