PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623 |
Resumo: | RESUMOA iniciação esportiva compreende uma fase em que as experiências devem ser diversificadas, sinalizando o esporte como meio formativo, fascinante e desafiador. Nessa circunstância, o estudo tem por objetivo organizar conteúdos e propor o jogo como componente balizador do processo de ensino do futsal na etapa de iniciação. O estudo caracteriza-se como bibliográfico do tipo descritivo-propositivo. O ensino do futsal na iniciação deve abranger uma gama de conteúdos que perpassam a especificidade da modalidade. Para tanto, o jogo deve aparecer como fonte essencial no desenvolvimento de diversas competências (psicológicas, físicas, tático-técnicas), proporcionando que a criança tenha prazer pela prática esportiva.Palavras chave: Educação Física e Treinamento; Ensino; CriançaPEDAGOGÍA DEL DEPORTE Y FÚTBOL SALA: SUPUESTOS Y PRINCIPIOS PARA LA INICIACIÓN DEPORTIVA DEL CINCO A OCHO AÑOS RESUMENLa iniciación deportiva comprende una fase de diversificación, señalando el deporte como un medio formativo, fascinante y desafiante. En esta circunstancia, el estudio tiene como objetivo organizar el contenido y proponer el juego como componente base del proceso de enseñanza del fútbol sala en la etapa de iniciación. El estudio se caracteriza como bibliográfico del tipo descriptivo-proposicional. La enseñanza del fútbol sala en la iniciación debe cubrir una serie de contenidos que subyacen a la especificidad del deporte. Para esto, el juego debe aparecer como esencial en el desarrollo de diversas habilidades (táctica-técnica, psicológica, física,) primando siempre que el niño desfrute el deporte.Palabras-clave: Educación Física y Entrenamiento; Enseñanza; Niño. SPORT PEDAGOGY AND FUTSAL: ASSUMPTIONS AND PRINCIPLES FOR SPORT INICIALIZATION OF FIVE TO EIGHT YEARS ABSTRACTYouth Sport comprises a phase of sampling different sport practices, signaling the sport as a formative, fascinating and challenging environment. In this circumstance, the study aims to organize content and propose game practice and deliberate game as base components of the teaching process of futsal in youth sport. The study is characterized as descriptive-propositional type. The teaching of futsal in the youth sport should cover a range of content that underlie the specificity of sport. For this, the game should appear as essential in the development of various skills (psychological, physical, tactical-technical) source, providing that the child has pleasure in sport practice.Keywords: Physical Education and Training; Teaching; Child. |
id |
UFG-4_de0085a9b8f930863284b7237eb68b2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31623 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOSEducação Física e TreinamentoEnsinoCriança.Iniciação EsportivaRESUMOA iniciação esportiva compreende uma fase em que as experiências devem ser diversificadas, sinalizando o esporte como meio formativo, fascinante e desafiador. Nessa circunstância, o estudo tem por objetivo organizar conteúdos e propor o jogo como componente balizador do processo de ensino do futsal na etapa de iniciação. O estudo caracteriza-se como bibliográfico do tipo descritivo-propositivo. O ensino do futsal na iniciação deve abranger uma gama de conteúdos que perpassam a especificidade da modalidade. Para tanto, o jogo deve aparecer como fonte essencial no desenvolvimento de diversas competências (psicológicas, físicas, tático-técnicas), proporcionando que a criança tenha prazer pela prática esportiva.Palavras chave: Educação Física e Treinamento; Ensino; CriançaPEDAGOGÍA DEL DEPORTE Y FÚTBOL SALA: SUPUESTOS Y PRINCIPIOS PARA LA INICIACIÓN DEPORTIVA DEL CINCO A OCHO AÑOS RESUMENLa iniciación deportiva comprende una fase de diversificación, señalando el deporte como un medio formativo, fascinante y desafiante. En esta circunstancia, el estudio tiene como objetivo organizar el contenido y proponer el juego como componente base del proceso de enseñanza del fútbol sala en la etapa de iniciación. El estudio se caracteriza como bibliográfico del tipo descriptivo-proposicional. La enseñanza del fútbol sala en la iniciación debe cubrir una serie de contenidos que subyacen a la especificidad del deporte. Para esto, el juego debe aparecer como esencial en el desarrollo de diversas habilidades (táctica-técnica, psicológica, física,) primando siempre que el niño desfrute el deporte.Palabras-clave: Educación Física y Entrenamiento; Enseñanza; Niño. SPORT PEDAGOGY AND FUTSAL: ASSUMPTIONS AND PRINCIPLES FOR SPORT INICIALIZATION OF FIVE TO EIGHT YEARS ABSTRACTYouth Sport comprises a phase of sampling different sport practices, signaling the sport as a formative, fascinating and challenging environment. In this circumstance, the study aims to organize content and propose game practice and deliberate game as base components of the teaching process of futsal in youth sport. The study is characterized as descriptive-propositional type. The teaching of futsal in the youth sport should cover a range of content that underlie the specificity of sport. For this, the game should appear as essential in the development of various skills (psychological, physical, tactical-technical) source, providing that the child has pleasure in sport practice.Keywords: Physical Education and Training; Teaching; Child.Universidade Federal de Goiás2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623/18798Bettega, Otávio BaggiottoPrestes, Marcelo FreitasLopes, Charles RicardoGalatti, Larissa Rafaelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-28T19:42:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31623Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:02.375731Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS |
title |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS |
spellingShingle |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS Bettega, Otávio Baggiotto Educação Física e Treinamento Ensino Criança. Iniciação Esportiva |
title_short |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS |
title_full |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS |
title_fullStr |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS |
title_sort |
PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS |
author |
Bettega, Otávio Baggiotto |
author_facet |
Bettega, Otávio Baggiotto Prestes, Marcelo Freitas Lopes, Charles Ricardo Galatti, Larissa Rafaela |
author_role |
author |
author2 |
Prestes, Marcelo Freitas Lopes, Charles Ricardo Galatti, Larissa Rafaela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bettega, Otávio Baggiotto Prestes, Marcelo Freitas Lopes, Charles Ricardo Galatti, Larissa Rafaela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física e Treinamento Ensino Criança. Iniciação Esportiva |
topic |
Educação Física e Treinamento Ensino Criança. Iniciação Esportiva |
description |
RESUMOA iniciação esportiva compreende uma fase em que as experiências devem ser diversificadas, sinalizando o esporte como meio formativo, fascinante e desafiador. Nessa circunstância, o estudo tem por objetivo organizar conteúdos e propor o jogo como componente balizador do processo de ensino do futsal na etapa de iniciação. O estudo caracteriza-se como bibliográfico do tipo descritivo-propositivo. O ensino do futsal na iniciação deve abranger uma gama de conteúdos que perpassam a especificidade da modalidade. Para tanto, o jogo deve aparecer como fonte essencial no desenvolvimento de diversas competências (psicológicas, físicas, tático-técnicas), proporcionando que a criança tenha prazer pela prática esportiva.Palavras chave: Educação Física e Treinamento; Ensino; CriançaPEDAGOGÍA DEL DEPORTE Y FÚTBOL SALA: SUPUESTOS Y PRINCIPIOS PARA LA INICIACIÓN DEPORTIVA DEL CINCO A OCHO AÑOS RESUMENLa iniciación deportiva comprende una fase de diversificación, señalando el deporte como un medio formativo, fascinante y desafiante. En esta circunstancia, el estudio tiene como objetivo organizar el contenido y proponer el juego como componente base del proceso de enseñanza del fútbol sala en la etapa de iniciación. El estudio se caracteriza como bibliográfico del tipo descriptivo-proposicional. La enseñanza del fútbol sala en la iniciación debe cubrir una serie de contenidos que subyacen a la especificidad del deporte. Para esto, el juego debe aparecer como esencial en el desarrollo de diversas habilidades (táctica-técnica, psicológica, física,) primando siempre que el niño desfrute el deporte.Palabras-clave: Educación Física y Entrenamiento; Enseñanza; Niño. SPORT PEDAGOGY AND FUTSAL: ASSUMPTIONS AND PRINCIPLES FOR SPORT INICIALIZATION OF FIVE TO EIGHT YEARS ABSTRACTYouth Sport comprises a phase of sampling different sport practices, signaling the sport as a formative, fascinating and challenging environment. In this circumstance, the study aims to organize content and propose game practice and deliberate game as base components of the teaching process of futsal in youth sport. The study is characterized as descriptive-propositional type. The teaching of futsal in the youth sport should cover a range of content that underlie the specificity of sport. For this, the game should appear as essential in the development of various skills (psychological, physical, tactical-technical) source, providing that the child has pleasure in sport practice.Keywords: Physical Education and Training; Teaching; Child. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623/18798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015) Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857896247296 |