PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bettega, Otávio Baggiotto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Prestes, Marcelo Freitas, Lopes, Charles Ricardo, Galatti, Larissa Rafaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623
Resumo: RESUMOA iniciação esportiva compreende uma fase em que as experiências devem ser diversificadas, sinalizando o esporte como meio formativo, fascinante e desafiador. Nessa circunstância, o estudo tem por objetivo organizar conteúdos e propor o jogo como componente balizador do processo de ensino do futsal na etapa de iniciação. O estudo caracteriza-se como bibliográfico do tipo descritivo-propositivo. O ensino do futsal na iniciação deve abranger uma gama de conteúdos que perpassam a especificidade da modalidade. Para tanto, o jogo deve aparecer como fonte essencial no desenvolvimento de diversas competências (psicológicas, físicas, tático-técnicas), proporcionando que a criança tenha prazer pela prática esportiva.Palavras chave: Educação Física e Treinamento; Ensino; CriançaPEDAGOGÍA DEL DEPORTE Y FÚTBOL SALA: SUPUESTOS Y PRINCIPIOS PARA LA INICIACIÓN DEPORTIVA DEL CINCO A OCHO AÑOS RESUMENLa iniciación deportiva comprende una fase de diversificación, señalando el deporte como un medio formativo, fascinante y desafiante. En esta circunstancia, el estudio tiene como objetivo organizar el contenido y proponer el juego como componente base del proceso de enseñanza del fútbol sala en la etapa de iniciación. El estudio se caracteriza como bibliográfico del tipo descriptivo-proposicional. La enseñanza del fútbol sala en la iniciación debe cubrir una serie de contenidos que subyacen a la especificidad del deporte. Para esto, el juego debe aparecer como esencial en el desarrollo de diversas habilidades (táctica-técnica, psicológica, física,) primando siempre que el niño desfrute el deporte.Palabras-clave: Educación Física y Entrenamiento; Enseñanza; Niño. SPORT PEDAGOGY AND FUTSAL: ASSUMPTIONS AND PRINCIPLES FOR SPORT INICIALIZATION OF FIVE TO EIGHT YEARS ABSTRACTYouth Sport comprises a phase of sampling different sport practices, signaling the sport as a formative, fascinating and challenging environment. In this circumstance, the study aims to organize content and propose game practice and deliberate game as base components of the teaching process of futsal in youth sport. The study is characterized as descriptive-propositional type. The teaching of futsal in the youth sport should cover a range of content that underlie the specificity of sport. For this, the game should appear as essential in the development of various skills (psychological, physical, tactical-technical) source, providing that the child has pleasure in sport practice.Keywords: Physical Education and Training; Teaching; Child.
id UFG-4_de0085a9b8f930863284b7237eb68b2a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31623
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOSEducação Física e TreinamentoEnsinoCriança.Iniciação EsportivaRESUMOA iniciação esportiva compreende uma fase em que as experiências devem ser diversificadas, sinalizando o esporte como meio formativo, fascinante e desafiador. Nessa circunstância, o estudo tem por objetivo organizar conteúdos e propor o jogo como componente balizador do processo de ensino do futsal na etapa de iniciação. O estudo caracteriza-se como bibliográfico do tipo descritivo-propositivo. O ensino do futsal na iniciação deve abranger uma gama de conteúdos que perpassam a especificidade da modalidade. Para tanto, o jogo deve aparecer como fonte essencial no desenvolvimento de diversas competências (psicológicas, físicas, tático-técnicas), proporcionando que a criança tenha prazer pela prática esportiva.Palavras chave: Educação Física e Treinamento; Ensino; CriançaPEDAGOGÍA DEL DEPORTE Y FÚTBOL SALA: SUPUESTOS Y PRINCIPIOS PARA LA INICIACIÓN DEPORTIVA DEL CINCO A OCHO AÑOS RESUMENLa iniciación deportiva comprende una fase de diversificación, señalando el deporte como un medio formativo, fascinante y desafiante. En esta circunstancia, el estudio tiene como objetivo organizar el contenido y proponer el juego como componente base del proceso de enseñanza del fútbol sala en la etapa de iniciación. El estudio se caracteriza como bibliográfico del tipo descriptivo-proposicional. La enseñanza del fútbol sala en la iniciación debe cubrir una serie de contenidos que subyacen a la especificidad del deporte. Para esto, el juego debe aparecer como esencial en el desarrollo de diversas habilidades (táctica-técnica, psicológica, física,) primando siempre que el niño desfrute el deporte.Palabras-clave: Educación Física y Entrenamiento; Enseñanza; Niño. SPORT PEDAGOGY AND FUTSAL: ASSUMPTIONS AND PRINCIPLES FOR SPORT INICIALIZATION OF FIVE TO EIGHT YEARS ABSTRACTYouth Sport comprises a phase of sampling different sport practices, signaling the sport as a formative, fascinating and challenging environment. In this circumstance, the study aims to organize content and propose game practice and deliberate game as base components of the teaching process of futsal in youth sport. The study is characterized as descriptive-propositional type. The teaching of futsal in the youth sport should cover a range of content that underlie the specificity of sport. For this, the game should appear as essential in the development of various skills (psychological, physical, tactical-technical) source, providing that the child has pleasure in sport practice.Keywords: Physical Education and Training; Teaching; Child.Universidade Federal de Goiás2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623/18798Bettega, Otávio BaggiottoPrestes, Marcelo FreitasLopes, Charles RicardoGalatti, Larissa Rafaelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-28T19:42:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31623Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:02.375731Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS
title PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS
spellingShingle PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS
Bettega, Otávio Baggiotto
Educação Física e Treinamento
Ensino
Criança.
Iniciação Esportiva
title_short PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS
title_full PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS
title_fullStr PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS
title_full_unstemmed PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS
title_sort PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS
author Bettega, Otávio Baggiotto
author_facet Bettega, Otávio Baggiotto
Prestes, Marcelo Freitas
Lopes, Charles Ricardo
Galatti, Larissa Rafaela
author_role author
author2 Prestes, Marcelo Freitas
Lopes, Charles Ricardo
Galatti, Larissa Rafaela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bettega, Otávio Baggiotto
Prestes, Marcelo Freitas
Lopes, Charles Ricardo
Galatti, Larissa Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física e Treinamento
Ensino
Criança.
Iniciação Esportiva
topic Educação Física e Treinamento
Ensino
Criança.
Iniciação Esportiva
description RESUMOA iniciação esportiva compreende uma fase em que as experiências devem ser diversificadas, sinalizando o esporte como meio formativo, fascinante e desafiador. Nessa circunstância, o estudo tem por objetivo organizar conteúdos e propor o jogo como componente balizador do processo de ensino do futsal na etapa de iniciação. O estudo caracteriza-se como bibliográfico do tipo descritivo-propositivo. O ensino do futsal na iniciação deve abranger uma gama de conteúdos que perpassam a especificidade da modalidade. Para tanto, o jogo deve aparecer como fonte essencial no desenvolvimento de diversas competências (psicológicas, físicas, tático-técnicas), proporcionando que a criança tenha prazer pela prática esportiva.Palavras chave: Educação Física e Treinamento; Ensino; CriançaPEDAGOGÍA DEL DEPORTE Y FÚTBOL SALA: SUPUESTOS Y PRINCIPIOS PARA LA INICIACIÓN DEPORTIVA DEL CINCO A OCHO AÑOS RESUMENLa iniciación deportiva comprende una fase de diversificación, señalando el deporte como un medio formativo, fascinante y desafiante. En esta circunstancia, el estudio tiene como objetivo organizar el contenido y proponer el juego como componente base del proceso de enseñanza del fútbol sala en la etapa de iniciación. El estudio se caracteriza como bibliográfico del tipo descriptivo-proposicional. La enseñanza del fútbol sala en la iniciación debe cubrir una serie de contenidos que subyacen a la especificidad del deporte. Para esto, el juego debe aparecer como esencial en el desarrollo de diversas habilidades (táctica-técnica, psicológica, física,) primando siempre que el niño desfrute el deporte.Palabras-clave: Educación Física y Entrenamiento; Enseñanza; Niño. SPORT PEDAGOGY AND FUTSAL: ASSUMPTIONS AND PRINCIPLES FOR SPORT INICIALIZATION OF FIVE TO EIGHT YEARS ABSTRACTYouth Sport comprises a phase of sampling different sport practices, signaling the sport as a formative, fascinating and challenging environment. In this circumstance, the study aims to organize content and propose game practice and deliberate game as base components of the teaching process of futsal in youth sport. The study is characterized as descriptive-propositional type. The teaching of futsal in the youth sport should cover a range of content that underlie the specificity of sport. For this, the game should appear as essential in the development of various skills (psychological, physical, tactical-technical) source, providing that the child has pleasure in sport practice.Keywords: Physical Education and Training; Teaching; Child.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623/18798
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857896247296