DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paiva, Andrea Carla
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza Junior, Marcilio, Gama, Gustavo de Oliveira, Lorenzini, Ana Rita, Brasileiro, Livia Tenório, de Melo, Marcelo Soares Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33383
Resumo: O artigo analisa relatos acerca da dimensão pedagógica da Educação Física no âmbito da saúde, considerando os elementos didático-pedagógicos, o planejamento e as concepções de professor, aluno e aula, subjacentes às práticas. A pesquisa de cunho qualitativo, tipo documental, analisou relatórios que trataram da observação de práticas de profissionais da Educação Física, em diferentes espaços públicos e privados, a partir da análise de conteúdo como caminho para as interpretações dos dados. Identificamos que a dimensão pedagógica, nas ações desses profissionais, é determinada pela articulação entre as teorias educacionais e pedagógicas constitutivas da prática, caracterizando assim, esta dimensão, como eixo da profissionalização na área da Educação Física.
id UFG-4_e4557ca1e3dcc0aff967fa2e9b2d81b9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33383
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDEEducação FísicaSaúde. Intervenção.Educação FísicaO artigo analisa relatos acerca da dimensão pedagógica da Educação Física no âmbito da saúde, considerando os elementos didático-pedagógicos, o planejamento e as concepções de professor, aluno e aula, subjacentes às práticas. A pesquisa de cunho qualitativo, tipo documental, analisou relatórios que trataram da observação de práticas de profissionais da Educação Física, em diferentes espaços públicos e privados, a partir da análise de conteúdo como caminho para as interpretações dos dados. Identificamos que a dimensão pedagógica, nas ações desses profissionais, é determinada pela articulação entre as teorias educacionais e pedagógicas constitutivas da prática, caracterizando assim, esta dimensão, como eixo da profissionalização na área da Educação Física.Universidade Federal de Goiás2015-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Pesquisa Documentalapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3338310.5216/rpp.v18i2.33383Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/33383/18795de Paiva, Andrea CarlaSouza Junior, MarcilioGama, Gustavo de OliveiraLorenzini, Ana RitaBrasileiro, Livia Tenóriode Melo, Marcelo Soares Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T14:01:25Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33383Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:03.946978Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE
title DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE
spellingShingle DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE
de Paiva, Andrea Carla
Educação Física
Saúde. Intervenção.
Educação Física
title_short DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE
title_full DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE
title_fullStr DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE
title_full_unstemmed DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE
title_sort DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE
author de Paiva, Andrea Carla
author_facet de Paiva, Andrea Carla
Souza Junior, Marcilio
Gama, Gustavo de Oliveira
Lorenzini, Ana Rita
Brasileiro, Livia Tenório
de Melo, Marcelo Soares Tavares
author_role author
author2 Souza Junior, Marcilio
Gama, Gustavo de Oliveira
Lorenzini, Ana Rita
Brasileiro, Livia Tenório
de Melo, Marcelo Soares Tavares
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paiva, Andrea Carla
Souza Junior, Marcilio
Gama, Gustavo de Oliveira
Lorenzini, Ana Rita
Brasileiro, Livia Tenório
de Melo, Marcelo Soares Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Saúde. Intervenção.
Educação Física
topic Educação Física
Saúde. Intervenção.
Educação Física
description O artigo analisa relatos acerca da dimensão pedagógica da Educação Física no âmbito da saúde, considerando os elementos didático-pedagógicos, o planejamento e as concepções de professor, aluno e aula, subjacentes às práticas. A pesquisa de cunho qualitativo, tipo documental, analisou relatórios que trataram da observação de práticas de profissionais da Educação Física, em diferentes espaços públicos e privados, a partir da análise de conteúdo como caminho para as interpretações dos dados. Identificamos que a dimensão pedagógica, nas ações desses profissionais, é determinada pela articulação entre as teorias educacionais e pedagógicas constitutivas da prática, caracterizando assim, esta dimensão, como eixo da profissionalização na área da Educação Física.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33383
10.5216/rpp.v18i2.33383
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33383
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i2.33383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33383/18795
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857929801729