INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
DOI: | 10.5216/rpp.v19i1.36060 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36060 |
Resumo: | Objetivou-se descrever um programa de iniciação esportiva em cadeira de rodas voltado a crianças com deficiência física com idade entre 06 e 10 anos. À luz da abordagem desenvolvimentista, a pesquisa caracterizou-se como um estudo descritivo com base empírica, tendo sido apresentadas as etapas estruturantes do programa, conforme detalhamento a seguir: compreensão da condição físico motora do participante; identificação dos cuidados e precauções; estabelecimento dos objetivos do programa; reconhecimento dos espaços; seleção dos conteúdos programáticos; planejamento das estratégias de ensino utilizadas; estrutura das aulas. |
id |
UFG-4_ed019ba831ea1da73d6b945eb2e46083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36060 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
spelling |
INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICAEducação Física. Iniciação Esportiva. Deficiência Física. Habilidades MotorasObjetivou-se descrever um programa de iniciação esportiva em cadeira de rodas voltado a crianças com deficiência física com idade entre 06 e 10 anos. À luz da abordagem desenvolvimentista, a pesquisa caracterizou-se como um estudo descritivo com base empírica, tendo sido apresentadas as etapas estruturantes do programa, conforme detalhamento a seguir: compreensão da condição físico motora do participante; identificação dos cuidados e precauções; estabelecimento dos objetivos do programa; reconhecimento dos espaços; seleção dos conteúdos programáticos; planejamento das estratégias de ensino utilizadas; estrutura das aulas.Universidade Federal de Goiás2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Descritiva; Pesquisa Empírica;application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3606010.5216/rpp.v19i1.36060Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/36060/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa Melo, Flávio AndersonMunster, Mey Abreu van2016-07-04T13:54:25Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36060Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-07-04T13:54:25Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title |
INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
spellingShingle |
INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA Pedrosa Melo, Flávio Anderson Educação Física. Iniciação Esportiva. Deficiência Física. Habilidades Motoras Pedrosa Melo, Flávio Anderson Educação Física. Iniciação Esportiva. Deficiência Física. Habilidades Motoras |
title_short |
INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_full |
INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_fullStr |
INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_full_unstemmed |
INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_sort |
INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
author |
Pedrosa Melo, Flávio Anderson |
author_facet |
Pedrosa Melo, Flávio Anderson Pedrosa Melo, Flávio Anderson Munster, Mey Abreu van Munster, Mey Abreu van |
author_role |
author |
author2 |
Munster, Mey Abreu van |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa Melo, Flávio Anderson Munster, Mey Abreu van |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Iniciação Esportiva. Deficiência Física. Habilidades Motoras |
topic |
Educação Física. Iniciação Esportiva. Deficiência Física. Habilidades Motoras |
description |
Objetivou-se descrever um programa de iniciação esportiva em cadeira de rodas voltado a crianças com deficiência física com idade entre 06 e 10 anos. À luz da abordagem desenvolvimentista, a pesquisa caracterizou-se como um estudo descritivo com base empírica, tendo sido apresentadas as etapas estruturantes do programa, conforme detalhamento a seguir: compreensão da condição físico motora do participante; identificação dos cuidados e precauções; estabelecimento dos objetivos do programa; reconhecimento dos espaços; seleção dos conteúdos programáticos; planejamento das estratégias de ensino utilizadas; estrutura das aulas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa; Descritiva; Pesquisa Empírica; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36060 10.5216/rpp.v19i1.36060 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36060 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v19i1.36060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36060/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016) Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1822181578985439232 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/rpp.v19i1.36060 |