REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Daniel Teixeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nogueira, Valdilene Aline, Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48130
Resumo: O objetivo desse trabalho foi refletir sobre a contribuição da Educação Física (EF) na formação da cidadania dos alunos que frequentam o Ensino Médio (EM) e, ao mesmo tempo, buscar resposta(s) para a pergunta: “Existe espaço para esse componente curricular no EM após a promulgação da Medida Provisória (MP) no. 746/2016?”. Utilizamos como base para a reflexão duas experiências pedagógicas realizadas por professores de EF em escolas com características diferentes, mas que buscam a formação do pensamento crítico dos estudantes sobre as manifestações da cultura corporal. Concluímos que existe espaço para a EF no EM com o papel de formar pessoas conscientes da importância de práticas saudáveis, da adoção de um estilo de vida ativo e para a consciência cidadã e democrática.
id UFG-4_f428e6d49409f74f9e92bd651eef1e05
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48130
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIOEducação Física EscolarEnsino MédioCidadania.Educação Física EscolarO objetivo desse trabalho foi refletir sobre a contribuição da Educação Física (EF) na formação da cidadania dos alunos que frequentam o Ensino Médio (EM) e, ao mesmo tempo, buscar resposta(s) para a pergunta: “Existe espaço para esse componente curricular no EM após a promulgação da Medida Provisória (MP) no. 746/2016?”. Utilizamos como base para a reflexão duas experiências pedagógicas realizadas por professores de EF em escolas com características diferentes, mas que buscam a formação do pensamento crítico dos estudantes sobre as manifestações da cultura corporal. Concluímos que existe espaço para a EF no EM com o papel de formar pessoas conscientes da importância de práticas saudáveis, da adoção de um estilo de vida ativo e para a consciência cidadã e democrática.Universidade Federal de Goiás2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Ensaioapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4813010.5216/rpp.v21i3.48130Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/48130/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado, Daniel TeixeiraNogueira, Valdilene AlineSilva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos2018-11-27T15:10:59Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48130Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:19.511776Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Maldonado, Daniel Teixeira
Educação Física Escolar
Ensino Médio
Cidadania.
Educação Física Escolar
title_short REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_full REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_sort REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
author Maldonado, Daniel Teixeira
author_facet Maldonado, Daniel Teixeira
Nogueira, Valdilene Aline
Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos
author_role author
author2 Nogueira, Valdilene Aline
Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldonado, Daniel Teixeira
Nogueira, Valdilene Aline
Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Ensino Médio
Cidadania.
Educação Física Escolar
topic Educação Física Escolar
Ensino Médio
Cidadania.
Educação Física Escolar
description O objetivo desse trabalho foi refletir sobre a contribuição da Educação Física (EF) na formação da cidadania dos alunos que frequentam o Ensino Médio (EM) e, ao mesmo tempo, buscar resposta(s) para a pergunta: “Existe espaço para esse componente curricular no EM após a promulgação da Medida Provisória (MP) no. 746/2016?”. Utilizamos como base para a reflexão duas experiências pedagógicas realizadas por professores de EF em escolas com características diferentes, mas que buscam a formação do pensamento crítico dos estudantes sobre as manifestações da cultura corporal. Concluímos que existe espaço para a EF no EM com o papel de formar pessoas conscientes da importância de práticas saudáveis, da adoção de um estilo de vida ativo e para a consciência cidadã e democrática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
Ensaio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48130
10.5216/rpp.v21i3.48130
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48130
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v21i3.48130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48130/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018)
Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858830528512