REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48130 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi refletir sobre a contribuição da Educação Física (EF) na formação da cidadania dos alunos que frequentam o Ensino Médio (EM) e, ao mesmo tempo, buscar resposta(s) para a pergunta: “Existe espaço para esse componente curricular no EM após a promulgação da Medida Provisória (MP) no. 746/2016?”. Utilizamos como base para a reflexão duas experiências pedagógicas realizadas por professores de EF em escolas com características diferentes, mas que buscam a formação do pensamento crítico dos estudantes sobre as manifestações da cultura corporal. Concluímos que existe espaço para a EF no EM com o papel de formar pessoas conscientes da importância de práticas saudáveis, da adoção de um estilo de vida ativo e para a consciência cidadã e democrática. |
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REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIOEducação Física EscolarEnsino MédioCidadania.Educação Física EscolarO objetivo desse trabalho foi refletir sobre a contribuição da Educação Física (EF) na formação da cidadania dos alunos que frequentam o Ensino Médio (EM) e, ao mesmo tempo, buscar resposta(s) para a pergunta: “Existe espaço para esse componente curricular no EM após a promulgação da Medida Provisória (MP) no. 746/2016?”. Utilizamos como base para a reflexão duas experiências pedagógicas realizadas por professores de EF em escolas com características diferentes, mas que buscam a formação do pensamento crítico dos estudantes sobre as manifestações da cultura corporal. Concluímos que existe espaço para a EF no EM com o papel de formar pessoas conscientes da importância de práticas saudáveis, da adoção de um estilo de vida ativo e para a consciência cidadã e democrática.Universidade Federal de Goiás2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Ensaioapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4813010.5216/rpp.v21i3.48130Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/48130/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado, Daniel TeixeiraNogueira, Valdilene AlineSilva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos2018-11-27T15:10:59Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48130Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:19.511776Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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