Educação Física no ensino médio: reflexões e ações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Motriz (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728 |
Resumo: | O presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino da Educação Física no ensino médio; o horário da disciplina dentro do currículo da escola, as dificuldades enfrentadas pelos professores e os pedidos de dispensas das aulas. Para atingir tais propósitos, 30 professores do interior do Estado de São Paulo foram consultados através de um questionário. Os resultados deste estudo mostraram que os professores entendem que a Educação Física deva ser conduzida no mesmo período das demais disciplinas, pois facilita a democratização do acesso dos alunos, que as maiores dificuldades dos professores residem na falta de interesse dos alunos do ensino médio e da falta de habilidade dos mesmos e, quanto ao número de pedidos de dispensa, com a disciplina no mesmo horário das demais, este número gira em torno de 6% dos alunos matriculados no ensino médio. |
id |
UNESP-17_d5f45546de3c00bbd55d48243bbe8f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8728 |
network_acronym_str |
UNESP-17 |
network_name_str |
Motriz (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Física no ensino médio: reflexões e açõesEducação Física escolar e ensino médioO presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino da Educação Física no ensino médio; o horário da disciplina dentro do currículo da escola, as dificuldades enfrentadas pelos professores e os pedidos de dispensas das aulas. Para atingir tais propósitos, 30 professores do interior do Estado de São Paulo foram consultados através de um questionário. Os resultados deste estudo mostraram que os professores entendem que a Educação Física deva ser conduzida no mesmo período das demais disciplinas, pois facilita a democratização do acesso dos alunos, que as maiores dificuldades dos professores residem na falta de interesse dos alunos do ensino médio e da falta de habilidade dos mesmos e, quanto ao número de pedidos de dispensa, com a disciplina no mesmo horário das demais, este número gira em torno de 6% dos alunos matriculados no ensino médio.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/872810.5016/8728Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5 N. 2 (1999); 138-145Motriz Revista de Educação Física; V. 5 N. 2 (1999); 138-1451980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPenghttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728/6120Darido, Suraya CristinaGalvão, ZenaideFerreira, Lilian AparecidaFiorin, Giovannainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-22T11:52:46Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8728Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-05-22T11:52:46Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física no ensino médio: reflexões e ações |
title |
Educação Física no ensino médio: reflexões e ações |
spellingShingle |
Educação Física no ensino médio: reflexões e ações Darido, Suraya Cristina Educação Física escolar e ensino médio |
title_short |
Educação Física no ensino médio: reflexões e ações |
title_full |
Educação Física no ensino médio: reflexões e ações |
title_fullStr |
Educação Física no ensino médio: reflexões e ações |
title_full_unstemmed |
Educação Física no ensino médio: reflexões e ações |
title_sort |
Educação Física no ensino médio: reflexões e ações |
author |
Darido, Suraya Cristina |
author_facet |
Darido, Suraya Cristina Galvão, Zenaide Ferreira, Lilian Aparecida Fiorin, Giovanna |
author_role |
author |
author2 |
Galvão, Zenaide Ferreira, Lilian Aparecida Fiorin, Giovanna |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darido, Suraya Cristina Galvão, Zenaide Ferreira, Lilian Aparecida Fiorin, Giovanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar e ensino médio |
topic |
Educação Física escolar e ensino médio |
description |
O presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino da Educação Física no ensino médio; o horário da disciplina dentro do currículo da escola, as dificuldades enfrentadas pelos professores e os pedidos de dispensas das aulas. Para atingir tais propósitos, 30 professores do interior do Estado de São Paulo foram consultados através de um questionário. Os resultados deste estudo mostraram que os professores entendem que a Educação Física deva ser conduzida no mesmo período das demais disciplinas, pois facilita a democratização do acesso dos alunos, que as maiores dificuldades dos professores residem na falta de interesse dos alunos do ensino médio e da falta de habilidade dos mesmos e, quanto ao número de pedidos de dispensa, com a disciplina no mesmo horário das demais, este número gira em torno de 6% dos alunos matriculados no ensino médio. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728 10.5016/8728 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728 |
identifier_str_mv |
10.5016/8728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728/6120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5 N. 2 (1999); 138-145 Motriz Revista de Educação Física; V. 5 N. 2 (1999); 138-145 1980-6574 reponame:Motriz (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Motriz (Online) |
collection |
Motriz (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215770989330432 |