Educação Física no ensino médio: reflexões e ações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darido, Suraya Cristina
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Galvão, Zenaide, Ferreira, Lilian Aparecida, Fiorin, Giovanna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728
Resumo: O presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino da Educação Física no ensino médio; o horário da disciplina dentro do currículo da escola, as dificuldades enfrentadas pelos professores e os pedidos de dispensas das aulas. Para atingir tais propósitos, 30 professores do interior do Estado de São Paulo foram consultados através de um questionário. Os resultados deste estudo mostraram que os professores entendem que a Educação Física deva ser conduzida no mesmo período das demais disciplinas, pois facilita a democratização do acesso dos alunos, que as maiores dificuldades dos professores residem na falta de interesse dos alunos do ensino médio e da falta de habilidade dos mesmos e, quanto ao número de pedidos de dispensa, com a disciplina no mesmo horário das demais, este número gira em torno de 6% dos alunos matriculados no ensino médio.
id UNESP-17_d5f45546de3c00bbd55d48243bbe8f2d
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8728
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling Educação Física no ensino médio: reflexões e açõesEducação Física escolar e ensino médioO presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino da Educação Física no ensino médio; o horário da disciplina dentro do currículo da escola, as dificuldades enfrentadas pelos professores e os pedidos de dispensas das aulas. Para atingir tais propósitos, 30 professores do interior do Estado de São Paulo foram consultados através de um questionário. Os resultados deste estudo mostraram que os professores entendem que a Educação Física deva ser conduzida no mesmo período das demais disciplinas, pois facilita a democratização do acesso dos alunos, que as maiores dificuldades dos professores residem na falta de interesse dos alunos do ensino médio e da falta de habilidade dos mesmos e, quanto ao número de pedidos de dispensa, com a disciplina no mesmo horário das demais, este número gira em torno de 6% dos alunos matriculados no ensino médio.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/872810.5016/8728Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5 N. 2 (1999); 138-145Motriz Revista de Educação Física; V. 5 N. 2 (1999); 138-1451980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPenghttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728/6120Darido, Suraya CristinaGalvão, ZenaideFerreira, Lilian AparecidaFiorin, Giovannainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-22T11:52:46Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8728Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-05-22T11:52:46Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física no ensino médio: reflexões e ações
title Educação Física no ensino médio: reflexões e ações
spellingShingle Educação Física no ensino médio: reflexões e ações
Darido, Suraya Cristina
Educação Física escolar e ensino médio
title_short Educação Física no ensino médio: reflexões e ações
title_full Educação Física no ensino médio: reflexões e ações
title_fullStr Educação Física no ensino médio: reflexões e ações
title_full_unstemmed Educação Física no ensino médio: reflexões e ações
title_sort Educação Física no ensino médio: reflexões e ações
author Darido, Suraya Cristina
author_facet Darido, Suraya Cristina
Galvão, Zenaide
Ferreira, Lilian Aparecida
Fiorin, Giovanna
author_role author
author2 Galvão, Zenaide
Ferreira, Lilian Aparecida
Fiorin, Giovanna
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina
Galvão, Zenaide
Ferreira, Lilian Aparecida
Fiorin, Giovanna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar e ensino médio
topic Educação Física escolar e ensino médio
description O presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino da Educação Física no ensino médio; o horário da disciplina dentro do currículo da escola, as dificuldades enfrentadas pelos professores e os pedidos de dispensas das aulas. Para atingir tais propósitos, 30 professores do interior do Estado de São Paulo foram consultados através de um questionário. Os resultados deste estudo mostraram que os professores entendem que a Educação Física deva ser conduzida no mesmo período das demais disciplinas, pois facilita a democratização do acesso dos alunos, que as maiores dificuldades dos professores residem na falta de interesse dos alunos do ensino médio e da falta de habilidade dos mesmos e, quanto ao número de pedidos de dispensa, com a disciplina no mesmo horário das demais, este número gira em torno de 6% dos alunos matriculados no ensino médio.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728
10.5016/8728
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728
identifier_str_mv 10.5016/8728
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728/6120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5 N. 2 (1999); 138-145
Motriz Revista de Educação Física; V. 5 N. 2 (1999); 138-145
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215770989330432