FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA: DIVERSIDADES E DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51421 |
Resumo: | ResumoTrata-se de uma resenha do livro Formação Profissional em Educação Física na América Latina: Encontros, Diversidades e Desafios, escrito por Ana Marcia Silva e Victor Molina Bedoya e publicado pela Paco Editora no ano de 2015. A obra apresenta um inventário das características da Educação Física na América Latina com destaque para a sua organização, desenvolvimento e estruturação. Nesta trajetória os desafios, bem como a diversidade de propostas para a profissionalização da Educação Física no ensino superior foram apresentadas. Conclui-se que a obra emerge como uma importante contribuição para a estruturação de ações no campo da Formação Profissional da Educação Física.Palavras chave: Educação Física, Formação Profissional, Mapeamento, América Latina Professional Training in Physical Education in Latin America: Diversities And Challenges AbstractThis is a review of the book “Professional Training in Physical Education in Latin America: Encounters, Diversity and Challenges”, written by Ana Marcia Silva and Victor Molina Bedoya and published by Paco Publisher in 2015. The work presents an inventory of the characteristics of Physical Education in Latin America with emphasis on its organization, development and structuring. The Physical Education trajectory, the challenges, as well as the diversity of proposals for the professionalization of the field in higher education were presented. We conclude that the work emerges as an important contribution to the structuring of actions in the field of Professional Training of Physical Education.Key words: Physical Education, Professional Training, Latin America; Formación Profesional en Educación Física en América Latina: Diversidades y DesafíosResuméSe trata de una reseña del libro Formación Profesional en Educación Física en América Latina: Encuentros, Diversidades y Desafíos, escrito por Ana Marcia Silva y Victor Molina Bedoya y publicado por Paco Editora en el año 2015. La obra presenta un inventario de las características de la obra Educación Física en América Latina con destaque para su organización, desarrollo y estructuración. En esta trayectoria se presentaron los desafíos, así como la diversidad de propuestas para la profesionalización de la Educación Física en la enseñanza superior. Se concluye que la obra emerge como una importante contribución para la estructuración de acciones en el campo de la Formación Profesional de la Educación Física. Palabras clave: Educación Física, Formación Profesional, América Latina; |
id |
UFG-4_f56dbbf14032324e85bb8c3809a90df6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51421 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA: DIVERSIDADES E DESAFIOSResumoTrata-se de uma resenha do livro Formação Profissional em Educação Física na América Latina: Encontros, Diversidades e Desafios, escrito por Ana Marcia Silva e Victor Molina Bedoya e publicado pela Paco Editora no ano de 2015. A obra apresenta um inventário das características da Educação Física na América Latina com destaque para a sua organização, desenvolvimento e estruturação. Nesta trajetória os desafios, bem como a diversidade de propostas para a profissionalização da Educação Física no ensino superior foram apresentadas. Conclui-se que a obra emerge como uma importante contribuição para a estruturação de ações no campo da Formação Profissional da Educação Física.Palavras chave: Educação Física, Formação Profissional, Mapeamento, América Latina Professional Training in Physical Education in Latin America: Diversities And Challenges AbstractThis is a review of the book “Professional Training in Physical Education in Latin America: Encounters, Diversity and Challenges”, written by Ana Marcia Silva and Victor Molina Bedoya and published by Paco Publisher in 2015. The work presents an inventory of the characteristics of Physical Education in Latin America with emphasis on its organization, development and structuring. The Physical Education trajectory, the challenges, as well as the diversity of proposals for the professionalization of the field in higher education were presented. We conclude that the work emerges as an important contribution to the structuring of actions in the field of Professional Training of Physical Education.Key words: Physical Education, Professional Training, Latin America; Formación Profesional en Educación Física en América Latina: Diversidades y DesafíosResuméSe trata de una reseña del libro Formación Profesional en Educación Física en América Latina: Encuentros, Diversidades y Desafíos, escrito por Ana Marcia Silva y Victor Molina Bedoya y publicado por Paco Editora en el año 2015. La obra presenta un inventario de las características de la obra Educación Física en América Latina con destaque para su organización, desarrollo y estructuración. En esta trayectoria se presentaron los desafíos, así como la diversidad de propuestas para la profesionalización de la Educación Física en la enseñanza superior. Se concluye que la obra emerge como una importante contribución para la estructuración de acciones en el campo de la Formación Profesional de la Educación Física. Palabras clave: Educación Física, Formación Profesional, América Latina;Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51421Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51421/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Rubiane GiovaniSouza Neto, Samuel deIaochite, Roberto Tadeu2018-12-27T23:00:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51421Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:22.853318Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA: DIVERSIDADES E DESAFIOS |
title |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA: DIVERSIDADES E DESAFIOS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA: DIVERSIDADES E DESAFIOS Fonseca, Rubiane Giovani |
title_short |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA: DIVERSIDADES E DESAFIOS |
title_full |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA: DIVERSIDADES E DESAFIOS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA: DIVERSIDADES E DESAFIOS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA: DIVERSIDADES E DESAFIOS |
title_sort |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA: DIVERSIDADES E DESAFIOS |
author |
Fonseca, Rubiane Giovani |
author_facet |
Fonseca, Rubiane Giovani Souza Neto, Samuel de Iaochite, Roberto Tadeu |
author_role |
author |
author2 |
Souza Neto, Samuel de Iaochite, Roberto Tadeu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Rubiane Giovani Souza Neto, Samuel de Iaochite, Roberto Tadeu |
description |
ResumoTrata-se de uma resenha do livro Formação Profissional em Educação Física na América Latina: Encontros, Diversidades e Desafios, escrito por Ana Marcia Silva e Victor Molina Bedoya e publicado pela Paco Editora no ano de 2015. A obra apresenta um inventário das características da Educação Física na América Latina com destaque para a sua organização, desenvolvimento e estruturação. Nesta trajetória os desafios, bem como a diversidade de propostas para a profissionalização da Educação Física no ensino superior foram apresentadas. Conclui-se que a obra emerge como uma importante contribuição para a estruturação de ações no campo da Formação Profissional da Educação Física.Palavras chave: Educação Física, Formação Profissional, Mapeamento, América Latina Professional Training in Physical Education in Latin America: Diversities And Challenges AbstractThis is a review of the book “Professional Training in Physical Education in Latin America: Encounters, Diversity and Challenges”, written by Ana Marcia Silva and Victor Molina Bedoya and published by Paco Publisher in 2015. The work presents an inventory of the characteristics of Physical Education in Latin America with emphasis on its organization, development and structuring. The Physical Education trajectory, the challenges, as well as the diversity of proposals for the professionalization of the field in higher education were presented. We conclude that the work emerges as an important contribution to the structuring of actions in the field of Professional Training of Physical Education.Key words: Physical Education, Professional Training, Latin America; Formación Profesional en Educación Física en América Latina: Diversidades y DesafíosResuméSe trata de una reseña del libro Formación Profesional en Educación Física en América Latina: Encuentros, Diversidades y Desafíos, escrito por Ana Marcia Silva y Victor Molina Bedoya y publicado por Paco Editora en el año 2015. La obra presenta un inventario de las características de la obra Educación Física en América Latina con destaque para su organización, desarrollo y estructuración. En esta trayectoria se presentaron los desafíos, así como la diversidad de propuestas para la profesionalización de la Educación Física en la enseñanza superior. Se concluye que la obra emerge como una importante contribución para la estructuración de acciones en el campo de la Formación Profesional de la Educación Física. Palabras clave: Educación Física, Formación Profesional, América Latina; |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51421 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51421/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859161878528 |