O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Rubiane Giovani
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lara, Larissa Michelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166809
Resumo: Este estudo teve como propósito verificar o que pensam os estudantes sobre o processo de formação profissional e quais as orientações dos próprios alunos para a seleção de conhecimentos considerados relevantes para subsidiar sua atuação profissional. Para tanto, optamos pela técnica de Grupos Focais, com dois grupos de estudantes de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá: um com sete alunos de primeiro ao terceiro ano do curso e o outro constituído por cinco alunos do terceiro e quarto ano do curso. Cada encontro originou material de vídeo e áudio, transcrito e analisado posteriormente de forma a identificar padrões relacionados e aplicados ao problema de estudo. Identificamos duas categorias temáticas: a) Considerações sobre o curso de formação e expectativas para o campo profissional na Educação Física, que retratou o impacto da configuração curricular do curso e o impacto da ação docente na orientação profissional; b) Uso dos conhecimentos pelos estudantes de Educação Física, que descreve as características das redes de conhecimentos estabelecidas pelos estudantes no processo de formação. Tais categorias demonstraram que as demandas no mercado de trabalho levou a área a adaptar seus conteúdos e currículos, embora tais mudanças não tenham refletido nas condições da formação profissional, nem tampouco contemplaram as concepções dos docentes em relação ao ensino profissional, ressaltando fragilidades na lógica da formação universitária.
id USP-35_4186d6bee1ff5a708fdbea75900fbc6f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/166809
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação FísicaWhat students think about professional formation in physical educationProfessional choicesFocal groupKnowledgeProfessional educationEscolhas profissionaisGrupo focalConhecimentoEnsino profissionalEste estudo teve como propósito verificar o que pensam os estudantes sobre o processo de formação profissional e quais as orientações dos próprios alunos para a seleção de conhecimentos considerados relevantes para subsidiar sua atuação profissional. Para tanto, optamos pela técnica de Grupos Focais, com dois grupos de estudantes de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá: um com sete alunos de primeiro ao terceiro ano do curso e o outro constituído por cinco alunos do terceiro e quarto ano do curso. Cada encontro originou material de vídeo e áudio, transcrito e analisado posteriormente de forma a identificar padrões relacionados e aplicados ao problema de estudo. Identificamos duas categorias temáticas: a) Considerações sobre o curso de formação e expectativas para o campo profissional na Educação Física, que retratou o impacto da configuração curricular do curso e o impacto da ação docente na orientação profissional; b) Uso dos conhecimentos pelos estudantes de Educação Física, que descreve as características das redes de conhecimentos estabelecidas pelos estudantes no processo de formação. Tais categorias demonstraram que as demandas no mercado de trabalho levou a área a adaptar seus conteúdos e currículos, embora tais mudanças não tenham refletido nas condições da formação profissional, nem tampouco contemplaram as concepções dos docentes em relação ao ensino profissional, ressaltando fragilidades na lógica da formação universitária.This study aimed to verify what students think about the process of professional formation and what guidance the students themselves for the selection of relevant knowledge to subsidize their professional performance. To this end, we chose the research technique of focus groups, with two groups of Physical Education students of Maringa State University. In one group, we had seven students from first to third year of the course and the other group made up of five students from the third and fourth graduation year. Each meeting originated video and audio data, transcribed and analyzed later to identify standards applicable to the problem of study. We identified two themes: a) Considerations about the training course and expectations for professional field in Physical Education, which portrayed the impact of curricular setting of the course and the impact of teacher action on career orientation; b) the use of knowledge by students of Physical Education, which describes the characteristics of knowledge networks established by students in the formation process. These categories shows that the demands in the labor market has led the professional training to adapt their content and curricula, although these changes were not reflected in terms of professional formation, nor beheld the conceptions of teachers in relation to professional education, highlighting weaknesses in the logic of university formation.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16680910.11606/1807-5509201800020263Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 2 (2018); 263-276Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 2 (2018); 263-276Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 2 (2018); 263-2761981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166809/159420Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Rubiane GiovaniLara, Larissa Michelle2020-07-13T01:24:48Zoai:revistas.usp.br:article/166809Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:24:48Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física
What students think about professional formation in physical education
title O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física
spellingShingle O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física
Fonseca, Rubiane Giovani
Professional choices
Focal group
Knowledge
Professional education
Escolhas profissionais
Grupo focal
Conhecimento
Ensino profissional
title_short O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física
title_full O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física
title_fullStr O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física
title_full_unstemmed O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física
title_sort O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física
author Fonseca, Rubiane Giovani
author_facet Fonseca, Rubiane Giovani
Lara, Larissa Michelle
author_role author
author2 Lara, Larissa Michelle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Rubiane Giovani
Lara, Larissa Michelle
dc.subject.por.fl_str_mv Professional choices
Focal group
Knowledge
Professional education
Escolhas profissionais
Grupo focal
Conhecimento
Ensino profissional
topic Professional choices
Focal group
Knowledge
Professional education
Escolhas profissionais
Grupo focal
Conhecimento
Ensino profissional
description Este estudo teve como propósito verificar o que pensam os estudantes sobre o processo de formação profissional e quais as orientações dos próprios alunos para a seleção de conhecimentos considerados relevantes para subsidiar sua atuação profissional. Para tanto, optamos pela técnica de Grupos Focais, com dois grupos de estudantes de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá: um com sete alunos de primeiro ao terceiro ano do curso e o outro constituído por cinco alunos do terceiro e quarto ano do curso. Cada encontro originou material de vídeo e áudio, transcrito e analisado posteriormente de forma a identificar padrões relacionados e aplicados ao problema de estudo. Identificamos duas categorias temáticas: a) Considerações sobre o curso de formação e expectativas para o campo profissional na Educação Física, que retratou o impacto da configuração curricular do curso e o impacto da ação docente na orientação profissional; b) Uso dos conhecimentos pelos estudantes de Educação Física, que descreve as características das redes de conhecimentos estabelecidas pelos estudantes no processo de formação. Tais categorias demonstraram que as demandas no mercado de trabalho levou a área a adaptar seus conteúdos e currículos, embora tais mudanças não tenham refletido nas condições da formação profissional, nem tampouco contemplaram as concepções dos docentes em relação ao ensino profissional, ressaltando fragilidades na lógica da formação universitária.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166809
10.11606/1807-5509201800020263
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166809
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201800020263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166809/159420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 2 (2018); 263-276
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 2 (2018); 263-276
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 2 (2018); 263-276
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934070984704