O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
DOI: | 10.5216/rpp.v22.54596 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54596 |
Resumo: | O artigo objetivou investigar o trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros. A pesquisa caracterizou-se como revisão sistemática da literatura e buscas foram realizadas nas bases de dados Lilacs, Scielo, SportDiscus e Web of Science. A amostra foi composta por três artigos científicos. A análise descritiva e o método de análise de conteúdo subsidiaram o tratamento dos dados. As publicações destacaram preocupações com a qualificação profissional e, ainda, que interesses mercadológicos e precárias condições de trabalho são elementos que interferem no exercício profissional. Conclui-se que essa temática é incipiente e periférica na produção científica da área, requerendo maior empreendimento de seus pesquisadores. |
id |
UFG-4_fb1377c2e04658abd64798800fe54c7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54596 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
spelling |
O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileirosTrabalho docenteEnsino superiorEducação Física.O artigo objetivou investigar o trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros. A pesquisa caracterizou-se como revisão sistemática da literatura e buscas foram realizadas nas bases de dados Lilacs, Scielo, SportDiscus e Web of Science. A amostra foi composta por três artigos científicos. A análise descritiva e o método de análise de conteúdo subsidiaram o tratamento dos dados. As publicações destacaram preocupações com a qualificação profissional e, ainda, que interesses mercadológicos e precárias condições de trabalho são elementos que interferem no exercício profissional. Conclui-se que essa temática é incipiente e periférica na produção científica da área, requerendo maior empreendimento de seus pesquisadores.Universidade Federal de Goiás2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5459610.5216/rpp.v22.54596Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54596/33756Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBroch, CarolineTeixeira, Fabiane CastilhoKravchychyn, ClaudioBarbosa-Rinaldi, Ieda Parra2020-02-28T14:28:56Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54596Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2020-02-28T14:28:56Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros |
title |
O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros |
spellingShingle |
O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros Broch, Caroline Trabalho docente Ensino superior Educação Física. Broch, Caroline Trabalho docente Ensino superior Educação Física. |
title_short |
O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros |
title_full |
O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros |
title_fullStr |
O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros |
title_sort |
O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros |
author |
Broch, Caroline |
author_facet |
Broch, Caroline Broch, Caroline Teixeira, Fabiane Castilho Kravchychyn, Claudio Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra Teixeira, Fabiane Castilho Kravchychyn, Claudio Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Fabiane Castilho Kravchychyn, Claudio Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Broch, Caroline Teixeira, Fabiane Castilho Kravchychyn, Claudio Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Ensino superior Educação Física. |
topic |
Trabalho docente Ensino superior Educação Física. |
description |
O artigo objetivou investigar o trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros. A pesquisa caracterizou-se como revisão sistemática da literatura e buscas foram realizadas nas bases de dados Lilacs, Scielo, SportDiscus e Web of Science. A amostra foi composta por três artigos científicos. A análise descritiva e o método de análise de conteúdo subsidiaram o tratamento dos dados. As publicações destacaram preocupações com a qualificação profissional e, ainda, que interesses mercadológicos e precárias condições de trabalho são elementos que interferem no exercício profissional. Conclui-se que essa temática é incipiente e periférica na produção científica da área, requerendo maior empreendimento de seus pesquisadores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54596 10.5216/rpp.v22.54596 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54596 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.54596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54596/33756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1822181579241291776 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/rpp.v22.54596 |