Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezer,Ricardo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento,Juarez Vieira do, Fensterseifer,Paulo Evaldo, Graça,Amândio Braga dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400007
Resumo: O objetivo desse artigo é refletir acerca do trabalho docente na Educação Superior, tomando como referência o campo da Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, pautada por uma orientação hermenêutica, desenvolvida no contexto da UFSC e da UNOCHAPECÓ. O grupo de colaboradores foi constituído de professores dos cursos de EF das universidades mencionadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os colaboradores, a fim de ampliar a compreensão acerca do tema proposto. Ao fim, consideramos que um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente na Educação Superior, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico da prática pedagógica, bem como, um redimensionamento da atividade epistemológica presente neste âmbito.
id CBCE-1_27d78643b23b7e8b4b0436a156454b00
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892012000400007
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...Educação superiortrabalho docenteepistemologiaEducação FísicaO objetivo desse artigo é refletir acerca do trabalho docente na Educação Superior, tomando como referência o campo da Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, pautada por uma orientação hermenêutica, desenvolvida no contexto da UFSC e da UNOCHAPECÓ. O grupo de colaboradores foi constituído de professores dos cursos de EF das universidades mencionadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os colaboradores, a fim de ampliar a compreensão acerca do tema proposto. Ao fim, consideramos que um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente na Educação Superior, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico da prática pedagógica, bem como, um redimensionamento da atividade epistemológica presente neste âmbito.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400007Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.34 n.4 2012reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892012000400007info:eu-repo/semantics/openAccessRezer,RicardoNascimento,Juarez Vieira doFensterseifer,Paulo EvaldoGraça,Amândio Braga dos Santospor2013-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892012000400007Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:44.349324Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...
title Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...
spellingShingle Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...
Rezer,Ricardo
Educação superior
trabalho docente
epistemologia
Educação Física
title_short Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...
title_full Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...
title_fullStr Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...
title_full_unstemmed Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...
title_sort Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da educação física...
author Rezer,Ricardo
author_facet Rezer,Ricardo
Nascimento,Juarez Vieira do
Fensterseifer,Paulo Evaldo
Graça,Amândio Braga dos Santos
author_role author
author2 Nascimento,Juarez Vieira do
Fensterseifer,Paulo Evaldo
Graça,Amândio Braga dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezer,Ricardo
Nascimento,Juarez Vieira do
Fensterseifer,Paulo Evaldo
Graça,Amândio Braga dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
trabalho docente
epistemologia
Educação Física
topic Educação superior
trabalho docente
epistemologia
Educação Física
description O objetivo desse artigo é refletir acerca do trabalho docente na Educação Superior, tomando como referência o campo da Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, pautada por uma orientação hermenêutica, desenvolvida no contexto da UFSC e da UNOCHAPECÓ. O grupo de colaboradores foi constituído de professores dos cursos de EF das universidades mencionadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os colaboradores, a fim de ampliar a compreensão acerca do tema proposto. Ao fim, consideramos que um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente na Educação Superior, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico da prática pedagógica, bem como, um redimensionamento da atividade epistemológica presente neste âmbito.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32892012000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.34 n.4 2012
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203853836320768