ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13584 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese sobre o contexto das investigações a respeito do pensamento do professor e a proposta conceitual relativa ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK - pedagogical content knowledge) com implicações na formação do professor. Considerando as alterações curriculares nos cursos de graduação em Educação Física e estruturais na sociedade, percebe-se a demanda de possibilidades de abordagens de investigação para que se possa estabelecer itinerários mais robustos e confiáveis para a formação destes professores.Palavras-chave:Pensamento do professor; Formação profissional; Educação Física; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. |
id |
UFG-4_fcfccb23ee70ed44f2acc513aeb381d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/13584 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICAPensamento do professorFormação profissionalEducação FísicaConhecimento Pedagógico do ConteúdoResumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese sobre o contexto das investigações a respeito do pensamento do professor e a proposta conceitual relativa ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK - pedagogical content knowledge) com implicações na formação do professor. Considerando as alterações curriculares nos cursos de graduação em Educação Física e estruturais na sociedade, percebe-se a demanda de possibilidades de abordagens de investigação para que se possa estabelecer itinerários mais robustos e confiáveis para a formação destes professores.Palavras-chave:Pensamento do professor; Formação profissional; Educação Física; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.Universidade Federal de Goiás2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1358410.5216/rpp.v14i3.13584Pensar a Prática; Vol. 14 No. 3 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 3 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/13584/10144Ramos, Valmorda Silva, RudneyBrasil, Vinicius ZeilmannVargas, Carla RegianeGutierres Filho, Paulo José Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:19:13Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/13584Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:44.593751Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA |
title |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA |
spellingShingle |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA Ramos, Valmor Pensamento do professor Formação profissional Educação Física Conhecimento Pedagógico do Conteúdo |
title_short |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA |
title_full |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA |
title_fullStr |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA |
title_full_unstemmed |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA |
title_sort |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA |
author |
Ramos, Valmor |
author_facet |
Ramos, Valmor da Silva, Rudney Brasil, Vinicius Zeilmann Vargas, Carla Regiane Gutierres Filho, Paulo José Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Rudney Brasil, Vinicius Zeilmann Vargas, Carla Regiane Gutierres Filho, Paulo José Barbosa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Valmor da Silva, Rudney Brasil, Vinicius Zeilmann Vargas, Carla Regiane Gutierres Filho, Paulo José Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento do professor Formação profissional Educação Física Conhecimento Pedagógico do Conteúdo |
topic |
Pensamento do professor Formação profissional Educação Física Conhecimento Pedagógico do Conteúdo |
description |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese sobre o contexto das investigações a respeito do pensamento do professor e a proposta conceitual relativa ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK - pedagogical content knowledge) com implicações na formação do professor. Considerando as alterações curriculares nos cursos de graduação em Educação Física e estruturais na sociedade, percebe-se a demanda de possibilidades de abordagens de investigação para que se possa estabelecer itinerários mais robustos e confiáveis para a formação destes professores.Palavras-chave:Pensamento do professor; Formação profissional; Educação Física; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13584 10.5216/rpp.v14i3.13584 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13584 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v14i3.13584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13584/10144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 14 No. 3 (2011) Pensar a Prática; v. 14 n. 3 (2011) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874856631664640 |