ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Valmor
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: da Silva, Rudney, Brasil, Vinicius Zeilmann, Vargas, Carla Regiane, Gutierres Filho, Paulo José Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13584
Resumo: Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese sobre o contexto das investigações a respeito do pensamento do professor e a proposta conceitual relativa ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK - pedagogical content knowledge) com implicações na formação do professor. Considerando as alterações curriculares nos cursos de graduação em Educação Física e estruturais na sociedade, percebe-se a demanda de possibilidades de abordagens de investigação para que se possa estabelecer itinerários mais robustos e confiáveis para a formação destes professores.Palavras-chave:Pensamento do professor; Formação profissional; Educação Física; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.
id UFG-4_fcfccb23ee70ed44f2acc513aeb381d5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/13584
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICAPensamento do professorFormação profissionalEducação FísicaConhecimento Pedagógico do ConteúdoResumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese sobre o contexto das investigações a respeito do pensamento do professor e a proposta conceitual relativa ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK - pedagogical content knowledge) com implicações na formação do professor. Considerando as alterações curriculares nos cursos de graduação em Educação Física e estruturais na sociedade, percebe-se a demanda de possibilidades de abordagens de investigação para que se possa estabelecer itinerários mais robustos e confiáveis para a formação destes professores.Palavras-chave:Pensamento do professor; Formação profissional; Educação Física; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.Universidade Federal de Goiás2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1358410.5216/rpp.v14i3.13584Pensar a Prática; Vol. 14 No. 3 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 3 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/13584/10144Ramos, Valmorda Silva, RudneyBrasil, Vinicius ZeilmannVargas, Carla RegianeGutierres Filho, Paulo José Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:19:13Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/13584Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:44.593751Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA
title ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA
spellingShingle ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA
Ramos, Valmor
Pensamento do professor
Formação profissional
Educação Física
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
title_short ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA
title_full ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA
title_fullStr ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA
title_full_unstemmed ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA
title_sort ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA
author Ramos, Valmor
author_facet Ramos, Valmor
da Silva, Rudney
Brasil, Vinicius Zeilmann
Vargas, Carla Regiane
Gutierres Filho, Paulo José Barbosa
author_role author
author2 da Silva, Rudney
Brasil, Vinicius Zeilmann
Vargas, Carla Regiane
Gutierres Filho, Paulo José Barbosa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Valmor
da Silva, Rudney
Brasil, Vinicius Zeilmann
Vargas, Carla Regiane
Gutierres Filho, Paulo José Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento do professor
Formação profissional
Educação Física
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
topic Pensamento do professor
Formação profissional
Educação Física
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
description Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese sobre o contexto das investigações a respeito do pensamento do professor e a proposta conceitual relativa ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK - pedagogical content knowledge) com implicações na formação do professor. Considerando as alterações curriculares nos cursos de graduação em Educação Física e estruturais na sociedade, percebe-se a demanda de possibilidades de abordagens de investigação para que se possa estabelecer itinerários mais robustos e confiáveis para a formação destes professores.Palavras-chave:Pensamento do professor; Formação profissional; Educação Física; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13584
10.5216/rpp.v14i3.13584
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13584
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v14i3.13584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13584/10144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 14 No. 3 (2011)
Pensar a Prática; v. 14 n. 3 (2011)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856631664640