A MATEMATIZAÇÃO DA VIDA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DE PESSOAS NA MEIA IDADE
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25352 |
Resumo: | Objetivamos analisar as organizações metodológicas que estruturam as investigações da Educação Física produzidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu com pessoas na meia idade e suas implicações na produção do conhecimento face à realidade social concreta. Analisamos os dados de duas teses e dezessete dissertações com base no modelo quadripolar. Identificamos que dezoito pesquisas aproximaram-se da tendência epistemológica empírico-analítica e uma do referencial crítico-dialético. As questões de método enfatizaram a quantificação das informações referentes à vida dos sujeitos, desprezando explicações de ordem mais qualitativa, no âmbito social ou subjetivo, o que por vezes distanciou os estudos do plano do real, no sentido de um potencial impacto social significativo. |
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A MATEMATIZAÇÃO DA VIDA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DE PESSOAS NA MEIA IDADEEducação Física e TreinamentoMeia idadeAtividade FísicaRelatório de Pesquisa.Objetivamos analisar as organizações metodológicas que estruturam as investigações da Educação Física produzidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu com pessoas na meia idade e suas implicações na produção do conhecimento face à realidade social concreta. Analisamos os dados de duas teses e dezessete dissertações com base no modelo quadripolar. Identificamos que dezoito pesquisas aproximaram-se da tendência epistemológica empírico-analítica e uma do referencial crítico-dialético. As questões de método enfatizaram a quantificação das informações referentes à vida dos sujeitos, desprezando explicações de ordem mais qualitativa, no âmbito social ou subjetivo, o que por vezes distanciou os estudos do plano do real, no sentido de um potencial impacto social significativo.Universidade Federal de Goiás2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2535210.5216/rpp.v16i3.25352Pensar a Prática; Vol. 16 No. 3 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 3 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/25352/15259Antunes, Priscilla de CesaroSilva, Ana MárciaBaptista, Tadeu João Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:24:29Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/25352Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:56.702089Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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