A MATEMATIZAÇÃO DA VIDA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DE PESSOAS NA MEIA IDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Priscilla de Cesaro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Ana Márcia, Baptista, Tadeu João Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25352
Resumo: Objetivamos analisar as organizações metodológicas que estruturam as investigações da Educação Física produzidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu com pessoas na meia idade e suas implicações na produção do conhecimento face à realidade social concreta. Analisamos os dados de duas teses e dezessete dissertações com base no modelo quadripolar. Identificamos que dezoito pesquisas aproximaram-se da tendência epistemológica empírico-analítica e uma do referencial crítico-dialético. As questões de método enfatizaram a quantificação das informações referentes à vida dos sujeitos, desprezando explicações de ordem mais qualitativa, no âmbito social ou subjetivo, o que por vezes distanciou os estudos do plano do real, no sentido de um potencial impacto social significativo.
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