Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richter, Denis
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: de Faria, Gislaine Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/13834
Resumo: O uso da Cartografia nas aulas de Geografia é muito recorrente. Os mapas são requisitados para contribuir na localização e, principalmente, na espacialização dos fenômenos que integram a realidade. No entanto, além de desenvolver a leitura dos mapas a escola precisa criar condições para que os alunos possam produzir/construir mapas. Para isto, o mapa mental é um recurso que possibilita ao estudante a construção de uma representação espacial sobre um determinado espaço de forma mais autônoma, por ser proveniente de interpretações do campo social coletivo e particular dos indivíduos (Gould & White apud TEIXEIRA, 2001). Com base nesses pontos organizamos uma pesquisa que teve como objetivo analisar a produção de mapas mentais de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Além disso, este estudo buscou conhecer e interpretar as diferenças e as semelhanças no desenvolvimento da construção dos mapas mentais por alunos do EF e EM, bem como no uso dos signos cartográficos e na relação desta representação espacial com o conhecimento geográfico ensinado aos alunos durante a Educação Básica.
id UFG-5_1f8efef8cf1c398f99d03e792e020d5e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/13834
network_acronym_str UFG-5
network_name_str Ateliê Geográfico
repository_id_str
spelling Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834O uso da Cartografia nas aulas de Geografia é muito recorrente. Os mapas são requisitados para contribuir na localização e, principalmente, na espacialização dos fenômenos que integram a realidade. No entanto, além de desenvolver a leitura dos mapas a escola precisa criar condições para que os alunos possam produzir/construir mapas. Para isto, o mapa mental é um recurso que possibilita ao estudante a construção de uma representação espacial sobre um determinado espaço de forma mais autônoma, por ser proveniente de interpretações do campo social coletivo e particular dos indivíduos (Gould & White apud TEIXEIRA, 2001). Com base nesses pontos organizamos uma pesquisa que teve como objetivo analisar a produção de mapas mentais de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Além disso, este estudo buscou conhecer e interpretar as diferenças e as semelhanças no desenvolvimento da construção dos mapas mentais por alunos do EF e EM, bem como no uso dos signos cartográficos e na relação desta representação espacial com o conhecimento geográfico ensinado aos alunos durante a Educação Básica.Universidade Federal de Goiás2011-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/1383410.5216/ag.v5i1.13834Ateliê Geográfico Journal; Vol. 5 No. 1 (2011); 250-268Ateliê Geográfico; Vol. 5 Núm. 1 (2011); 250-268Ateliê Geográfico; v. 5 n. 1 (2011); 250-2681982-195610.5216/ag.v5i1.%areponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/13834/882810.5216/ag.v5i1.13834Richter, Denisde Faria, Gislaine Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T12:47:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/13834Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:09.429018Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834
title Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834
spellingShingle Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834
Richter, Denis
title_short Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834
title_full Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834
title_fullStr Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834
title_full_unstemmed Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834
title_sort Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834
author Richter, Denis
author_facet Richter, Denis
de Faria, Gislaine Garcia
author_role author
author2 de Faria, Gislaine Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Richter, Denis
de Faria, Gislaine Garcia
description O uso da Cartografia nas aulas de Geografia é muito recorrente. Os mapas são requisitados para contribuir na localização e, principalmente, na espacialização dos fenômenos que integram a realidade. No entanto, além de desenvolver a leitura dos mapas a escola precisa criar condições para que os alunos possam produzir/construir mapas. Para isto, o mapa mental é um recurso que possibilita ao estudante a construção de uma representação espacial sobre um determinado espaço de forma mais autônoma, por ser proveniente de interpretações do campo social coletivo e particular dos indivíduos (Gould & White apud TEIXEIRA, 2001). Com base nesses pontos organizamos uma pesquisa que teve como objetivo analisar a produção de mapas mentais de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Além disso, este estudo buscou conhecer e interpretar as diferenças e as semelhanças no desenvolvimento da construção dos mapas mentais por alunos do EF e EM, bem como no uso dos signos cartográficos e na relação desta representação espacial com o conhecimento geográfico ensinado aos alunos durante a Educação Básica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/13834
10.5216/ag.v5i1.13834
url https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/13834
identifier_str_mv 10.5216/ag.v5i1.13834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/13834/8828
10.5216/ag.v5i1.13834
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Ateliê Geográfico Journal; Vol. 5 No. 1 (2011); 250-268
Ateliê Geográfico; Vol. 5 Núm. 1 (2011); 250-268
Ateliê Geográfico; v. 5 n. 1 (2011); 250-268
1982-1956
10.5216/ag.v5i1.%a
reponame:Ateliê Geográfico
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ateliê Geográfico
collection Ateliê Geográfico
repository.name.fl_str_mv Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br
_version_ 1799874834884198400