Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Ateliê Geográfico |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/13834 |
Resumo: | O uso da Cartografia nas aulas de Geografia é muito recorrente. Os mapas são requisitados para contribuir na localização e, principalmente, na espacialização dos fenômenos que integram a realidade. No entanto, além de desenvolver a leitura dos mapas a escola precisa criar condições para que os alunos possam produzir/construir mapas. Para isto, o mapa mental é um recurso que possibilita ao estudante a construção de uma representação espacial sobre um determinado espaço de forma mais autônoma, por ser proveniente de interpretações do campo social coletivo e particular dos indivíduos (Gould & White apud TEIXEIRA, 2001). Com base nesses pontos organizamos uma pesquisa que teve como objetivo analisar a produção de mapas mentais de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Além disso, este estudo buscou conhecer e interpretar as diferenças e as semelhanças no desenvolvimento da construção dos mapas mentais por alunos do EF e EM, bem como no uso dos signos cartográficos e na relação desta representação espacial com o conhecimento geográfico ensinado aos alunos durante a Educação Básica. |
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