Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ateliê Geográfico |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar os resultados teóricos e metodológicos de uma proposta de trabalho de campo integrado, que envolveram disciplinas da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Geografia. O trabalho também é composto por uma reflexão acerca da importância deste meio de ensino na integração teoria e prática e de uma análise integrada, contemplando aspectos sociais e ambientais que se inter-relacionam no espaço geográfico. A proposta foi desenvolvida com os alunos do 2° e 3° anos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Minaçu. As disciplinas contempladas foram a Geomorfologia, a Biogeografia, a Geografia Cultural, a Geografia Agrária e a Cartografia Temática, tendo como campo o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e região. Os procedimentos se desenvolveram em duas etapas, uma em sala de aula, onde foram feitas leituras de textos, discussão dos temas a serem desenvolvidos e elaboração dos mapas temáticos, e um segundo momento no campo, onde se procederam à coleta de dados, descrições e análises dos aspectos culturais, agrários e físicos do parque e área do entorno. |
id |
UFG-5_799d519b46dc60f05734a98a8498555a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/21981 |
network_acronym_str |
UFG-5 |
network_name_str |
Ateliê Geográfico |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981O objetivo deste artigo é apresentar os resultados teóricos e metodológicos de uma proposta de trabalho de campo integrado, que envolveram disciplinas da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Geografia. O trabalho também é composto por uma reflexão acerca da importância deste meio de ensino na integração teoria e prática e de uma análise integrada, contemplando aspectos sociais e ambientais que se inter-relacionam no espaço geográfico. A proposta foi desenvolvida com os alunos do 2° e 3° anos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Minaçu. As disciplinas contempladas foram a Geomorfologia, a Biogeografia, a Geografia Cultural, a Geografia Agrária e a Cartografia Temática, tendo como campo o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e região. Os procedimentos se desenvolveram em duas etapas, uma em sala de aula, onde foram feitas leituras de textos, discussão dos temas a serem desenvolvidos e elaboração dos mapas temáticos, e um segundo momento no campo, onde se procederam à coleta de dados, descrições e análises dos aspectos culturais, agrários e físicos do parque e área do entorno.Universidade Federal de Goiás2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/2198110.5216/ag.v6i4.21981Ateliê Geográfico Journal; Vol. 6 No. 4 (2012); 237-256Ateliê Geográfico; Vol. 6 Núm. 4 (2012); 237-256Ateliê Geográfico; v. 6 n. 4 (2012); 237-2561982-195610.5216/ag.v6i4.%areponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981/1307910.5216/ag.v6i4.21981de Souza, José Carlosde Souza, Lorena Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-20T13:04:05Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/21981Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2015-10-20T13:04:05Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981 |
title |
Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981 |
spellingShingle |
Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981 de Souza, José Carlos |
title_short |
Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981 |
title_full |
Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981 |
title_fullStr |
Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981 |
title_full_unstemmed |
Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981 |
title_sort |
Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981 |
author |
de Souza, José Carlos |
author_facet |
de Souza, José Carlos de Souza, Lorena Francisco |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Lorena Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, José Carlos de Souza, Lorena Francisco |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados teóricos e metodológicos de uma proposta de trabalho de campo integrado, que envolveram disciplinas da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Geografia. O trabalho também é composto por uma reflexão acerca da importância deste meio de ensino na integração teoria e prática e de uma análise integrada, contemplando aspectos sociais e ambientais que se inter-relacionam no espaço geográfico. A proposta foi desenvolvida com os alunos do 2° e 3° anos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Minaçu. As disciplinas contempladas foram a Geomorfologia, a Biogeografia, a Geografia Cultural, a Geografia Agrária e a Cartografia Temática, tendo como campo o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e região. Os procedimentos se desenvolveram em duas etapas, uma em sala de aula, onde foram feitas leituras de textos, discussão dos temas a serem desenvolvidos e elaboração dos mapas temáticos, e um segundo momento no campo, onde se procederam à coleta de dados, descrições e análises dos aspectos culturais, agrários e físicos do parque e área do entorno. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981 10.5216/ag.v6i4.21981 |
url |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981 |
identifier_str_mv |
10.5216/ag.v6i4.21981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981/13079 10.5216/ag.v6i4.21981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico Journal; Vol. 6 No. 4 (2012); 237-256 Ateliê Geográfico; Vol. 6 Núm. 4 (2012); 237-256 Ateliê Geográfico; v. 6 n. 4 (2012); 237-256 1982-1956 10.5216/ag.v6i4.%a reponame:Ateliê Geográfico instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Ateliê Geográfico |
collection |
Ateliê Geográfico |
repository.name.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br |
_version_ |
1799705154843312128 |