Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, José Carlos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Souza, Lorena Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados teóricos e metodológicos de uma proposta de trabalho de campo integrado, que envolveram disciplinas da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Geografia. O trabalho também é composto por uma reflexão acerca da importância deste meio de ensino na integração teoria e prática e de uma análise integrada, contemplando aspectos sociais e ambientais que se inter-relacionam no espaço geográfico. A proposta foi desenvolvida com os alunos do 2° e 3° anos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Minaçu. As disciplinas contempladas foram a Geomorfologia, a Biogeografia, a Geografia Cultural, a Geografia Agrária e a Cartografia Temática, tendo como campo o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e região. Os procedimentos se desenvolveram em duas etapas, uma em sala de aula, onde foram feitas leituras de textos, discussão dos temas a serem desenvolvidos e elaboração dos mapas temáticos, e um segundo momento no campo, onde se procederam à coleta de dados, descrições e análises dos aspectos culturais, agrários e físicos do parque e área do entorno.
id UFG-5_799d519b46dc60f05734a98a8498555a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/21981
network_acronym_str UFG-5
network_name_str Ateliê Geográfico
repository_id_str
spelling Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981O objetivo deste artigo é apresentar os resultados teóricos e metodológicos de uma proposta de trabalho de campo integrado, que envolveram disciplinas da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Geografia. O trabalho também é composto por uma reflexão acerca da importância deste meio de ensino na integração teoria e prática e de uma análise integrada, contemplando aspectos sociais e ambientais que se inter-relacionam no espaço geográfico. A proposta foi desenvolvida com os alunos do 2° e 3° anos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Minaçu. As disciplinas contempladas foram a Geomorfologia, a Biogeografia, a Geografia Cultural, a Geografia Agrária e a Cartografia Temática, tendo como campo o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e região. Os procedimentos se desenvolveram em duas etapas, uma em sala de aula, onde foram feitas leituras de textos, discussão dos temas a serem desenvolvidos e elaboração dos mapas temáticos, e um segundo momento no campo, onde se procederam à coleta de dados, descrições e análises dos aspectos culturais, agrários e físicos do parque e área do entorno.Universidade Federal de Goiás2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/2198110.5216/ag.v6i4.21981Ateliê Geográfico Journal; Vol. 6 No. 4 (2012); 237-256Ateliê Geográfico; Vol. 6 Núm. 4 (2012); 237-256Ateliê Geográfico; v. 6 n. 4 (2012); 237-2561982-195610.5216/ag.v6i4.%areponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981/1307910.5216/ag.v6i4.21981de Souza, José Carlosde Souza, Lorena Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-20T13:04:05Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/21981Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2015-10-20T13:04:05Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981
title Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981
spellingShingle Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981
de Souza, José Carlos
title_short Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981
title_full Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981
title_fullStr Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981
title_full_unstemmed Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981
title_sort Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981
author de Souza, José Carlos
author_facet de Souza, José Carlos
de Souza, Lorena Francisco
author_role author
author2 de Souza, Lorena Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, José Carlos
de Souza, Lorena Francisco
description O objetivo deste artigo é apresentar os resultados teóricos e metodológicos de uma proposta de trabalho de campo integrado, que envolveram disciplinas da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Geografia. O trabalho também é composto por uma reflexão acerca da importância deste meio de ensino na integração teoria e prática e de uma análise integrada, contemplando aspectos sociais e ambientais que se inter-relacionam no espaço geográfico. A proposta foi desenvolvida com os alunos do 2° e 3° anos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Minaçu. As disciplinas contempladas foram a Geomorfologia, a Biogeografia, a Geografia Cultural, a Geografia Agrária e a Cartografia Temática, tendo como campo o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e região. Os procedimentos se desenvolveram em duas etapas, uma em sala de aula, onde foram feitas leituras de textos, discussão dos temas a serem desenvolvidos e elaboração dos mapas temáticos, e um segundo momento no campo, onde se procederam à coleta de dados, descrições e análises dos aspectos culturais, agrários e físicos do parque e área do entorno.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981
10.5216/ag.v6i4.21981
url https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981
identifier_str_mv 10.5216/ag.v6i4.21981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981/13079
10.5216/ag.v6i4.21981
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Ateliê Geográfico Journal; Vol. 6 No. 4 (2012); 237-256
Ateliê Geográfico; Vol. 6 Núm. 4 (2012); 237-256
Ateliê Geográfico; v. 6 n. 4 (2012); 237-256
1982-1956
10.5216/ag.v6i4.%a
reponame:Ateliê Geográfico
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ateliê Geográfico
collection Ateliê Geográfico
repository.name.fl_str_mv Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br
_version_ 1799705154843312128