Representation of the educational area from the collective mapping: an approach from the humanist geography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malanski, Lawrence Mayer
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kozel, Salete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/24131
Resumo: Resumo Parte do tempo diário de algumas pessoas se passa em escolas com espaços arquitetados para dar suporte ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e a socialização. Esse artigo tem por objetivo elaborar uma síntese analítica geográfica de um espaço escolar público a partir de representações de pessoas que o vivem diariamente, pois acredita-se que compreender os significados atribuídos por elas a esse espaço pode ser o início para torná-lo mais humanizado. Assim, espaço é abordado a partir de paradigmas da Geografia Humanista, na qual desempenha função dialógica com as pessoas que o vivem. Para tanto, fez-se uso do recurso de mapeamento mental coletivo. A leitura e análise do mapa mental coletivo e a síntese qualitativa revelam que o espaço escolar analisado é reificado e compartimentado em vários outros espaços menores predominantemente funcionais e hierarquizados. Além disso, pode-se assumir que esses espaços possuem baixa imaginabilidade e muitos apresentam aspectos topofóbicos e de não-lugar. Palavras-chaves: Espaço escolar; espaço vivido; representação espacial; mapa mental.   Abstract Part of the daily time of some people is spent at schools with architected space to support the development of the processes of teaching and learning and the socialization. This article aims to elaborate an analytical geographical synthesis of a public educational space from the representation of people who live there daily, because it is believed the comprehension of attributed meanings by them for this space may be the beginning to become it a better humanized place. Thus, space is approached from paradigms of the Humanist Geography, which develops dialogical role with the people who live it. Therefore, it was made the use of resource of collective mental mapping. The reading and analysis of the collective mental mapping and the qualified synthesis reveal the analyzed educational space is reified and divided into many other smaller spaces mostly functional and ranked. Furthermore, may be assumed these spaces have low Imaginability and many present topophobia and non-place aspects. Keywords: Educational Space; lived space; spatial representation; mental map.   Resumen Tiempo parcial diaria algunas personas va a las escuelas con espacios Diseñada para apoyar el desarrollo de la enseñanza y el aprendizaje y la socialización. Este artículo tiene como objetivo desarrollar una síntesis analítica geográfica de un espacio de la escuela pública desde las representaciones de las personas que lo viven todos los días, porque se cree que la comprensión de los significados que atribuyen a este espacio puede ser el comienzo para que sea más humano . Así, el espacio se aborda desde los paradigmas de la Geografía Humanista, que desempeña la función dialógica con las personas que lo viven. Por lo tanto, se ha hecho uso de la función de mapeo mental colectiva. La lectura y análisis de mapa mental colectiva y la síntesis cualitativa revelan que el espacio escolar analizado es repartido en otros espacios más pequeños predominantemente funcionales y jerárquicos. Además, se puede asumir que estes espacios tienen una baja imaginabilidad y muchos presentan aspectos topofóbicos y no-lugar. Palabras clave: Espacio de la escuela, espacio vivido, representación espacial, mapa mental. 
id UFG-5_5eb1d5fb755c70487a7f8c2003d27546
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/24131
network_acronym_str UFG-5
network_name_str Ateliê Geográfico
repository_id_str
spelling Representation of the educational area from the collective mapping: an approach from the humanist geographyRepresentación del espacio de la escuela de proyección colectiva: un enfoque de la geografía humanistaRepresentação do espaço escolar a partir de mapeamento coletivo: uma abordagem da geografia humanista - DOI 10.5216/ag.v9i2.24131Resumo Parte do tempo diário de algumas pessoas se passa em escolas com espaços arquitetados para dar suporte ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e a socialização. Esse artigo tem por objetivo elaborar uma síntese analítica geográfica de um espaço escolar público a partir de representações de pessoas que o vivem diariamente, pois acredita-se que compreender os significados atribuídos por elas a esse espaço pode ser o início para torná-lo mais humanizado. Assim, espaço é abordado a partir de paradigmas da Geografia Humanista, na qual desempenha função dialógica com as pessoas que o vivem. Para tanto, fez-se uso do recurso de mapeamento mental coletivo. A leitura e análise do mapa mental coletivo e a síntese qualitativa revelam que o espaço escolar analisado é reificado e compartimentado em vários outros espaços menores predominantemente funcionais e hierarquizados. Além disso, pode-se assumir que esses espaços possuem baixa imaginabilidade e muitos apresentam aspectos topofóbicos e de não-lugar. Palavras-chaves: Espaço escolar; espaço vivido; representação espacial; mapa mental.   Abstract Part of the daily time of some people is spent at schools with architected space to support the development of the processes of teaching and learning and the socialization. This article aims to elaborate an analytical geographical synthesis of a public educational space from the representation of people who live there daily, because it is believed the comprehension of attributed meanings by them for this space may be the beginning to become it a better humanized place. Thus, space is approached from paradigms of the Humanist Geography, which develops dialogical role with the people who live it. Therefore, it was made the use of resource of collective mental mapping. The reading and analysis of the collective mental mapping and the qualified synthesis reveal the analyzed educational space is reified and divided into many other smaller spaces mostly functional and ranked. Furthermore, may be assumed these spaces have low Imaginability and many present topophobia and non-place aspects. Keywords: Educational Space; lived space; spatial representation; mental map.   Resumen Tiempo parcial diaria algunas personas va a las escuelas con espacios Diseñada para apoyar el desarrollo de la enseñanza y el aprendizaje y la socialización. Este artículo tiene como objetivo desarrollar una síntesis analítica geográfica de un espacio de la escuela pública desde las representaciones de las personas que lo viven todos los días, porque se cree que la comprensión de los significados que atribuyen a este espacio puede ser el comienzo para que sea más humano . Así, el espacio se aborda desde los paradigmas de la Geografía Humanista, que desempeña la función dialógica con las personas que lo viven. Por lo tanto, se ha hecho uso de la función de mapeo mental colectiva. La lectura y análisis de mapa mental colectiva y la síntesis cualitativa revelan que el espacio escolar analizado es repartido en otros espacios más pequeños predominantemente funcionales y jerárquicos. Además, se puede asumir que estes espacios tienen una baja imaginabilidad y muchos presentan aspectos topofóbicos y no-lugar. Palabras clave: Espacio de la escuela, espacio vivido, representación espacial, mapa mental. Universidade Federal de Goiás2014-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/2413110.5216/ag.v9i2.24131Ateliê Geográfico Journal; Vol. 9 No. 2 (2015); 154-169Ateliê Geográfico; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 154-169Ateliê Geográfico; v. 9 n. 2 (2015); 154-1691982-195610.5216/ag.v9i2.%areponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/24131/1896510.5216/ag.v9i2.24131Malanski, Lawrence MayerKozel, Saleteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-28T02:00:00Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/24131Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:19.023970Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Representation of the educational area from the collective mapping: an approach from the humanist geography
Representación del espacio de la escuela de proyección colectiva: un enfoque de la geografía humanista
Representação do espaço escolar a partir de mapeamento coletivo: uma abordagem da geografia humanista - DOI 10.5216/ag.v9i2.24131
title Representation of the educational area from the collective mapping: an approach from the humanist geography
spellingShingle Representation of the educational area from the collective mapping: an approach from the humanist geography
Malanski, Lawrence Mayer
title_short Representation of the educational area from the collective mapping: an approach from the humanist geography
title_full Representation of the educational area from the collective mapping: an approach from the humanist geography
title_fullStr Representation of the educational area from the collective mapping: an approach from the humanist geography
title_full_unstemmed Representation of the educational area from the collective mapping: an approach from the humanist geography
title_sort Representation of the educational area from the collective mapping: an approach from the humanist geography
author Malanski, Lawrence Mayer
author_facet Malanski, Lawrence Mayer
Kozel, Salete
author_role author
author2 Kozel, Salete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malanski, Lawrence Mayer
Kozel, Salete
description Resumo Parte do tempo diário de algumas pessoas se passa em escolas com espaços arquitetados para dar suporte ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e a socialização. Esse artigo tem por objetivo elaborar uma síntese analítica geográfica de um espaço escolar público a partir de representações de pessoas que o vivem diariamente, pois acredita-se que compreender os significados atribuídos por elas a esse espaço pode ser o início para torná-lo mais humanizado. Assim, espaço é abordado a partir de paradigmas da Geografia Humanista, na qual desempenha função dialógica com as pessoas que o vivem. Para tanto, fez-se uso do recurso de mapeamento mental coletivo. A leitura e análise do mapa mental coletivo e a síntese qualitativa revelam que o espaço escolar analisado é reificado e compartimentado em vários outros espaços menores predominantemente funcionais e hierarquizados. Além disso, pode-se assumir que esses espaços possuem baixa imaginabilidade e muitos apresentam aspectos topofóbicos e de não-lugar. Palavras-chaves: Espaço escolar; espaço vivido; representação espacial; mapa mental.   Abstract Part of the daily time of some people is spent at schools with architected space to support the development of the processes of teaching and learning and the socialization. This article aims to elaborate an analytical geographical synthesis of a public educational space from the representation of people who live there daily, because it is believed the comprehension of attributed meanings by them for this space may be the beginning to become it a better humanized place. Thus, space is approached from paradigms of the Humanist Geography, which develops dialogical role with the people who live it. Therefore, it was made the use of resource of collective mental mapping. The reading and analysis of the collective mental mapping and the qualified synthesis reveal the analyzed educational space is reified and divided into many other smaller spaces mostly functional and ranked. Furthermore, may be assumed these spaces have low Imaginability and many present topophobia and non-place aspects. Keywords: Educational Space; lived space; spatial representation; mental map.   Resumen Tiempo parcial diaria algunas personas va a las escuelas con espacios Diseñada para apoyar el desarrollo de la enseñanza y el aprendizaje y la socialización. Este artículo tiene como objetivo desarrollar una síntesis analítica geográfica de un espacio de la escuela pública desde las representaciones de las personas que lo viven todos los días, porque se cree que la comprensión de los significados que atribuyen a este espacio puede ser el comienzo para que sea más humano . Así, el espacio se aborda desde los paradigmas de la Geografía Humanista, que desempeña la función dialógica con las personas que lo viven. Por lo tanto, se ha hecho uso de la función de mapeo mental colectiva. La lectura y análisis de mapa mental colectiva y la síntesis cualitativa revelan que el espacio escolar analizado es repartido en otros espacios más pequeños predominantemente funcionales y jerárquicos. Además, se puede asumir que estes espacios tienen una baja imaginabilidad y muchos presentan aspectos topofóbicos y no-lugar. Palabras clave: Espacio de la escuela, espacio vivido, representación espacial, mapa mental. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/24131
10.5216/ag.v9i2.24131
url https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/24131
identifier_str_mv 10.5216/ag.v9i2.24131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/24131/18965
10.5216/ag.v9i2.24131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Ateliê Geográfico Journal; Vol. 9 No. 2 (2015); 154-169
Ateliê Geográfico; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 154-169
Ateliê Geográfico; v. 9 n. 2 (2015); 154-169
1982-1956
10.5216/ag.v9i2.%a
reponame:Ateliê Geográfico
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ateliê Geográfico
collection Ateliê Geográfico
repository.name.fl_str_mv Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br
_version_ 1799874835563675648