School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ateliê Geográfico |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/49270 |
Resumo: | Resumo Num processo mais visível no Hemisfério Norte, porém, também presente no Hemisfério Sul, nos últimos anos tem emergido uma série de ações com o intuito de fazer dos espaços urbanos protagonistas dos sistemas alimentares locais, fato que demarca a “segunda geração” da proposta alternativa de soberania alimentar. São exemplos disso, conselhos de políticas alimentares, mercados de produtos locais, hortas e pomares urbanos e outros. Com base em tal referência, nesse texto é feita uma análise da implementação de hortas escolares em Vancouver, no Canadá, utilizando o método qualitativo. Destaca-se que, apesar de serem efetivadas em escolas públicas, os maiores responsáveis por tais inciativas são Organizações Não-governamentais (ONGs) que desenvolvem projetos de promoção da agricultura local e de educação alimentar. Palavras-chave: Soberania alimentar; Vancouver School Board; Farm to School BC; Agricultura urbana; Hortas escolares. Abstract In recent years a series of actions in order to turn urban spaces into protagonists of local food systems has emerged, as part of a process that is more visible in the Northern Hemisphere – but also present in the Southern Hemisphere – a fact that marks the "second generation" of the alternative proposal of food sovereignty. Examples include food policy councils, farm markets, urban gardens, orchards and others. Based on these references, this paper offers an analysis of the implementation of school gardens in Vancouver, Canada, by using the qualitative method. It is noteworthy that, despite taking place in public schools, those most responsible for such initiatives are Non-Governmental Organizations (NGOs) that develop projects promoting local agriculture and food literacy. Keywords: Food sovereignty; Vancouver School Board; Farm to School BC; Urban agriculture; School gardens Resumen Un proceso más visible en el hemisferio norte, pero también presentes en el hemisferio sur en los últimos años, es el surgimiento de una serie de acciones con el fin de hacer los espacios urbanos, los sistemas alimentarios locales, un hecho que marca la "segunda generación" de la propuesta alternativa de la soberanía alimentaria. Los ejemplos incluyen el asesoramiento a las políticas de alimentos, mercados de productos locales, jardines y huertas urbanas y otros. Con base en estas referencias, este texto presenta un análisis de la implementación de jardines en las escuelas en Vancouver, Canadá, utilizando el método cualitativo. Es de destacar que, a pesar de ser efectuado en las escuelas públicas, el más responsable de este tipo de iniciativas son las Organizaciones No Gubernamentales (ONG) que desarrollan proyectos de promoción de la agricultura local y educación alimentaria. Palabras clave: La soberanía alimentaria; Vancouver School Board; Farm to School BC; La agricultura urbana; Las huertas escolares |
id |
UFG-5_62036d2df883d3ae45ae4402b7a046be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/49270 |
network_acronym_str |
UFG-5 |
network_name_str |
Ateliê Geográfico |
repository_id_str |
|
spelling |
School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereigntyLas huertas escolares en Vancouver, Canadá, como parte de la “segunda generación” de la soberanía alimentariaHortas escolares em Vancouver, Canadá como parte da “segunda geração” da soberania alimentarResumo Num processo mais visível no Hemisfério Norte, porém, também presente no Hemisfério Sul, nos últimos anos tem emergido uma série de ações com o intuito de fazer dos espaços urbanos protagonistas dos sistemas alimentares locais, fato que demarca a “segunda geração” da proposta alternativa de soberania alimentar. São exemplos disso, conselhos de políticas alimentares, mercados de produtos locais, hortas e pomares urbanos e outros. Com base em tal referência, nesse texto é feita uma análise da implementação de hortas escolares em Vancouver, no Canadá, utilizando o método qualitativo. Destaca-se que, apesar de serem efetivadas em escolas públicas, os maiores responsáveis por tais inciativas são Organizações Não-governamentais (ONGs) que desenvolvem projetos de promoção da agricultura local e de educação alimentar. Palavras-chave: Soberania alimentar; Vancouver School Board; Farm to School BC; Agricultura urbana; Hortas escolares. Abstract In recent years a series of actions in order to turn urban spaces into protagonists of local food systems has emerged, as part of a process that is more visible in the Northern Hemisphere – but also present in the Southern Hemisphere – a fact that marks the "second generation" of the alternative proposal of food sovereignty. Examples include food policy councils, farm markets, urban gardens, orchards and others. Based on these references, this paper offers an analysis of the implementation of school gardens in Vancouver, Canada, by using the qualitative method. It is noteworthy that, despite taking place in public schools, those most responsible for such initiatives are Non-Governmental Organizations (NGOs) that develop projects promoting local agriculture and food literacy. Keywords: Food sovereignty; Vancouver School Board; Farm to School BC; Urban agriculture; School gardens Resumen Un proceso más visible en el hemisferio norte, pero también presentes en el hemisferio sur en los últimos años, es el surgimiento de una serie de acciones con el fin de hacer los espacios urbanos, los sistemas alimentarios locales, un hecho que marca la "segunda generación" de la propuesta alternativa de la soberanía alimentaria. Los ejemplos incluyen el asesoramiento a las políticas de alimentos, mercados de productos locales, jardines y huertas urbanas y otros. Con base en estas referencias, este texto presenta un análisis de la implementación de jardines en las escuelas en Vancouver, Canadá, utilizando el método cualitativo. Es de destacar que, a pesar de ser efectuado en las escuelas públicas, el más responsable de este tipo de iniciativas son las Organizaciones No Gubernamentales (ONG) que desarrollan proyectos de promoción de la agricultura local y educación alimentaria. Palabras clave: La soberanía alimentaria; Vancouver School Board; Farm to School BC; La agricultura urbana; Las huertas escolaresUniversidade Federal de Goiás2018-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/4927010.5216/ag.v12i1.49270Ateliê Geográfico Journal; Vol. 12 No. 1 (2018); 219-236Ateliê Geográfico; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 219-236Ateliê Geográfico; v. 12 n. 1 (2018); 219-2361982-1956reponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/49270/25983Copyright (c) 2018 Ateliê Geográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeopoldo de Freitas Coca, EstevanBarbosa Jr, Ricardo2020-08-31T19:02:22Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/49270Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:29.475903Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty Las huertas escolares en Vancouver, Canadá, como parte de la “segunda generación” de la soberanía alimentaria Hortas escolares em Vancouver, Canadá como parte da “segunda geração” da soberania alimentar |
title |
School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty |
spellingShingle |
School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty Leopoldo de Freitas Coca, Estevan |
title_short |
School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty |
title_full |
School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty |
title_fullStr |
School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty |
title_full_unstemmed |
School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty |
title_sort |
School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty |
author |
Leopoldo de Freitas Coca, Estevan |
author_facet |
Leopoldo de Freitas Coca, Estevan Barbosa Jr, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa Jr, Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leopoldo de Freitas Coca, Estevan Barbosa Jr, Ricardo |
description |
Resumo Num processo mais visível no Hemisfério Norte, porém, também presente no Hemisfério Sul, nos últimos anos tem emergido uma série de ações com o intuito de fazer dos espaços urbanos protagonistas dos sistemas alimentares locais, fato que demarca a “segunda geração” da proposta alternativa de soberania alimentar. São exemplos disso, conselhos de políticas alimentares, mercados de produtos locais, hortas e pomares urbanos e outros. Com base em tal referência, nesse texto é feita uma análise da implementação de hortas escolares em Vancouver, no Canadá, utilizando o método qualitativo. Destaca-se que, apesar de serem efetivadas em escolas públicas, os maiores responsáveis por tais inciativas são Organizações Não-governamentais (ONGs) que desenvolvem projetos de promoção da agricultura local e de educação alimentar. Palavras-chave: Soberania alimentar; Vancouver School Board; Farm to School BC; Agricultura urbana; Hortas escolares. Abstract In recent years a series of actions in order to turn urban spaces into protagonists of local food systems has emerged, as part of a process that is more visible in the Northern Hemisphere – but also present in the Southern Hemisphere – a fact that marks the "second generation" of the alternative proposal of food sovereignty. Examples include food policy councils, farm markets, urban gardens, orchards and others. Based on these references, this paper offers an analysis of the implementation of school gardens in Vancouver, Canada, by using the qualitative method. It is noteworthy that, despite taking place in public schools, those most responsible for such initiatives are Non-Governmental Organizations (NGOs) that develop projects promoting local agriculture and food literacy. Keywords: Food sovereignty; Vancouver School Board; Farm to School BC; Urban agriculture; School gardens Resumen Un proceso más visible en el hemisferio norte, pero también presentes en el hemisferio sur en los últimos años, es el surgimiento de una serie de acciones con el fin de hacer los espacios urbanos, los sistemas alimentarios locales, un hecho que marca la "segunda generación" de la propuesta alternativa de la soberanía alimentaria. Los ejemplos incluyen el asesoramiento a las políticas de alimentos, mercados de productos locales, jardines y huertas urbanas y otros. Con base en estas referencias, este texto presenta un análisis de la implementación de jardines en las escuelas en Vancouver, Canadá, utilizando el método cualitativo. Es de destacar que, a pesar de ser efectuado en las escuelas públicas, el más responsable de este tipo de iniciativas son las Organizaciones No Gubernamentales (ONG) que desarrollan proyectos de promoción de la agricultura local y educación alimentaria. Palabras clave: La soberanía alimentaria; Vancouver School Board; Farm to School BC; La agricultura urbana; Las huertas escolares |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/49270 10.5216/ag.v12i1.49270 |
url |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/49270 |
identifier_str_mv |
10.5216/ag.v12i1.49270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/49270/25983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico Journal; Vol. 12 No. 1 (2018); 219-236 Ateliê Geográfico; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 219-236 Ateliê Geográfico; v. 12 n. 1 (2018); 219-236 1982-1956 reponame:Ateliê Geográfico instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Ateliê Geográfico |
collection |
Ateliê Geográfico |
repository.name.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br |
_version_ |
1799874836700332032 |