School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leopoldo de Freitas Coca, Estevan
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbosa Jr, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/49270
Resumo: Resumo Num processo mais visível no Hemisfério Norte, porém, também presente no Hemisfério Sul, nos últimos anos tem emergido uma série de ações com o intuito de fazer dos espaços urbanos protagonistas dos sistemas alimentares locais, fato que demarca a “segunda geração” da proposta alternativa de soberania alimentar. São exemplos disso, conselhos de políticas alimentares, mercados de produtos locais, hortas e pomares urbanos e outros. Com base em tal referência, nesse texto é feita uma análise da implementação de hortas escolares em Vancouver, no Canadá, utilizando o método qualitativo. Destaca-se que, apesar de serem efetivadas em escolas públicas, os maiores responsáveis por tais inciativas são Organizações Não-governamentais (ONGs) que desenvolvem projetos de promoção da agricultura local e de educação alimentar. Palavras-chave: Soberania alimentar; Vancouver School Board; Farm to School BC; Agricultura urbana; Hortas escolares.   Abstract In recent years a series of actions in order to turn urban spaces into protagonists of local food systems has emerged, as part of a process that is more visible in the Northern Hemisphere – but also present in the Southern Hemisphere – a fact that marks the "second generation" of the alternative proposal of food sovereignty. Examples include food policy councils, farm markets, urban gardens, orchards and others. Based on these references, this paper offers an analysis of the implementation of school gardens in Vancouver, Canada, by using the qualitative method. It is noteworthy that, despite taking place in public schools, those most responsible for such initiatives are Non-Governmental Organizations (NGOs) that develop projects promoting local agriculture and food literacy. Keywords: Food sovereignty; Vancouver School Board; Farm to School BC; Urban agriculture; School gardens   Resumen Un proceso más visible en el hemisferio norte, pero también presentes en el hemisferio sur en los últimos años, es el surgimiento de una serie de acciones con el fin de hacer los espacios urbanos, los sistemas alimentarios locales, un hecho que marca la "segunda generación" de la propuesta alternativa de la soberanía alimentaria. Los ejemplos incluyen el asesoramiento a las políticas de alimentos, mercados de productos locales, jardines y huertas urbanas y otros. Con base en estas referencias, este texto presenta un análisis de la implementación de jardines en las escuelas en Vancouver, Canadá, utilizando el método cualitativo. Es de destacar que, a pesar de ser efectuado en las escuelas públicas, el más responsable de este tipo de iniciativas son las Organizaciones No Gubernamentales (ONG) que desarrollan proyectos de promoción de la agricultura local y educación alimentaria. Palabras clave: La soberanía alimentaria; Vancouver School Board; Farm to School BC; La agricultura urbana; Las huertas escolares
id UFG-5_62036d2df883d3ae45ae4402b7a046be
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/49270
network_acronym_str UFG-5
network_name_str Ateliê Geográfico
repository_id_str
spelling School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereigntyLas huertas escolares en Vancouver, Canadá, como parte de la “segunda generación” de la soberanía alimentariaHortas escolares em Vancouver, Canadá como parte da “segunda geração” da soberania alimentarResumo Num processo mais visível no Hemisfério Norte, porém, também presente no Hemisfério Sul, nos últimos anos tem emergido uma série de ações com o intuito de fazer dos espaços urbanos protagonistas dos sistemas alimentares locais, fato que demarca a “segunda geração” da proposta alternativa de soberania alimentar. São exemplos disso, conselhos de políticas alimentares, mercados de produtos locais, hortas e pomares urbanos e outros. Com base em tal referência, nesse texto é feita uma análise da implementação de hortas escolares em Vancouver, no Canadá, utilizando o método qualitativo. Destaca-se que, apesar de serem efetivadas em escolas públicas, os maiores responsáveis por tais inciativas são Organizações Não-governamentais (ONGs) que desenvolvem projetos de promoção da agricultura local e de educação alimentar. Palavras-chave: Soberania alimentar; Vancouver School Board; Farm to School BC; Agricultura urbana; Hortas escolares.   Abstract In recent years a series of actions in order to turn urban spaces into protagonists of local food systems has emerged, as part of a process that is more visible in the Northern Hemisphere – but also present in the Southern Hemisphere – a fact that marks the "second generation" of the alternative proposal of food sovereignty. Examples include food policy councils, farm markets, urban gardens, orchards and others. Based on these references, this paper offers an analysis of the implementation of school gardens in Vancouver, Canada, by using the qualitative method. It is noteworthy that, despite taking place in public schools, those most responsible for such initiatives are Non-Governmental Organizations (NGOs) that develop projects promoting local agriculture and food literacy. Keywords: Food sovereignty; Vancouver School Board; Farm to School BC; Urban agriculture; School gardens   Resumen Un proceso más visible en el hemisferio norte, pero también presentes en el hemisferio sur en los últimos años, es el surgimiento de una serie de acciones con el fin de hacer los espacios urbanos, los sistemas alimentarios locales, un hecho que marca la "segunda generación" de la propuesta alternativa de la soberanía alimentaria. Los ejemplos incluyen el asesoramiento a las políticas de alimentos, mercados de productos locales, jardines y huertas urbanas y otros. Con base en estas referencias, este texto presenta un análisis de la implementación de jardines en las escuelas en Vancouver, Canadá, utilizando el método cualitativo. Es de destacar que, a pesar de ser efectuado en las escuelas públicas, el más responsable de este tipo de iniciativas son las Organizaciones No Gubernamentales (ONG) que desarrollan proyectos de promoción de la agricultura local y educación alimentaria. Palabras clave: La soberanía alimentaria; Vancouver School Board; Farm to School BC; La agricultura urbana; Las huertas escolaresUniversidade Federal de Goiás2018-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/4927010.5216/ag.v12i1.49270Ateliê Geográfico Journal; Vol. 12 No. 1 (2018); 219-236Ateliê Geográfico; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 219-236Ateliê Geográfico; v. 12 n. 1 (2018); 219-2361982-1956reponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/49270/25983Copyright (c) 2018 Ateliê Geográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeopoldo de Freitas Coca, EstevanBarbosa Jr, Ricardo2020-08-31T19:02:22Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/49270Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:29.475903Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty
Las huertas escolares en Vancouver, Canadá, como parte de la “segunda generación” de la soberanía alimentaria
Hortas escolares em Vancouver, Canadá como parte da “segunda geração” da soberania alimentar
title School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty
spellingShingle School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty
Leopoldo de Freitas Coca, Estevan
title_short School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty
title_full School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty
title_fullStr School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty
title_full_unstemmed School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty
title_sort School gardens in Vancouver, Canada as part of the “second generation” of food sovereignty
author Leopoldo de Freitas Coca, Estevan
author_facet Leopoldo de Freitas Coca, Estevan
Barbosa Jr, Ricardo
author_role author
author2 Barbosa Jr, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leopoldo de Freitas Coca, Estevan
Barbosa Jr, Ricardo
description Resumo Num processo mais visível no Hemisfério Norte, porém, também presente no Hemisfério Sul, nos últimos anos tem emergido uma série de ações com o intuito de fazer dos espaços urbanos protagonistas dos sistemas alimentares locais, fato que demarca a “segunda geração” da proposta alternativa de soberania alimentar. São exemplos disso, conselhos de políticas alimentares, mercados de produtos locais, hortas e pomares urbanos e outros. Com base em tal referência, nesse texto é feita uma análise da implementação de hortas escolares em Vancouver, no Canadá, utilizando o método qualitativo. Destaca-se que, apesar de serem efetivadas em escolas públicas, os maiores responsáveis por tais inciativas são Organizações Não-governamentais (ONGs) que desenvolvem projetos de promoção da agricultura local e de educação alimentar. Palavras-chave: Soberania alimentar; Vancouver School Board; Farm to School BC; Agricultura urbana; Hortas escolares.   Abstract In recent years a series of actions in order to turn urban spaces into protagonists of local food systems has emerged, as part of a process that is more visible in the Northern Hemisphere – but also present in the Southern Hemisphere – a fact that marks the "second generation" of the alternative proposal of food sovereignty. Examples include food policy councils, farm markets, urban gardens, orchards and others. Based on these references, this paper offers an analysis of the implementation of school gardens in Vancouver, Canada, by using the qualitative method. It is noteworthy that, despite taking place in public schools, those most responsible for such initiatives are Non-Governmental Organizations (NGOs) that develop projects promoting local agriculture and food literacy. Keywords: Food sovereignty; Vancouver School Board; Farm to School BC; Urban agriculture; School gardens   Resumen Un proceso más visible en el hemisferio norte, pero también presentes en el hemisferio sur en los últimos años, es el surgimiento de una serie de acciones con el fin de hacer los espacios urbanos, los sistemas alimentarios locales, un hecho que marca la "segunda generación" de la propuesta alternativa de la soberanía alimentaria. Los ejemplos incluyen el asesoramiento a las políticas de alimentos, mercados de productos locales, jardines y huertas urbanas y otros. Con base en estas referencias, este texto presenta un análisis de la implementación de jardines en las escuelas en Vancouver, Canadá, utilizando el método cualitativo. Es de destacar que, a pesar de ser efectuado en las escuelas públicas, el más responsable de este tipo de iniciativas son las Organizaciones No Gubernamentales (ONG) que desarrollan proyectos de promoción de la agricultura local y educación alimentaria. Palabras clave: La soberanía alimentaria; Vancouver School Board; Farm to School BC; La agricultura urbana; Las huertas escolares
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/49270
10.5216/ag.v12i1.49270
url https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/49270
identifier_str_mv 10.5216/ag.v12i1.49270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/49270/25983
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Ateliê Geográfico Journal; Vol. 12 No. 1 (2018); 219-236
Ateliê Geográfico; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 219-236
Ateliê Geográfico; v. 12 n. 1 (2018); 219-236
1982-1956
reponame:Ateliê Geográfico
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ateliê Geográfico
collection Ateliê Geográfico
repository.name.fl_str_mv Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br
_version_ 1799874836700332032