Study of place and Agricultural Families Schools: appreciation of the countryside as educational content and everyday living space

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Celia Regina Batista
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/24249
Resumo: Resumo Esse estudo objetiva refletir sobre o lugar como espaço de vivência e conteúdo educativo; situar o campo como um lugar de singularidades culturais e conteúdo educativo e o papel da escola como espaço de ensino e de aprendizagem da vida. Entende-se que ao proporcionar aos jovens do campo um conhecimento mais crítico e reflexivo sobre o campo, a escola pode contribuir para uma mudança na relação entre esses jovens, no sentido de estabelecerem / fortalecerem laços afetivos, identidades, valores e passem a considerar e defender o campo como seu lugar. Nesse contexto, situa o caso das Escolas Famílias Agrícolas do Semiárido Baiano que, através de seu princípio metodológico, a Pedagogia da Alternância, se aproxima da ideia de estudo, valorização do lugar e reafirmação de identidades dos jovens do campo, na perspectiva de seu auto-entendimento como sujeito de sua história e agente de valorização e mudanças no seu lugar. Palavras-chave: Estudo do Lugar; Educação do/no campo; Pedagogia da Alternância.   Abstract This study aims to analyze about the place as a living space and educational content; situating the countryside as a place of cultural singularities and educational content and the role of school as a life teaching and learning space. It is understood that by providing to the youth of the countryside a more critical and reflective knowledge about their place, the school can contribute to a change in the relationship between these young people, in order to establish/fortify emotional ties, identities, values, and start to consider and defend the countryside as their place. In this context, it is situated the case of Agricultural Family Schools of the Semiarid of the state of Bahia which through its methodological principle, the Pedagogy of Alternation, approximates of the idea of? study, appreciation of the place and reaffirmation of identities of the youth of the countryside, in view of their self-understanding as a subject of their history and agent of recovery and changing in their place. Keywords: Study of Place; Education of/in the countryside; Pedagogy of Alternation.   Resumen Ese estudio tiene como objetivo reflexionar sobre el lugar como espacio de vivencia y contenido educativo; situar el campo como un lugar de singularidades culturales y contenido educativo y el papel de la escuela como espacio de enseñanza aprendizaje de la vida. Se entiende que al proporcionar a los jóvenes del campo el conocimiento más crítico y reflexivo sobre el campo, la escuela puede contribuir para un cambio en la relación entre esos jóvenes, en el sentido de establecieren/fortalecieren lazos afectivos, identidades, valores y pasen a considerar  y defender el campo como su lugar. En ese contexto, sitúa el caso de las Escuelas Famílias Agrícolas del Semiarido Bahiano que, a través de su principio metodológico, la Pedagogía de la Alternancia, se acerca de la idea de estudio, valorización del lugar y reafirmación de identidades de los jóvenes del campo, en la perspectiva de su auto entendimiento como sujeto de la historia y agente de valorización y cambios en el su lugar. Palabras clave: Estudio del lugar; Educación del/en el campo; Pedagogía de la Alternancia. 
id UFG-5_87362427a8f39dab850de9c5fd036649
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/24249
network_acronym_str UFG-5
network_name_str Ateliê Geográfico
repository_id_str
spelling Study of place and Agricultural Families Schools: appreciation of the countryside as educational content and everyday living spaceEstudio del lugar y Escuelas Famílias Agrícolas del Semiarido Bahiano: valorización del campo como contenido educativo y espacio de vivencia cuotidianaEstudo do lugar e Escolas Famílias Agrícolas: valorização do campo como conteúdo educativo e espaço de vivência cotidiana - DOI 10.5216/ag.v9i1.24249Resumo Esse estudo objetiva refletir sobre o lugar como espaço de vivência e conteúdo educativo; situar o campo como um lugar de singularidades culturais e conteúdo educativo e o papel da escola como espaço de ensino e de aprendizagem da vida. Entende-se que ao proporcionar aos jovens do campo um conhecimento mais crítico e reflexivo sobre o campo, a escola pode contribuir para uma mudança na relação entre esses jovens, no sentido de estabelecerem / fortalecerem laços afetivos, identidades, valores e passem a considerar e defender o campo como seu lugar. Nesse contexto, situa o caso das Escolas Famílias Agrícolas do Semiárido Baiano que, através de seu princípio metodológico, a Pedagogia da Alternância, se aproxima da ideia de estudo, valorização do lugar e reafirmação de identidades dos jovens do campo, na perspectiva de seu auto-entendimento como sujeito de sua história e agente de valorização e mudanças no seu lugar. Palavras-chave: Estudo do Lugar; Educação do/no campo; Pedagogia da Alternância.   Abstract This study aims to analyze about the place as a living space and educational content; situating the countryside as a place of cultural singularities and educational content and the role of school as a life teaching and learning space. It is understood that by providing to the youth of the countryside a more critical and reflective knowledge about their place, the school can contribute to a change in the relationship between these young people, in order to establish/fortify emotional ties, identities, values, and start to consider and defend the countryside as their place. In this context, it is situated the case of Agricultural Family Schools of the Semiarid of the state of Bahia which through its methodological principle, the Pedagogy of Alternation, approximates of the idea of? study, appreciation of the place and reaffirmation of identities of the youth of the countryside, in view of their self-understanding as a subject of their history and agent of recovery and changing in their place. Keywords: Study of Place; Education of/in the countryside; Pedagogy of Alternation.   Resumen Ese estudio tiene como objetivo reflexionar sobre el lugar como espacio de vivencia y contenido educativo; situar el campo como un lugar de singularidades culturales y contenido educativo y el papel de la escuela como espacio de enseñanza aprendizaje de la vida. Se entiende que al proporcionar a los jóvenes del campo el conocimiento más crítico y reflexivo sobre el campo, la escuela puede contribuir para un cambio en la relación entre esos jóvenes, en el sentido de establecieren/fortalecieren lazos afectivos, identidades, valores y pasen a considerar  y defender el campo como su lugar. En ese contexto, sitúa el caso de las Escuelas Famílias Agrícolas del Semiarido Bahiano que, a través de su principio metodológico, la Pedagogía de la Alternancia, se acerca de la idea de estudio, valorización del lugar y reafirmación de identidades de los jóvenes del campo, en la perspectiva de su auto entendimiento como sujeto de la historia y agente de valorización y cambios en el su lugar. Palabras clave: Estudio del lugar; Educación del/en el campo; Pedagogía de la Alternancia. Universidade Federal de Goiás2014-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/2424910.5216/ag.v9i1.24249Ateliê Geográfico Journal; Vol. 9 No. 1 (2015); 104-118Ateliê Geográfico; Vol. 9 Núm. 1 (2015); 104-118Ateliê Geográfico; v. 9 n. 1 (2015); 104-1181982-195610.5216/ag.v9i1.%areponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/24249/1859310.5216/ag.v9i1.24249Santos, Celia Regina Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-16T22:24:27Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/24249Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:19.072115Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Study of place and Agricultural Families Schools: appreciation of the countryside as educational content and everyday living space
Estudio del lugar y Escuelas Famílias Agrícolas del Semiarido Bahiano: valorización del campo como contenido educativo y espacio de vivencia cuotidiana
Estudo do lugar e Escolas Famílias Agrícolas: valorização do campo como conteúdo educativo e espaço de vivência cotidiana - DOI 10.5216/ag.v9i1.24249
title Study of place and Agricultural Families Schools: appreciation of the countryside as educational content and everyday living space
spellingShingle Study of place and Agricultural Families Schools: appreciation of the countryside as educational content and everyday living space
Santos, Celia Regina Batista
title_short Study of place and Agricultural Families Schools: appreciation of the countryside as educational content and everyday living space
title_full Study of place and Agricultural Families Schools: appreciation of the countryside as educational content and everyday living space
title_fullStr Study of place and Agricultural Families Schools: appreciation of the countryside as educational content and everyday living space
title_full_unstemmed Study of place and Agricultural Families Schools: appreciation of the countryside as educational content and everyday living space
title_sort Study of place and Agricultural Families Schools: appreciation of the countryside as educational content and everyday living space
author Santos, Celia Regina Batista
author_facet Santos, Celia Regina Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Celia Regina Batista
description Resumo Esse estudo objetiva refletir sobre o lugar como espaço de vivência e conteúdo educativo; situar o campo como um lugar de singularidades culturais e conteúdo educativo e o papel da escola como espaço de ensino e de aprendizagem da vida. Entende-se que ao proporcionar aos jovens do campo um conhecimento mais crítico e reflexivo sobre o campo, a escola pode contribuir para uma mudança na relação entre esses jovens, no sentido de estabelecerem / fortalecerem laços afetivos, identidades, valores e passem a considerar e defender o campo como seu lugar. Nesse contexto, situa o caso das Escolas Famílias Agrícolas do Semiárido Baiano que, através de seu princípio metodológico, a Pedagogia da Alternância, se aproxima da ideia de estudo, valorização do lugar e reafirmação de identidades dos jovens do campo, na perspectiva de seu auto-entendimento como sujeito de sua história e agente de valorização e mudanças no seu lugar. Palavras-chave: Estudo do Lugar; Educação do/no campo; Pedagogia da Alternância.   Abstract This study aims to analyze about the place as a living space and educational content; situating the countryside as a place of cultural singularities and educational content and the role of school as a life teaching and learning space. It is understood that by providing to the youth of the countryside a more critical and reflective knowledge about their place, the school can contribute to a change in the relationship between these young people, in order to establish/fortify emotional ties, identities, values, and start to consider and defend the countryside as their place. In this context, it is situated the case of Agricultural Family Schools of the Semiarid of the state of Bahia which through its methodological principle, the Pedagogy of Alternation, approximates of the idea of? study, appreciation of the place and reaffirmation of identities of the youth of the countryside, in view of their self-understanding as a subject of their history and agent of recovery and changing in their place. Keywords: Study of Place; Education of/in the countryside; Pedagogy of Alternation.   Resumen Ese estudio tiene como objetivo reflexionar sobre el lugar como espacio de vivencia y contenido educativo; situar el campo como un lugar de singularidades culturales y contenido educativo y el papel de la escuela como espacio de enseñanza aprendizaje de la vida. Se entiende que al proporcionar a los jóvenes del campo el conocimiento más crítico y reflexivo sobre el campo, la escuela puede contribuir para un cambio en la relación entre esos jóvenes, en el sentido de establecieren/fortalecieren lazos afectivos, identidades, valores y pasen a considerar  y defender el campo como su lugar. En ese contexto, sitúa el caso de las Escuelas Famílias Agrícolas del Semiarido Bahiano que, a través de su principio metodológico, la Pedagogía de la Alternancia, se acerca de la idea de estudio, valorización del lugar y reafirmación de identidades de los jóvenes del campo, en la perspectiva de su auto entendimiento como sujeto de la historia y agente de valorización y cambios en el su lugar. Palabras clave: Estudio del lugar; Educación del/en el campo; Pedagogía de la Alternancia. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/24249
10.5216/ag.v9i1.24249
url https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/24249
identifier_str_mv 10.5216/ag.v9i1.24249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/24249/18593
10.5216/ag.v9i1.24249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Ateliê Geográfico Journal; Vol. 9 No. 1 (2015); 104-118
Ateliê Geográfico; Vol. 9 Núm. 1 (2015); 104-118
Ateliê Geográfico; v. 9 n. 1 (2015); 104-118
1982-1956
10.5216/ag.v9i1.%a
reponame:Ateliê Geográfico
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ateliê Geográfico
collection Ateliê Geográfico
repository.name.fl_str_mv Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br
_version_ 1799874835566821376