The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ateliê Geográfico |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53282 |
Resumo: | ResumoAs revoluções burguesas ocorridas na Europa a partir do século XVIII promoveram, em várias partes do globo, condições para o desenvolvimento de uma economia vinculada às ferrovias. Considerando que esse processo implicou a implantação de uma rede ferroviária no território goiano, o objetivo deste trabalho é analisar a formação da Estrada de Ferro Goiás e sua influência na urbanização e no cotidiano dos municípios servidos pelos trilhos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica, análise documental, levantamento de dados secundários, realização de trabalhos de campo e mapeamento da localização dos trilhos. A análise centrou nas interpretações de fatos locais e na contextualização da ferrovia enquanto fator importante no processo de produção do território e de modernização territorial. Constatou-se que a formação da Estrada de Ferro não só alterou a configuração econômica do território goiano, como também influenciou o seu processo de urbanização, provocando significativas transformações no cotidiano da sociedade goiana à época.Palavras-chave: Estrada de Ferro Goiás; Urbanização; Cotidiano. AbstractThe bourgeois revolutions that took place in Europe from the eighteenth century onwards promoted, in various parts of the globe, conditions for the development of an economy linked to railroads. Considering that this process caused the implantation of a railroad network in the territory of Goiás, the objective of this paper is to analyze the formation of the Estrada de Ferro Goiás and its influence on urbanization and on the daily lives of cities that benefited from the rails. The methodological procedures were based on bibliographic research, documentary analysis, secondary data collection, fieldwork and the mapping of the rails location. The analysis was centered in the interpretations of local facts and in the contextualization of the railroad as a crucial factor in the production process of the territory and the territorial modernization. It was found that not only did the railroad alter the economic configuration of the goiano territory, but it also influenced its urbanization process, causing significant transformations to daily lives of the goiana society at the time.Keywords: Estrada de Ferro Goiás ; Urbanization; Daily Life. Resumen Las revoluciones burguesas ocurridas en Europa a partir del siglo XVIII promovieron, en varias partes del mundo, condiciones para el desarrollo de una economía vinculada a los ferrocarriles. Considerando que este proceso implicó la implantación de una red ferroviaria en el territorio goiano, el objetivo de este trabajo es analizar la formación del Ferrocarril en Goiás y su influencia en la urbanización y en el cotidiano de los municipios servidos por los carriles. Los procedimientos metodológicos se basaron en investigación bibliográfica, análisis documental, relevamiento de datos, realización de trabajos de campo y el mapeo de la ubicación de los rieles. El análisis se centró en las interpretaciones de hechos locales y en la contextualización del ferrocarril que es un factor importante en el proceso de producción del territorio y de modernización territorial. Se constató que la formación de la carretera de hierro no sólo alteró la configuración económica del territorio goiano, como también influenció su proceso de urbanización, provocando significativas transformaciones en el cotidiano de la sociedad en la época.Palabras clave: Ferrocarril Goiás; urbanización; Cotidiano. |
id |
UFG-5_d75c8a8083e18eba73ff0f2995641345 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/53282 |
network_acronym_str |
UFG-5 |
network_name_str |
Ateliê Geográfico |
repository_id_str |
|
spelling |
The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th centuryLa formación del Ferrocarril Goiás y la urbanización en el Sudeste de Goiás en la primera mitad del siglo XXA formação da Estrada de Ferro Goiás e a urbanização no Sudeste Goiano na primeira metade do século XXResumoAs revoluções burguesas ocorridas na Europa a partir do século XVIII promoveram, em várias partes do globo, condições para o desenvolvimento de uma economia vinculada às ferrovias. Considerando que esse processo implicou a implantação de uma rede ferroviária no território goiano, o objetivo deste trabalho é analisar a formação da Estrada de Ferro Goiás e sua influência na urbanização e no cotidiano dos municípios servidos pelos trilhos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica, análise documental, levantamento de dados secundários, realização de trabalhos de campo e mapeamento da localização dos trilhos. A análise centrou nas interpretações de fatos locais e na contextualização da ferrovia enquanto fator importante no processo de produção do território e de modernização territorial. Constatou-se que a formação da Estrada de Ferro não só alterou a configuração econômica do território goiano, como também influenciou o seu processo de urbanização, provocando significativas transformações no cotidiano da sociedade goiana à época.Palavras-chave: Estrada de Ferro Goiás; Urbanização; Cotidiano. AbstractThe bourgeois revolutions that took place in Europe from the eighteenth century onwards promoted, in various parts of the globe, conditions for the development of an economy linked to railroads. Considering that this process caused the implantation of a railroad network in the territory of Goiás, the objective of this paper is to analyze the formation of the Estrada de Ferro Goiás and its influence on urbanization and on the daily lives of cities that benefited from the rails. The methodological procedures were based on bibliographic research, documentary analysis, secondary data collection, fieldwork and the mapping of the rails location. The analysis was centered in the interpretations of local facts and in the contextualization of the railroad as a crucial factor in the production process of the territory and the territorial modernization. It was found that not only did the railroad alter the economic configuration of the goiano territory, but it also influenced its urbanization process, causing significant transformations to daily lives of the goiana society at the time.Keywords: Estrada de Ferro Goiás ; Urbanization; Daily Life. Resumen Las revoluciones burguesas ocurridas en Europa a partir del siglo XVIII promovieron, en varias partes del mundo, condiciones para el desarrollo de una economía vinculada a los ferrocarriles. Considerando que este proceso implicó la implantación de una red ferroviaria en el territorio goiano, el objetivo de este trabajo es analizar la formación del Ferrocarril en Goiás y su influencia en la urbanización y en el cotidiano de los municipios servidos por los carriles. Los procedimientos metodológicos se basaron en investigación bibliográfica, análisis documental, relevamiento de datos, realización de trabajos de campo y el mapeo de la ubicación de los rieles. El análisis se centró en las interpretaciones de hechos locales y en la contextualización del ferrocarril que es un factor importante en el proceso de producción del territorio y de modernización territorial. Se constató que la formación de la carretera de hierro no sólo alteró la configuración económica del territorio goiano, como también influenció su proceso de urbanización, provocando significativas transformaciones en el cotidiano de la sociedad en la época.Palabras clave: Ferrocarril Goiás; urbanización; Cotidiano.Universidade Federal de Goiás2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/5328210.5216/ag.v11i3.53282Ateliê Geográfico Journal; Vol. 11 No. 3 (2017); 213-234Ateliê Geográfico; Vol. 11 Núm. 3 (2017); 213-234Ateliê Geográfico; v. 11 n. 3 (2017); 213-2341982-1956reponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53282/25621Copyright (c) 2018 Ateliê Geográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarinho, Rômulo Hemilton RochaDantas, Dallys2018-05-30T22:17:26Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/53282Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:30.643380Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century La formación del Ferrocarril Goiás y la urbanización en el Sudeste de Goiás en la primera mitad del siglo XX A formação da Estrada de Ferro Goiás e a urbanização no Sudeste Goiano na primeira metade do século XX |
title |
The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century |
spellingShingle |
The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century Marinho, Rômulo Hemilton Rocha |
title_short |
The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century |
title_full |
The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century |
title_fullStr |
The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century |
title_full_unstemmed |
The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century |
title_sort |
The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century |
author |
Marinho, Rômulo Hemilton Rocha |
author_facet |
Marinho, Rômulo Hemilton Rocha Dantas, Dallys |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Dallys |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Rômulo Hemilton Rocha Dantas, Dallys |
description |
ResumoAs revoluções burguesas ocorridas na Europa a partir do século XVIII promoveram, em várias partes do globo, condições para o desenvolvimento de uma economia vinculada às ferrovias. Considerando que esse processo implicou a implantação de uma rede ferroviária no território goiano, o objetivo deste trabalho é analisar a formação da Estrada de Ferro Goiás e sua influência na urbanização e no cotidiano dos municípios servidos pelos trilhos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica, análise documental, levantamento de dados secundários, realização de trabalhos de campo e mapeamento da localização dos trilhos. A análise centrou nas interpretações de fatos locais e na contextualização da ferrovia enquanto fator importante no processo de produção do território e de modernização territorial. Constatou-se que a formação da Estrada de Ferro não só alterou a configuração econômica do território goiano, como também influenciou o seu processo de urbanização, provocando significativas transformações no cotidiano da sociedade goiana à época.Palavras-chave: Estrada de Ferro Goiás; Urbanização; Cotidiano. AbstractThe bourgeois revolutions that took place in Europe from the eighteenth century onwards promoted, in various parts of the globe, conditions for the development of an economy linked to railroads. Considering that this process caused the implantation of a railroad network in the territory of Goiás, the objective of this paper is to analyze the formation of the Estrada de Ferro Goiás and its influence on urbanization and on the daily lives of cities that benefited from the rails. The methodological procedures were based on bibliographic research, documentary analysis, secondary data collection, fieldwork and the mapping of the rails location. The analysis was centered in the interpretations of local facts and in the contextualization of the railroad as a crucial factor in the production process of the territory and the territorial modernization. It was found that not only did the railroad alter the economic configuration of the goiano territory, but it also influenced its urbanization process, causing significant transformations to daily lives of the goiana society at the time.Keywords: Estrada de Ferro Goiás ; Urbanization; Daily Life. Resumen Las revoluciones burguesas ocurridas en Europa a partir del siglo XVIII promovieron, en varias partes del mundo, condiciones para el desarrollo de una economía vinculada a los ferrocarriles. Considerando que este proceso implicó la implantación de una red ferroviaria en el territorio goiano, el objetivo de este trabajo es analizar la formación del Ferrocarril en Goiás y su influencia en la urbanización y en el cotidiano de los municipios servidos por los carriles. Los procedimientos metodológicos se basaron en investigación bibliográfica, análisis documental, relevamiento de datos, realización de trabajos de campo y el mapeo de la ubicación de los rieles. El análisis se centró en las interpretaciones de hechos locales y en la contextualización del ferrocarril que es un factor importante en el proceso de producción del territorio y de modernización territorial. Se constató que la formación de la carretera de hierro no sólo alteró la configuración económica del territorio goiano, como también influenció su proceso de urbanización, provocando significativas transformaciones en el cotidiano de la sociedad en la época.Palabras clave: Ferrocarril Goiás; urbanización; Cotidiano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53282 10.5216/ag.v11i3.53282 |
url |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53282 |
identifier_str_mv |
10.5216/ag.v11i3.53282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53282/25621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico Journal; Vol. 11 No. 3 (2017); 213-234 Ateliê Geográfico; Vol. 11 Núm. 3 (2017); 213-234 Ateliê Geográfico; v. 11 n. 3 (2017); 213-234 1982-1956 reponame:Ateliê Geográfico instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Ateliê Geográfico |
collection |
Ateliê Geográfico |
repository.name.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br |
_version_ |
1799874836784218112 |