The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Rômulo Hemilton Rocha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dantas, Dallys
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53282
Resumo: ResumoAs revoluções burguesas ocorridas na Europa a partir do século XVIII promoveram, em várias partes do globo, condições para o desenvolvimento de uma economia vinculada às ferrovias. Considerando que esse processo implicou a implantação de uma rede ferroviária no território goiano, o objetivo deste trabalho é analisar a formação da Estrada de Ferro Goiás e sua influência na urbanização e no cotidiano dos municípios servidos pelos trilhos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica, análise documental, levantamento de dados secundários, realização de trabalhos de campo e mapeamento da localização dos trilhos. A análise centrou nas interpretações de fatos locais e na contextualização da ferrovia enquanto fator importante no processo de produção do território e de modernização territorial. Constatou-se que a formação da Estrada de Ferro não só alterou a configuração econômica do território goiano, como também influenciou o seu processo de urbanização, provocando significativas transformações no cotidiano da sociedade goiana à época.Palavras-chave: Estrada de Ferro Goiás; Urbanização; Cotidiano. AbstractThe bourgeois revolutions that took place in Europe from the eighteenth century onwards promoted, in various parts of the globe, conditions for the development of an economy linked to railroads. Considering that this process caused the implantation of a railroad network in the territory of Goiás, the objective of this paper is to analyze the formation of the Estrada de Ferro Goiás and its influence on urbanization and on the daily lives of cities that benefited from the rails. The methodological procedures were based on bibliographic research, documentary analysis, secondary data collection, fieldwork and the mapping of the rails location. The analysis was centered in the interpretations of local facts and in the contextualization of the railroad as a crucial factor in the production process of the territory and the territorial modernization. It was found that not only did the railroad alter the economic configuration of the goiano territory, but it also influenced its urbanization process, causing significant transformations to daily lives of the goiana society at the time.Keywords: Estrada de Ferro Goiás ; Urbanization; Daily Life. Resumen                                                                                                     Las revoluciones burguesas ocurridas en Europa a partir del siglo XVIII promovieron, en varias partes del mundo, condiciones para el desarrollo de una economía vinculada a los ferrocarriles. Considerando que este proceso implicó la implantación de una red ferroviaria en el territorio goiano, el objetivo de este trabajo es analizar la formación del Ferrocarril en Goiás y su influencia en la urbanización y en el cotidiano de los municipios servidos por los carriles. Los procedimientos metodológicos se basaron en investigación bibliográfica, análisis documental, relevamiento de datos, realización de trabajos de campo y el mapeo de la ubicación de los rieles. El análisis se centró en las interpretaciones de hechos locales y en la contextualización del ferrocarril que es un factor importante en el proceso de producción del territorio y de modernización territorial. Se constató que la formación de la carretera de hierro no sólo alteró la configuración económica del territorio goiano, como también influenció su proceso de urbanización, provocando significativas transformaciones en el cotidiano de la sociedad en la época.Palabras clave: Ferrocarril Goiás; urbanización; Cotidiano.
id UFG-5_d75c8a8083e18eba73ff0f2995641345
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/53282
network_acronym_str UFG-5
network_name_str Ateliê Geográfico
repository_id_str
spelling The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th centuryLa formación del Ferrocarril Goiás y la urbanización en el Sudeste de Goiás en la primera mitad del siglo XXA formação da Estrada de Ferro Goiás e a urbanização no Sudeste Goiano na primeira metade do século XXResumoAs revoluções burguesas ocorridas na Europa a partir do século XVIII promoveram, em várias partes do globo, condições para o desenvolvimento de uma economia vinculada às ferrovias. Considerando que esse processo implicou a implantação de uma rede ferroviária no território goiano, o objetivo deste trabalho é analisar a formação da Estrada de Ferro Goiás e sua influência na urbanização e no cotidiano dos municípios servidos pelos trilhos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica, análise documental, levantamento de dados secundários, realização de trabalhos de campo e mapeamento da localização dos trilhos. A análise centrou nas interpretações de fatos locais e na contextualização da ferrovia enquanto fator importante no processo de produção do território e de modernização territorial. Constatou-se que a formação da Estrada de Ferro não só alterou a configuração econômica do território goiano, como também influenciou o seu processo de urbanização, provocando significativas transformações no cotidiano da sociedade goiana à época.Palavras-chave: Estrada de Ferro Goiás; Urbanização; Cotidiano. AbstractThe bourgeois revolutions that took place in Europe from the eighteenth century onwards promoted, in various parts of the globe, conditions for the development of an economy linked to railroads. Considering that this process caused the implantation of a railroad network in the territory of Goiás, the objective of this paper is to analyze the formation of the Estrada de Ferro Goiás and its influence on urbanization and on the daily lives of cities that benefited from the rails. The methodological procedures were based on bibliographic research, documentary analysis, secondary data collection, fieldwork and the mapping of the rails location. The analysis was centered in the interpretations of local facts and in the contextualization of the railroad as a crucial factor in the production process of the territory and the territorial modernization. It was found that not only did the railroad alter the economic configuration of the goiano territory, but it also influenced its urbanization process, causing significant transformations to daily lives of the goiana society at the time.Keywords: Estrada de Ferro Goiás ; Urbanization; Daily Life. Resumen                                                                                                     Las revoluciones burguesas ocurridas en Europa a partir del siglo XVIII promovieron, en varias partes del mundo, condiciones para el desarrollo de una economía vinculada a los ferrocarriles. Considerando que este proceso implicó la implantación de una red ferroviaria en el territorio goiano, el objetivo de este trabajo es analizar la formación del Ferrocarril en Goiás y su influencia en la urbanización y en el cotidiano de los municipios servidos por los carriles. Los procedimientos metodológicos se basaron en investigación bibliográfica, análisis documental, relevamiento de datos, realización de trabajos de campo y el mapeo de la ubicación de los rieles. El análisis se centró en las interpretaciones de hechos locales y en la contextualización del ferrocarril que es un factor importante en el proceso de producción del territorio y de modernización territorial. Se constató que la formación de la carretera de hierro no sólo alteró la configuración económica del territorio goiano, como también influenció su proceso de urbanización, provocando significativas transformaciones en el cotidiano de la sociedad en la época.Palabras clave: Ferrocarril Goiás; urbanización; Cotidiano.Universidade Federal de Goiás2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/5328210.5216/ag.v11i3.53282Ateliê Geográfico Journal; Vol. 11 No. 3 (2017); 213-234Ateliê Geográfico; Vol. 11 Núm. 3 (2017); 213-234Ateliê Geográfico; v. 11 n. 3 (2017); 213-2341982-1956reponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53282/25621Copyright (c) 2018 Ateliê Geográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarinho, Rômulo Hemilton RochaDantas, Dallys2018-05-30T22:17:26Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/53282Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:30.643380Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century
La formación del Ferrocarril Goiás y la urbanización en el Sudeste de Goiás en la primera mitad del siglo XX
A formação da Estrada de Ferro Goiás e a urbanização no Sudeste Goiano na primeira metade do século XX
title The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century
spellingShingle The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century
Marinho, Rômulo Hemilton Rocha
title_short The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century
title_full The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century
title_fullStr The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century
title_full_unstemmed The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century
title_sort The formation of the Estrada de Ferro Goiás and the urbanization in the Goiano Southeast in the first half of the 20th century
author Marinho, Rômulo Hemilton Rocha
author_facet Marinho, Rômulo Hemilton Rocha
Dantas, Dallys
author_role author
author2 Dantas, Dallys
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Rômulo Hemilton Rocha
Dantas, Dallys
description ResumoAs revoluções burguesas ocorridas na Europa a partir do século XVIII promoveram, em várias partes do globo, condições para o desenvolvimento de uma economia vinculada às ferrovias. Considerando que esse processo implicou a implantação de uma rede ferroviária no território goiano, o objetivo deste trabalho é analisar a formação da Estrada de Ferro Goiás e sua influência na urbanização e no cotidiano dos municípios servidos pelos trilhos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica, análise documental, levantamento de dados secundários, realização de trabalhos de campo e mapeamento da localização dos trilhos. A análise centrou nas interpretações de fatos locais e na contextualização da ferrovia enquanto fator importante no processo de produção do território e de modernização territorial. Constatou-se que a formação da Estrada de Ferro não só alterou a configuração econômica do território goiano, como também influenciou o seu processo de urbanização, provocando significativas transformações no cotidiano da sociedade goiana à época.Palavras-chave: Estrada de Ferro Goiás; Urbanização; Cotidiano. AbstractThe bourgeois revolutions that took place in Europe from the eighteenth century onwards promoted, in various parts of the globe, conditions for the development of an economy linked to railroads. Considering that this process caused the implantation of a railroad network in the territory of Goiás, the objective of this paper is to analyze the formation of the Estrada de Ferro Goiás and its influence on urbanization and on the daily lives of cities that benefited from the rails. The methodological procedures were based on bibliographic research, documentary analysis, secondary data collection, fieldwork and the mapping of the rails location. The analysis was centered in the interpretations of local facts and in the contextualization of the railroad as a crucial factor in the production process of the territory and the territorial modernization. It was found that not only did the railroad alter the economic configuration of the goiano territory, but it also influenced its urbanization process, causing significant transformations to daily lives of the goiana society at the time.Keywords: Estrada de Ferro Goiás ; Urbanization; Daily Life. Resumen                                                                                                     Las revoluciones burguesas ocurridas en Europa a partir del siglo XVIII promovieron, en varias partes del mundo, condiciones para el desarrollo de una economía vinculada a los ferrocarriles. Considerando que este proceso implicó la implantación de una red ferroviaria en el territorio goiano, el objetivo de este trabajo es analizar la formación del Ferrocarril en Goiás y su influencia en la urbanización y en el cotidiano de los municipios servidos por los carriles. Los procedimientos metodológicos se basaron en investigación bibliográfica, análisis documental, relevamiento de datos, realización de trabajos de campo y el mapeo de la ubicación de los rieles. El análisis se centró en las interpretaciones de hechos locales y en la contextualización del ferrocarril que es un factor importante en el proceso de producción del territorio y de modernización territorial. Se constató que la formación de la carretera de hierro no sólo alteró la configuración económica del territorio goiano, como también influenció su proceso de urbanización, provocando significativas transformaciones en el cotidiano de la sociedad en la época.Palabras clave: Ferrocarril Goiás; urbanización; Cotidiano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53282
10.5216/ag.v11i3.53282
url https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53282
identifier_str_mv 10.5216/ag.v11i3.53282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53282/25621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Ateliê Geográfico Journal; Vol. 11 No. 3 (2017); 213-234
Ateliê Geográfico; Vol. 11 Núm. 3 (2017); 213-234
Ateliê Geográfico; v. 11 n. 3 (2017); 213-234
1982-1956
reponame:Ateliê Geográfico
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ateliê Geográfico
collection Ateliê Geográfico
repository.name.fl_str_mv Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br
_version_ 1799874836784218112