Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief

Bibliographic Details
Main Author: Sousa, Douglas Rodrigues de
Publication Date: 2019
Format: Article
Language: por
Source: Signótica (Online)
Download full: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/54139
Summary: György Lukács concebe a arte como uma práxis social capaz de arrancar o homem da sua forma primitiva e alçá-lo à condição de sujeito consciente, elevado. Para isso, o filósofo húngaro defende que a arte realista, o realismo como tomada de posição/ atitude do artista, é um dos principais fatores para o alcance da grande obra de arte. À luz da teoria de Lukács sobre o Realismo na literatura, empreendemos neste trabalho uma discussão teórica acerca da “arte autêntica” conforme o pensamento do crítico. Com o intuito de ilustrar asideias do autor sobre esse processo na criação artística, realizamos uma breve leitura do conto A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac.
id UFG-8_292f8744b833474505d317e8466c9ed2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54139
network_acronym_str UFG-8
network_name_str Signótica (Online)
repository_id_str
spelling Realism for Lukács: his vision and conception of art – briefEl Realismo en Lukács: su visión y concepción de arte: breves consideracionesO Realismo em Lukács - sua visão e concepção de arte: breves consideraçõesGyörgy LukácsRealismLiteratureArtBalzacGyörgy LukácsRealismoLiteraturaArteBalzacGyörgy LukácsRealismoLiteraturaArteBalzacGyörgy Lukács concebe a arte como uma práxis social capaz de arrancar o homem da sua forma primitiva e alçá-lo à condição de sujeito consciente, elevado. Para isso, o filósofo húngaro defende que a arte realista, o realismo como tomada de posição/ atitude do artista, é um dos principais fatores para o alcance da grande obra de arte. À luz da teoria de Lukács sobre o Realismo na literatura, empreendemos neste trabalho uma discussão teórica acerca da “arte autêntica” conforme o pensamento do crítico. Com o intuito de ilustrar asideias do autor sobre esse processo na criação artística, realizamos uma breve leitura do conto A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac.György Lukács concibe el arte como una praxis social capaz de arrancar al hombre de su forma primitiva y alzarlo a la condición de sujeto consciente, elevado. Para ello, el filósofo húngaro defiende que el arte  realista, del realismo como toma de posición/ actitud del artista, es uno de los principales factores para el alcance de la gran obra de arte. A la luz de la teoría de Lukács, sobre el Realismo en la literatura, emprendemos en este trabajo una discusión teórica acerca del “arte auténtico” conforme al pensamiento del crítico. Con el fin de ilustrar las ideas del autor sobre ese proceso en la creación artística, realizamos una breve lectura del cuento A obra prima ignorada, de Honoré de Balzac.György Lukács concebe a arte como uma práxis social capaz de arrancar o homem da sua forma primitiva e alçá-lo à condição de sujeito consciente, elevado. Para isso, o filósofo húngaro defende que a arte realista, do realismo como tomada de posição/atitude do artista, é um dos principais fatores para o alcance da grande obra de arte.  À luz da teoria de Lukács, sobre o Realismo na literatura, empreendemos neste trabalho uma discussão teórica acerca da “arte autêntica” conforme o pensamento do crítico. Com o intuito de ilustrar as ideias do autor sobre esse processo na criação artística, realizamos uma breve leitura do conto A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac.Universidade Federal de Goiás2019-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/5413910.5216/sig.v31.54139Signótica; Vol. 31 (2019)Signótica; v. 31 (2019)2316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/54139/32969Copyright (c) 2019 Signóticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Douglas Rodrigues de2020-03-19T15:32:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54139Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:24.265337Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief
El Realismo en Lukács: su visión y concepción de arte: breves consideraciones
O Realismo em Lukács - sua visão e concepção de arte: breves considerações
title Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief
spellingShingle Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief
Sousa, Douglas Rodrigues de
György Lukács
Realism
Literature
Art
Balzac
György Lukács
Realismo
Literatura
Arte
Balzac
György Lukács
Realismo
Literatura
Arte
Balzac
title_short Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief
title_full Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief
title_fullStr Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief
title_full_unstemmed Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief
title_sort Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief
author Sousa, Douglas Rodrigues de
author_facet Sousa, Douglas Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Douglas Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv György Lukács
Realism
Literature
Art
Balzac
György Lukács
Realismo
Literatura
Arte
Balzac
György Lukács
Realismo
Literatura
Arte
Balzac
topic György Lukács
Realism
Literature
Art
Balzac
György Lukács
Realismo
Literatura
Arte
Balzac
György Lukács
Realismo
Literatura
Arte
Balzac
description György Lukács concebe a arte como uma práxis social capaz de arrancar o homem da sua forma primitiva e alçá-lo à condição de sujeito consciente, elevado. Para isso, o filósofo húngaro defende que a arte realista, o realismo como tomada de posição/ atitude do artista, é um dos principais fatores para o alcance da grande obra de arte. À luz da teoria de Lukács sobre o Realismo na literatura, empreendemos neste trabalho uma discussão teórica acerca da “arte autêntica” conforme o pensamento do crítico. Com o intuito de ilustrar asideias do autor sobre esse processo na criação artística, realizamos uma breve leitura do conto A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/54139
10.5216/sig.v31.54139
url https://revistas.ufg.br/sig/article/view/54139
identifier_str_mv 10.5216/sig.v31.54139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/54139/32969
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Signótica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Signótica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Signótica; Vol. 31 (2019)
Signótica; v. 31 (2019)
2316-3690
0103-7250
reponame:Signótica (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Signótica (Online)
collection Signótica (Online)
repository.name.fl_str_mv Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv signotica@gmail.com
_version_ 1799875046092570624