Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signótica (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/sig/article/view/54139 |
Resumo: | György Lukács concebe a arte como uma práxis social capaz de arrancar o homem da sua forma primitiva e alçá-lo à condição de sujeito consciente, elevado. Para isso, o filósofo húngaro defende que a arte realista, o realismo como tomada de posição/ atitude do artista, é um dos principais fatores para o alcance da grande obra de arte. À luz da teoria de Lukács sobre o Realismo na literatura, empreendemos neste trabalho uma discussão teórica acerca da “arte autêntica” conforme o pensamento do crítico. Com o intuito de ilustrar asideias do autor sobre esse processo na criação artística, realizamos uma breve leitura do conto A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac. |
id |
UFG-8_292f8744b833474505d317e8466c9ed2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54139 |
network_acronym_str |
UFG-8 |
network_name_str |
Signótica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Realism for Lukács: his vision and conception of art – briefEl Realismo en Lukács: su visión y concepción de arte: breves consideracionesO Realismo em Lukács - sua visão e concepção de arte: breves consideraçõesGyörgy LukácsRealismLiteratureArtBalzacGyörgy LukácsRealismoLiteraturaArteBalzacGyörgy LukácsRealismoLiteraturaArteBalzacGyörgy Lukács concebe a arte como uma práxis social capaz de arrancar o homem da sua forma primitiva e alçá-lo à condição de sujeito consciente, elevado. Para isso, o filósofo húngaro defende que a arte realista, o realismo como tomada de posição/ atitude do artista, é um dos principais fatores para o alcance da grande obra de arte. À luz da teoria de Lukács sobre o Realismo na literatura, empreendemos neste trabalho uma discussão teórica acerca da “arte autêntica” conforme o pensamento do crítico. Com o intuito de ilustrar asideias do autor sobre esse processo na criação artística, realizamos uma breve leitura do conto A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac.György Lukács concibe el arte como una praxis social capaz de arrancar al hombre de su forma primitiva y alzarlo a la condición de sujeto consciente, elevado. Para ello, el filósofo húngaro defiende que el arte realista, del realismo como toma de posición/ actitud del artista, es uno de los principales factores para el alcance de la gran obra de arte. A la luz de la teoría de Lukács, sobre el Realismo en la literatura, emprendemos en este trabajo una discusión teórica acerca del “arte auténtico” conforme al pensamiento del crítico. Con el fin de ilustrar las ideas del autor sobre ese proceso en la creación artística, realizamos una breve lectura del cuento A obra prima ignorada, de Honoré de Balzac.György Lukács concebe a arte como uma práxis social capaz de arrancar o homem da sua forma primitiva e alçá-lo à condição de sujeito consciente, elevado. Para isso, o filósofo húngaro defende que a arte realista, do realismo como tomada de posição/atitude do artista, é um dos principais fatores para o alcance da grande obra de arte. À luz da teoria de Lukács, sobre o Realismo na literatura, empreendemos neste trabalho uma discussão teórica acerca da “arte autêntica” conforme o pensamento do crítico. Com o intuito de ilustrar as ideias do autor sobre esse processo na criação artística, realizamos uma breve leitura do conto A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac.Universidade Federal de Goiás2019-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/5413910.5216/sig.v31.54139Signótica; Vol. 31 (2019)Signótica; v. 31 (2019)2316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/54139/32969Copyright (c) 2019 Signóticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Douglas Rodrigues de2020-03-19T15:32:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54139Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:24.265337Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief El Realismo en Lukács: su visión y concepción de arte: breves consideraciones O Realismo em Lukács - sua visão e concepção de arte: breves considerações |
title |
Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief |
spellingShingle |
Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief Sousa, Douglas Rodrigues de György Lukács Realism Literature Art Balzac György Lukács Realismo Literatura Arte Balzac György Lukács Realismo Literatura Arte Balzac |
title_short |
Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief |
title_full |
Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief |
title_fullStr |
Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief |
title_full_unstemmed |
Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief |
title_sort |
Realism for Lukács: his vision and conception of art – brief |
author |
Sousa, Douglas Rodrigues de |
author_facet |
Sousa, Douglas Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Douglas Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
György Lukács Realism Literature Art Balzac György Lukács Realismo Literatura Arte Balzac György Lukács Realismo Literatura Arte Balzac |
topic |
György Lukács Realism Literature Art Balzac György Lukács Realismo Literatura Arte Balzac György Lukács Realismo Literatura Arte Balzac |
description |
György Lukács concebe a arte como uma práxis social capaz de arrancar o homem da sua forma primitiva e alçá-lo à condição de sujeito consciente, elevado. Para isso, o filósofo húngaro defende que a arte realista, o realismo como tomada de posição/ atitude do artista, é um dos principais fatores para o alcance da grande obra de arte. À luz da teoria de Lukács sobre o Realismo na literatura, empreendemos neste trabalho uma discussão teórica acerca da “arte autêntica” conforme o pensamento do crítico. Com o intuito de ilustrar asideias do autor sobre esse processo na criação artística, realizamos uma breve leitura do conto A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/54139 10.5216/sig.v31.54139 |
url |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/54139 |
identifier_str_mv |
10.5216/sig.v31.54139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/54139/32969 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Signótica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Signótica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signótica; Vol. 31 (2019) Signótica; v. 31 (2019) 2316-3690 0103-7250 reponame:Signótica (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Signótica (Online) |
collection |
Signótica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
signotica@gmail.com |
_version_ |
1799875046092570624 |