Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucielena Mendonça de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Patricia Roberta de A. Castro, Rezende, Tânia Ferreira, Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signótica (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/19001
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar os primeiros dados de uma pesquisa na qual vinte alunos dos dois últimos anos de Letras/Espanhol da UFG, futuros professores de espanhol, responderam a um questionário sobre o que conheciam a respeito do Mercosul, os países-membros que o compõem e seus cidadãos. Esses primeiros dados sugerem a representação do Mercosul somente como um acordo econômico; percebe-se de forma muito evidente que o que sabem são as curiosidades destacadas em livros didáticos de língua espanhola e os estereótipos veiculados e reforçados pelos meios de comunicação tradicionais e as mídias sociais.
id UFG-8_2a0be7aee1f09dfab81f703063228ad6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/19001
network_acronym_str UFG-8
network_name_str Signótica (Online)
repository_id_str
spelling Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em focorepresentações sociaisidentidadeMercosulensino de espanhol.Este artigo tem o objetivo de apresentar os primeiros dados de uma pesquisa na qual vinte alunos dos dois últimos anos de Letras/Espanhol da UFG, futuros professores de espanhol, responderam a um questionário sobre o que conheciam a respeito do Mercosul, os países-membros que o compõem e seus cidadãos. Esses primeiros dados sugerem a representação do Mercosul somente como um acordo econômico; percebe-se de forma muito evidente que o que sabem são as curiosidades destacadas em livros didáticos de língua espanhola e os estereótipos veiculados e reforçados pelos meios de comunicação tradicionais e as mídias sociais.Universidade Federal de Goiás2014-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/1900110.5216/sig.v25i2.19001Signótica; Vol. 25 No. 2 (2013); 473-496Signótica; v. 25 n. 2 (2013); 473-4962316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/19001/15822Copyright (c) 2014 Lucielena Mendonça de Lima, Patricia Roberta de A. Castro Machado, Tânia Ferreira Rezende, Cleidimar Aparecida Mendonça e Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Lucielena Mendonça deMachado, Patricia Roberta de A. CastroRezende, Tânia FerreiraSilva, Cleidimar Aparecida Mendonça e2024-01-16T19:48:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/19001Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:11.236297Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco
title Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco
spellingShingle Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco
Lima, Lucielena Mendonça de
representações sociais
identidade
Mercosul
ensino de espanhol.
title_short Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco
title_full Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco
title_fullStr Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco
title_full_unstemmed Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco
title_sort Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco
author Lima, Lucielena Mendonça de
author_facet Lima, Lucielena Mendonça de
Machado, Patricia Roberta de A. Castro
Rezende, Tânia Ferreira
Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e
author_role author
author2 Machado, Patricia Roberta de A. Castro
Rezende, Tânia Ferreira
Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lucielena Mendonça de
Machado, Patricia Roberta de A. Castro
Rezende, Tânia Ferreira
Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e
dc.subject.por.fl_str_mv representações sociais
identidade
Mercosul
ensino de espanhol.
topic representações sociais
identidade
Mercosul
ensino de espanhol.
description Este artigo tem o objetivo de apresentar os primeiros dados de uma pesquisa na qual vinte alunos dos dois últimos anos de Letras/Espanhol da UFG, futuros professores de espanhol, responderam a um questionário sobre o que conheciam a respeito do Mercosul, os países-membros que o compõem e seus cidadãos. Esses primeiros dados sugerem a representação do Mercosul somente como um acordo econômico; percebe-se de forma muito evidente que o que sabem são as curiosidades destacadas em livros didáticos de língua espanhola e os estereótipos veiculados e reforçados pelos meios de comunicação tradicionais e as mídias sociais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/19001
10.5216/sig.v25i2.19001
url https://revistas.ufg.br/sig/article/view/19001
identifier_str_mv 10.5216/sig.v25i2.19001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/19001/15822
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Signótica; Vol. 25 No. 2 (2013); 473-496
Signótica; v. 25 n. 2 (2013); 473-496
2316-3690
0103-7250
reponame:Signótica (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Signótica (Online)
collection Signótica (Online)
repository.name.fl_str_mv Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv signotica@gmail.com
_version_ 1799875045134172160