Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signótica (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/sig/article/view/19001 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de apresentar os primeiros dados de uma pesquisa na qual vinte alunos dos dois últimos anos de Letras/Espanhol da UFG, futuros professores de espanhol, responderam a um questionário sobre o que conheciam a respeito do Mercosul, os países-membros que o compõem e seus cidadãos. Esses primeiros dados sugerem a representação do Mercosul somente como um acordo econômico; percebe-se de forma muito evidente que o que sabem são as curiosidades destacadas em livros didáticos de língua espanhola e os estereótipos veiculados e reforçados pelos meios de comunicação tradicionais e as mídias sociais. |
id |
UFG-8_2a0be7aee1f09dfab81f703063228ad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/19001 |
network_acronym_str |
UFG-8 |
network_name_str |
Signótica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em focorepresentações sociaisidentidadeMercosulensino de espanhol.Este artigo tem o objetivo de apresentar os primeiros dados de uma pesquisa na qual vinte alunos dos dois últimos anos de Letras/Espanhol da UFG, futuros professores de espanhol, responderam a um questionário sobre o que conheciam a respeito do Mercosul, os países-membros que o compõem e seus cidadãos. Esses primeiros dados sugerem a representação do Mercosul somente como um acordo econômico; percebe-se de forma muito evidente que o que sabem são as curiosidades destacadas em livros didáticos de língua espanhola e os estereótipos veiculados e reforçados pelos meios de comunicação tradicionais e as mídias sociais.Universidade Federal de Goiás2014-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/1900110.5216/sig.v25i2.19001Signótica; Vol. 25 No. 2 (2013); 473-496Signótica; v. 25 n. 2 (2013); 473-4962316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/19001/15822Copyright (c) 2014 Lucielena Mendonça de Lima, Patricia Roberta de A. Castro Machado, Tânia Ferreira Rezende, Cleidimar Aparecida Mendonça e Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Lucielena Mendonça deMachado, Patricia Roberta de A. CastroRezende, Tânia FerreiraSilva, Cleidimar Aparecida Mendonça e2024-01-16T19:48:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/19001Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:11.236297Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco |
title |
Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco |
spellingShingle |
Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco Lima, Lucielena Mendonça de representações sociais identidade Mercosul ensino de espanhol. |
title_short |
Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco |
title_full |
Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco |
title_fullStr |
Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco |
title_full_unstemmed |
Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco |
title_sort |
Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco |
author |
Lima, Lucielena Mendonça de |
author_facet |
Lima, Lucielena Mendonça de Machado, Patricia Roberta de A. Castro Rezende, Tânia Ferreira Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Patricia Roberta de A. Castro Rezende, Tânia Ferreira Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lucielena Mendonça de Machado, Patricia Roberta de A. Castro Rezende, Tânia Ferreira Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais identidade Mercosul ensino de espanhol. |
topic |
representações sociais identidade Mercosul ensino de espanhol. |
description |
Este artigo tem o objetivo de apresentar os primeiros dados de uma pesquisa na qual vinte alunos dos dois últimos anos de Letras/Espanhol da UFG, futuros professores de espanhol, responderam a um questionário sobre o que conheciam a respeito do Mercosul, os países-membros que o compõem e seus cidadãos. Esses primeiros dados sugerem a representação do Mercosul somente como um acordo econômico; percebe-se de forma muito evidente que o que sabem são as curiosidades destacadas em livros didáticos de língua espanhola e os estereótipos veiculados e reforçados pelos meios de comunicação tradicionais e as mídias sociais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/19001 10.5216/sig.v25i2.19001 |
url |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/19001 |
identifier_str_mv |
10.5216/sig.v25i2.19001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/19001/15822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signótica; Vol. 25 No. 2 (2013); 473-496 Signótica; v. 25 n. 2 (2013); 473-496 2316-3690 0103-7250 reponame:Signótica (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Signótica (Online) |
collection |
Signótica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
signotica@gmail.com |
_version_ |
1799875045134172160 |