On the relationship between working memory capacity and L2 speech development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finardi, Kyria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Weissheimer, Janaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signótica (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6085
Resumo: Este estudo investiga se a capacidade de memória operacional de um indivíduo varia de acordo com sua proficiência oral na língua estrangeira (L2). Setenta e nove alunos das universidades federais da Bahia e de Santa Catarina foram distribuídos em dois grupos de proficiência (básico e intermediário) e submetidos a uma adaptação em L2 do Teste de Amplitude de Memória Oral de Daneman (1991). Correlações positivas e estatisticamente significativas parecem indicar que a capacidade de memória operacional do indivíduo varia em função do seu nível de proficiência oral em L2.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição de L2, memória operacional, proficiência em L2.
id UFG-8_4d5c50c2c2726e142bbcf0a7d87c429a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/6085
network_acronym_str UFG-8
network_name_str Signótica (Online)
repository_id_str
spelling On the relationship between working memory capacity and L2 speech developmentEste estudo investiga se a capacidade de memória operacional de um indivíduo varia de acordo com sua proficiência oral na língua estrangeira (L2). Setenta e nove alunos das universidades federais da Bahia e de Santa Catarina foram distribuídos em dois grupos de proficiência (básico e intermediário) e submetidos a uma adaptação em L2 do Teste de Amplitude de Memória Oral de Daneman (1991). Correlações positivas e estatisticamente significativas parecem indicar que a capacidade de memória operacional do indivíduo varia em função do seu nível de proficiência oral em L2.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição de L2, memória operacional, proficiência em L2.Universidade Federal de Goiás2009-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/608510.5216/sig.v20i2.6085Signótica; Vol. 20 No. 2 (2008); 367-391Signótica; v. 20 n. 2 (2008); 367-3912316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/6085/4792Finardi, KyriaWeissheimer, Janainainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-08T15:17:02Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/6085Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:56:57.435576Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv On the relationship between working memory capacity and L2 speech development
title On the relationship between working memory capacity and L2 speech development
spellingShingle On the relationship between working memory capacity and L2 speech development
Finardi, Kyria
title_short On the relationship between working memory capacity and L2 speech development
title_full On the relationship between working memory capacity and L2 speech development
title_fullStr On the relationship between working memory capacity and L2 speech development
title_full_unstemmed On the relationship between working memory capacity and L2 speech development
title_sort On the relationship between working memory capacity and L2 speech development
author Finardi, Kyria
author_facet Finardi, Kyria
Weissheimer, Janaina
author_role author
author2 Weissheimer, Janaina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finardi, Kyria
Weissheimer, Janaina
description Este estudo investiga se a capacidade de memória operacional de um indivíduo varia de acordo com sua proficiência oral na língua estrangeira (L2). Setenta e nove alunos das universidades federais da Bahia e de Santa Catarina foram distribuídos em dois grupos de proficiência (básico e intermediário) e submetidos a uma adaptação em L2 do Teste de Amplitude de Memória Oral de Daneman (1991). Correlações positivas e estatisticamente significativas parecem indicar que a capacidade de memória operacional do indivíduo varia em função do seu nível de proficiência oral em L2.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição de L2, memória operacional, proficiência em L2.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6085
10.5216/sig.v20i2.6085
url https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6085
identifier_str_mv 10.5216/sig.v20i2.6085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6085/4792
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Signótica; Vol. 20 No. 2 (2008); 367-391
Signótica; v. 20 n. 2 (2008); 367-391
2316-3690
0103-7250
reponame:Signótica (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Signótica (Online)
collection Signótica (Online)
repository.name.fl_str_mv Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv signotica@gmail.com
_version_ 1799875044279582720