On the relationship between working memory capacity and L2 speech development
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signótica (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6085 |
Resumo: | Este estudo investiga se a capacidade de memória operacional de um indivíduo varia de acordo com sua proficiência oral na língua estrangeira (L2). Setenta e nove alunos das universidades federais da Bahia e de Santa Catarina foram distribuídos em dois grupos de proficiência (básico e intermediário) e submetidos a uma adaptação em L2 do Teste de Amplitude de Memória Oral de Daneman (1991). Correlações positivas e estatisticamente significativas parecem indicar que a capacidade de memória operacional do indivíduo varia em função do seu nível de proficiência oral em L2.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição de L2, memória operacional, proficiência em L2. |
id |
UFG-8_4d5c50c2c2726e142bbcf0a7d87c429a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/6085 |
network_acronym_str |
UFG-8 |
network_name_str |
Signótica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
On the relationship between working memory capacity and L2 speech developmentEste estudo investiga se a capacidade de memória operacional de um indivíduo varia de acordo com sua proficiência oral na língua estrangeira (L2). Setenta e nove alunos das universidades federais da Bahia e de Santa Catarina foram distribuídos em dois grupos de proficiência (básico e intermediário) e submetidos a uma adaptação em L2 do Teste de Amplitude de Memória Oral de Daneman (1991). Correlações positivas e estatisticamente significativas parecem indicar que a capacidade de memória operacional do indivíduo varia em função do seu nível de proficiência oral em L2.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição de L2, memória operacional, proficiência em L2.Universidade Federal de Goiás2009-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/608510.5216/sig.v20i2.6085Signótica; Vol. 20 No. 2 (2008); 367-391Signótica; v. 20 n. 2 (2008); 367-3912316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/6085/4792Finardi, KyriaWeissheimer, Janainainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-08T15:17:02Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/6085Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:56:57.435576Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
On the relationship between working memory capacity and L2 speech development |
title |
On the relationship between working memory capacity and L2 speech development |
spellingShingle |
On the relationship between working memory capacity and L2 speech development Finardi, Kyria |
title_short |
On the relationship between working memory capacity and L2 speech development |
title_full |
On the relationship between working memory capacity and L2 speech development |
title_fullStr |
On the relationship between working memory capacity and L2 speech development |
title_full_unstemmed |
On the relationship between working memory capacity and L2 speech development |
title_sort |
On the relationship between working memory capacity and L2 speech development |
author |
Finardi, Kyria |
author_facet |
Finardi, Kyria Weissheimer, Janaina |
author_role |
author |
author2 |
Weissheimer, Janaina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Finardi, Kyria Weissheimer, Janaina |
description |
Este estudo investiga se a capacidade de memória operacional de um indivíduo varia de acordo com sua proficiência oral na língua estrangeira (L2). Setenta e nove alunos das universidades federais da Bahia e de Santa Catarina foram distribuídos em dois grupos de proficiência (básico e intermediário) e submetidos a uma adaptação em L2 do Teste de Amplitude de Memória Oral de Daneman (1991). Correlações positivas e estatisticamente significativas parecem indicar que a capacidade de memória operacional do indivíduo varia em função do seu nível de proficiência oral em L2.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição de L2, memória operacional, proficiência em L2. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6085 10.5216/sig.v20i2.6085 |
url |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6085 |
identifier_str_mv |
10.5216/sig.v20i2.6085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6085/4792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signótica; Vol. 20 No. 2 (2008); 367-391 Signótica; v. 20 n. 2 (2008); 367-391 2316-3690 0103-7250 reponame:Signótica (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Signótica (Online) |
collection |
Signótica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
signotica@gmail.com |
_version_ |
1799875044279582720 |