Working memory capacity, noticing, and L2 speech production

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergsleithner, Joara Martin
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90089
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
id UFSC_fc440503723d772a15e9e312086e183f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90089
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBergsleithner, Joara MartinFortkamp, Mailce Borges Mota2012-10-23T06:02:49Z2012-10-23T06:02:49Z20072007246378http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90089Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura CorrespondenteO presente estudo investigou a relação entre a capacidade de memória de trabalho, o registro cognitivo de aspectos da L2 e a produção oral da L2 em 30 adultos brasileiros aprendizes de inglês como segunda língua ou língua estrangeira, na Universidade Federal de Santa Catarina. O experimento consistiu de cinco tarefas: (a) uma tarefa teve por objetivo medir a capacidade de memória de trabalho através do Speaking Span Test; (b) três tarefas orais (um pré-teste antes do tratamento e dois pró-testes após o tratamento) tiveram por objetivo medir a acurácia gramatical da performance oral dos sujeitos ao produzirem a estrutura alvo (Questões Indiretas); e (c) uma tarefa teve por objetivo medir o registro cognitivo de aspectos da L2 através de um protocolo oral. Os resultados revelam que existe relação estatisticamente significativa entre a capacidade de memória de trabalho, o registro cognitivo de aspectos da L2 e a produção oral da L2. Indivíduos com a capacidade de memória de trabalho maior registraram melhor os aspectos da estrutura alvo e demonstraram melhor desempenho nas tarefas orais de L2, enquanto que indivíduos com uma capacidade de memória de trabalho menor registraram menos os aspectos formais da L2 e tiveram um desempenho menos preciso ao produzir a estrutura alvo nas tarefas orais. The present study investigated the relationship among working memory capacity, noticing of L2 forms, and L2 oral production by thirty Brazilian adult learners of English as a second or foreign language at Universidade Federal de Santa Catarina. The experiment consisted of five tasks: (a) one task aimed at measuring working memory capacity through the Speaking Span Test; (b) three oral tasks (one pretest before treatment, and two posttests after treatment) aimed at measuring grammatical accuracy through subjects' oral performance of the target structure (Indirect Questions); and (c) one task aimed at measuring noticing through an oral protocol. The results reveal that there are statistically significant relationships among working memory capacity, noticing of L2 forms, and grammatical accuracy on L2 oral performance. Individuals with a larger working memory capacity noticed more L2 formal aspects of the target structure and demonstrated better performance in L2 oral tasks whereas individuals with smaller working memory capacity notice fewer L2 formal aspects and demonstrated poorer performance of the target structure in L2 oral tasks.1 v.| il.engFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosLinguistica aplicadaMemoriaAvaliaçãoCogniçãoAvaliaçãoWorking memory capacity, noticing, and L2 speech productioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL246378.pdfapplication/pdf2967367https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90089/1/246378.pdfc67911991eb6a71248794e4f71810675MD51TEXT246378.pdf.txt246378.pdf.txtExtracted Texttext/plain375110https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90089/2/246378.pdf.txta3e29139496c3868c9ce8b0c15140444MD52THUMBNAIL246378.pdf.jpg246378.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90089/3/246378.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/900892013-05-03 10:47:38.976oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90089Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T13:47:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Working memory capacity, noticing, and L2 speech production
title Working memory capacity, noticing, and L2 speech production
spellingShingle Working memory capacity, noticing, and L2 speech production
Bergsleithner, Joara Martin
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Linguistica aplicada
Memoria
Avaliação
Cognição
Avaliação
title_short Working memory capacity, noticing, and L2 speech production
title_full Working memory capacity, noticing, and L2 speech production
title_fullStr Working memory capacity, noticing, and L2 speech production
title_full_unstemmed Working memory capacity, noticing, and L2 speech production
title_sort Working memory capacity, noticing, and L2 speech production
author Bergsleithner, Joara Martin
author_facet Bergsleithner, Joara Martin
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergsleithner, Joara Martin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fortkamp, Mailce Borges Mota
contributor_str_mv Fortkamp, Mailce Borges Mota
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Linguistica aplicada
Memoria
Avaliação
Cognição
Avaliação
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Linguistica aplicada
Memoria
Avaliação
Cognição
Avaliação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
publishDate 2007
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T06:02:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T06:02:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90089
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 246378
identifier_str_mv 246378
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90089
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90089/1/246378.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90089/2/246378.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90089/3/246378.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c67911991eb6a71248794e4f71810675
a3e29139496c3868c9ce8b0c15140444
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805030287966208