EFL speaking and individual differences in working memory capacity: grammatical complexity and weighted lexical density in the oral production of beginners

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergine, Gicele
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: D’ely, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signótica (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6084
Resumo: O presente estudo expande a investigação de Fontanini, Weissheimer, Bergsleithner, Perucci and D’Ely (2005) utilizando parte dos dados dessa pesquisa para examinar a relação entre capacidade de memória de trabalho, medida pelo teste de amplitude oral e pelo teste de amplitude geral, e o uso de fala gramaticalmente complexa e lexicalmente densa de doze alunos iniciantes ao elaborarem uma descrição de gravura em Inglês como L2. Adicionando aos resultados obtidos por Fontanini et al (2005), não houve correlação estatisticamente significativa entres as medidas de memória de trabalho e a fala complexa e lexicalmente densa dos aprendizes. Portanto, os resultados corroboram a existência de efeito de troca de recursos atencionais (trade-off effects) entre variáveis da produção oral como uma função de diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho.PALAVRAS-CHAVE: produção oral, complexidade, densidade lexical, capacidade de memória de trabalho, efeito de troca de recursos atencionais.
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